sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Esperança


Por Fábio Balassiano

Todo ser humano tem suas teses, principalmente as que parecem (e às vezes são) estapafúrdias. Tenho algumas que, sinceramente, não parecem tão longe da realidade. Vamos a elas, mesmo sabendo que virão pedradas ali na caixinha.

- Se fosse bem treinado e contasse com Anderson Varejão, o Brasil teria chances de derrotar os americanos em Las Vegas (assim como não tenho dúvidas de que, completa, a Argentina derrotaria os donos da casa). O fato, infelizmente, é: Varejão não está lá, a seleção não tem fluidez alguma e, o pior, Kobe Bryant é dono de um instinto assassino jamais visto em equipes nacionais dos EUA.

- Indo além, digo até que existem pouquíssimas seleções (Espanha, Grécia e... e...) que possuem a reserva técnica de que Lula Ferreira dispõe, mas não sabe utilizar. Leandrinho, Marquinhos e Nenê, para ficar somente neles, têm jovialidade, potencial físico e criatividade para fazer o Brasil figurar entre os melhores. O fato é: sem um pingo de coletividade e trabalhos táticos, todo o valor individual é facilmente marcado pelos rivais.

Apesar de a esperança ter vencido o medo uma vez, como diz o presidente da República que tem o mesmo apelido do técnico da seleção, tenho receio de que jamais verei a melhor geração dos últimos 20 anos entre as melhores do mundo.

19 comentários:

Fiel disse...

Eu concordo parcialmente com vc Rodrigo. Realmente com o Vareja + o time bem treinado e com consciencia tatica, realmente seria possivel derrotar o time americano, porem, se tudo desse certo. Digo isso, pq seguindo a mesma linha, eu penso que o time americano tb bem treinado, e com entrosamento, é quase imbativel ! Mas, claro, é aquela velha historia , sao 5 contra 5 (em quadra), e no esporte afirmar que existem times imbativeis é realmente bem complicado !

abraços

Fiel

Rodrigo Alves disse...

Valeu por concordar, Fiel, só que não é comigo, rs, o texto é do Fábio. Aliás, eu concordo com quase tudo que ele escreveu, a não ser com a parte "não tenho dúvidas de que, completa, a Argentina derrotaria os donos da casa". Acho que seria um jogo equilibrado, mas não cravaria uma vitória argentina com tanta certeza. Abraços!

Anônimo disse...

Eu acho que esse time dos EUA esta vindo para uma era nova, aonde ninguem vai conseguir ganhar deles, estamos falando da Argentina completa, do Brasil com /Varejão e o mais importante, bem treinado,... e os EUA se forem completo??? pegando pelo menos mais o`neal, ou Duncan ou garnett??? acho que esse time no final do pré vai estar muito entrosado e nas olimpiadas e depois mundiais mais ainda, acho que eles montaram uma equipe para nao serem mais derrotados, vamos ver com o tempo quem vai estar com a razão.
Agora tbm acho que o time do Brasil na mão de uma comissão tecnica respeitada brigaria todos os jogos de igual para igual exceto USA, para mim

Márcio disse...

Os EUA só voltarão a ser aquela potência temida (mesmo assim, não invencível) no basquete se mantiverem por várias competições uma mesma base de jogadores e comissão técnica, a exemplo do que tem feito a Espanha, que não é campeã mundial à toa. Se não fizerem isso, insistindo em levar uma equipe nova a cada competição, os inquestionáveis valores individuais ianques não serão páreo para o conjunto de equipes como a Argentina e a já mencionada Espanha.

Unknown disse...

A Fabio, Marquinhos não pode ser colocado ao lado de Nenê e Leandrinho, ele tem q provar muita coisa ainda.

Anônimo disse...

Estamos falando de um elenco que tem o kobe, o kidd para organizar e mais um punhado de talento, ou será de craques??? continuo achando que mesmo contra uma equipe bem treinada e de grande potencia, essa seleção dos EUA, com mais uma ou duas forças do garrafão é imbativel,é dar tempo para ver

Anônimo disse...

Concordo parcialmente.
Acho que o Brasil poderia estar entre as 3 principais seleções do mundo.
Fico triste que todo esse potencial seja desperdiçado pela defasagem técnica de nossos treinadores, bem como pela desordem geral de bastidores.

Anônimo disse...

Todas as teorias são estapafúrdias até que se prove o contrário. O desafio é explicar a razão por trás da solução Varejão. A segunda seria exemplificar o que é um bom treino.

Esse é um desafio ao bem representado site do Rebote, mas difícil de ser explicado em posts curtos. Talvez uma série: o treinamento ideal...

Teorias lançadas devem ser explicadas. Mesmo que não façam sentido podem, através da embromação, deliciar os leitores e cativar curiosos.

