sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Baby na Rússia


Por Fábio Balassiano

Depois de três frustrantes temporadas na NBA, parece que o sonho de Rafael Araújo, o Baby, acabou. Com a contratação do ucraniano Kyrylo Fesenko, o brasileiro recebeu da direção do Utah Jazz apenas a opção de um contrato não garantido. Decidiu, então, cruzar fronteiras e tentar nova sorte no Spartak St. Petesburgo, da Rússia, com o qual assinou contrato (a equipe faz parte da divisão principal local, mas não disputa a Euroliga, principal torneio do continente).

A minha opinião é que será ótimo para Baby, cujo rendimento nas quadras profissionais americanas jamais foi parecido com o que obteve em tempos universitários na BYU. Longe das pressões por ter sido escolhido (equivocadamente) como o oitavo no draft de 2004, o pivô terá tempo de quadra, "carinho" por parte da comissão técnica e mais respeito dos adversários. Poderá aprimorar seus fundamentos, ganhar mais classe à européia e mostrar seu potencial. Caso brilhe em solo russo, poderá voltar ao basquete dos Estados Unidos para uma verdadeira prova dos nove.

6 comentários:

Fiel disse...

Poxa, eu fico meio chateado com essa historia do Baby ! Nos resta torcer, mas deve ser muito frustante mesmo, ser "criado" nos EUA, conseguir ser TOP 10 no draft e nao conseguir renovar um contrato se quer ...(alem da tradE)!

Espero que ele de a volta por cima e mostre suas qualidades, agora o contrato dele é so de um ano, se nao me engano, entao ele vai ter uma certa pressao, pq em dando errado, vai acabar queimado demais, e pode ter que vir pro Brasil ... (o que infelizmente seria mais um passo atras) !

abraços

Fiel

Anônimo disse...

Difícil opinar, já que o Baby quase não jogou nesses anos de NBA.

Aqui no Brasil, o público do basquete se acostumou a achincalhar esse jogador, chamá-lo de enganador e coisas do tipo.

Apesar das brincadeiras, acho que a opinião geral é de que ele merecia mais chances. Parece que ficou estigmatizado como um tremendo "tiro n´água" do Toronto na loteria do draft.

Fica a torcida para que dê a volta por cima e consiga retornar.

A propósito, parece que o Alex Garcia se capacita para trilhar esse caminho de volta. Quem sabe ele não vá para uma boa equipe na Europa após o Pré...

Anônimo disse...

Verdade seja dita, o Baby foi um jogador extremamente "overated" qdo foi escolhido na 8a posição do draft. Esse foi o seu maior problema.
Os poucos jogos q vi do Baby no BYU tb não eram assim animadores. Eh q o cara eh mto dedicado e aih deve ter chamado atenção de algum scout.
Reconheço, não sou fan do Baby, mas desejo sorte a ele. Quem sabe, assim como o JP, ele não faça uma boa temporada, e depois seja sondado a voltar pra NBA.... quem sabe....

Anônimo disse...

Acho muito bom pra ele... só acho que seria melhor em uma equipe que disputasse a Euroleague. Mas ele deve ter colocado a condição de largar a equipe em caso de proposta da NBA, coisa que algumas equipes não gostariam. Enfim, só resta desejar boa sorte!

Anônimo disse...

isto serve pra maioria dos comentaristas brasileiros, que só sabem babar ovo pra jogador da NBA.
nem sempre os jogadores escolhidos no draft são os melhores ou mereciam ser escolhidos...

Anônimo disse...

Eu gosto bastante do Rafael Araujo porque ele tem o mesmo o meu nome i joga na mesma posiçao do q eu.

acho o um jogador qe tem potencial mas tem tido 1 mau momento na NBA, acho q se vai mostrar na Russia i voltar para NBA.

Se eu ganhar o Euromilhoes contrato o Baby para minha equipa (SC BRAGA ) em Portugal :D


ass: Rafael R. Araujo (2º melhor fã do Baby ) 15 anos , portugal