quinta-feira, 23 de agosto de 2007

O dilema do trio de alas


A seleção americana estreou com um massacre de 43 pontos (112-69), mas cá entre nós, a Venezuela é a Venezuela. Sem querer ser ranzinza, ainda não estou muito convencido de que esse esquema do Coach K é o mais adequado. Na prática, não existe essa história de Carmelo Anthony jogando de ala-pivô. Isso é balela. Os EUA jogam com um armador, três alas e um homem de garrafão, revezando Howard, Stoudemire e (raramente) Chandler - a não ser num pedaço do último quarto, quando Chandler e Amare atuaram juntos, mas aí já era fim de feira.

No geral, há uma opção clara de privilegiar o contra-ataque e o perímetro ofensivo com três laterais que se movimentam sem parar. Isso não significa defesa fraca (no caso desta seleção, não mesmo), mas às vezes há um preço a pagar - a briga dos rebotes.

No primeiro tempo, os americanos pegaram nove, contra 16 da Venezuela. E olha que o adversário tinha um elenco extremamente baixo. Contra times mais altos e com bloqueios bem desenhados embaixo da cesta, o efeito pode ser bem mais complicado.

Eu gostaria de ver, dependendo do oponente, Howard e Stoudemire juntos. O ideal seria ter Chris Bosh para entrar nessa rotação, e eu sei que o desfalque em cima da hora colaborou para sacramentar a formação com três alas. Enfim. Vamos ver como fica mais para frente.

7 comentários:

Anônimo disse...

Queria ter visto os EUA, mas peguei no sono ainda no primeiro quarto. Fica para a próxima.

Anônimo disse...

Aconteceu o mesmo comigo uhauauh

Acordei babando no sofá as 4 da manhã.

Rodrigo, eu discordo de vc com relação a ressalva do Carmelo jogando na 4. Acho que o estilo dele vai mto bem nessa posição e serve de complemento aos pivôs. Eu não vi o jogo, mas realmente estou impressionado com esse domínio da venezuela nos rebotes.

Howard eh ótimo reboteiro, Melo é no mínimo razoável, assim como Lebron e Kobe, Jason Kidd eh o Mr. Triple Double.

De repente acho q rolou um certo desinteresse dos americanos em brigar pela bola. Estranho. Vou ver o repeteco do jogo p poder comentar.

Anônimo disse...

Uma coisa não se pode negar: até que eles jogaram bonito como a muuuuuuito não se via.

Não posso dizer que não gosto do 1-3-1. Por conta da falta de pivôs de qualidade, não brucutus que joguem basquete mais técnico, os EUA estão na sua formação ideal - já que pra compensar sobra talento nas alas.

Agora se tivesse Bosh não sacaria Melo e sim LeBron James que não acho jogador pra disputar basquete mundial. Assim dava pra liberar a vaga natural de Carmelo. Já na NBA a coisa se inverteria com certeza.

Anônimo disse...

Vou iniciar a campanha Eddy Curry na seleção!!!!

uhauhahuauhah

Anônimo disse...

Rodrigo só faltou registrar aquela jogada onde o Lebron e o D-12 foram completar a mesma ponte area.

Anônimo disse...

LeBron respondeu as criticas quandoi falaram que ele não sabe jogar no estilo Fiba.Arremessou 7 bolas e fez 5.Não teve nenhum erro, 3 assistencias.11 pontos em 20 minutos.King James perfeito.

Anônimo disse...

ocho essa formacao ai a ideal na falta de pivos como O´Neal e Duncan, mudando um pouco de assuntom alguem saberia me dizer pq Jordan nao jogou em Atlanta??