Já ouviram falar do grande livro de Norman Mailer (jornalista) sobre a luta entre Ali e Foreman? No primeiro capítulo há uma grande teoria sobre o poder que Ali exerce sobre os seus oponentes.

Nas melhores livrarias...

Anônimo disse...

Especulacao e especulacao
sei que tem um monte de gente por ai que ve o meu nome (???) e ou nao le o comentario ou ja le com certeza que nao vai concordar, mas em todo caso....
Isso de time forte, imbativel e papo pra encher jornal, alguem ai lembra de qualquer comentario sobre a Grecia (segunda no mundial passado) quando ela caiu no grupo do Brasil?
Nao tinha ninguem falando que os caras poderiam ser campeoes, que eles tinham time pra bater os EUA e etc, foram la, jogaram o jogo deles e so cairam pra Espanha, que tambem era cotada pra perder pra lituania ou pra argentina.
Cada time e um time, e cada era e uma era.
Vide o panamericano a 20 anos atras, Brasil campeao, um time pra entrar pra estoria, concordo, tambem tenho meus recortes de jornal com a vitoria guardado em alguma caixa aqui em casa, mas o Brasil venceu porto rico pro 1 ponto de diferenca 100-99, o que teria feito o brasil jogar a semifinal com os EUA, teria sido o mesmo resultado? ou a forca mistica de uma final levantou o Brasil?
O Brasil venceu o "ridiculo" time das ilhas virgens neste torneio por 5 pontos (mesma diferenca da final) isto e, um dos melhores times do Brasil de todos os tempo so conseguiu vencer as ilhas virgens no sufoco. Nao podemos dizer que a assim, quando foi a hora de jogar tudo o que podiam os caras jogaram.
O que eu quero colocar e que os caras foram la e jogaram bola, os gregos foram la e venceram os americannos, os argentinos, porto riquenhos, chegaram no torneio que era pros EUA serem campeoes e jogaram bola.

Unknown disse...

Mas q o Kobe Bryant tá com uma "ganância" de levar esse time ao topo do mundo isso ninguém pode discordar. Eu vi o jogo ontem, o cara tá jogando um basquete fino, sem precisar carregar o time nas costas, o cara é foda, sem comentários.

Anônimo disse...

Panama vence o mexico , que vence porto rico, que vence o panama...

Anônimo disse...

O Marquinhos tem que marcar mais, não ficar saindo pro ataque antes de pegarmos o rebote de defesa, ser mais rapido, amarrar menos o jogo, passar logo a bola e não bater a bola, porque é uma moleza tomar a bola dele nessas circunstancias, isso tudo sem falar na parte tatica que nem sempre ele entende bem o que deve fazer. Depois que ele aprender a jogar com esse minimo de premissas, aí sim ele vai ser um bom jogador. O chute dele não é como o do Oscar e do Marcel, e os tempos tambem são outros.

Anônimo disse...

Então seu ??? voce com a sua teoria acha que algum time poderia ganhar do dream team de 92, é isso????????????????????

Anônimo disse...

ninguem ganhou, entao , nao.

Anônimo disse...

5 mil pessoas num ginasio de 18 mil, pra mim a culpa e do Grego e da CBB!!!!
ops, o torneio nao e no Brasil, e nos EUA, a terra do basquete, entao nao da pra culpar o Grego e a CBB, que pena.
quando o mundial feminino foi no Brasil meteram a boca pra falar que a organizacao da cbb era ridicula e que se o torneio fosse nos EUA seria outra estoria.
como foi no mundial do japao, ginasios tao cheios que o prejuizo da federacao japonesa foi de 1 milhao de dolares...

Anônimo disse...

A pergunta que não quer calar:

Se o Brasil não tem time pra vencer a Argentina completa, não time pra vencer nenuhm time europeu, não tem time pra vencer os EUA…
Pra que esse sofrimento todo pra ir a olimpíada?
Vamos ficar em ultimo mesmo.

Anônimo disse...

Brasil não vence essa seleção americana, Argentina completa dá mais equilibrio, mas se eles jogarem com uma marcação forte, ganha tambem de uns 15 pontos.Kobe ta marcando muito, de resto, todos estão no mesmo nivel, não entendi muito bem a colocação sobre o Kobe ali.

Ps:Ultimo jogo entre EUA e Argentina, EUA ganhou de uns 18 pontos.

Anônimo disse...

Panama vence o mexico , que vence porto rico, que vence o panama...

porto rico vai dando uma aula na argentina com 27-17 no primeiro quarto, os hermanos nao conseguem chutar. nao salva nem o scola com 2/6, 33% ai pro Bigmanjr.

Anônimo disse...

falam muito de Espanha , grécia, etc. Alguém ja imaginou se a Servia, Croacia e Eslovenia continuassem como Iugoslávia?O basquete mais inteligente do planeta!