quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Não é melhor ganhar hoje e perder amanhã?


Tenho ouvido por aí que o jogo de hoje, contra a Argentina, não vale tanto. Os próprios atletas do elenco já falam
em descansar para vencer o Uruguai na quinta-feira e garantir a terceira posição. Pronto, lá fui eu de novo para a calculadora. Pensem comigo e vejam se fiquei maluco de vez.

Se o Brasil vencer a Argentina logo mais, às 21h30, garante sua classificação em terceiro, ainda que depois tropece nos uruguaios. Perdendo para os americanos hoje, a Celeste chegaria no máximo aos 10 pontos - e o Brasil teria 11, mesmo com a derrota na última rodada. O Canadá, ainda que vença as duas, também chegaria a 11, mas perderia para o Brasil no critério de desempate, graças ao confronto da estréia.

Juntando isso à informação de que a Argentina vai poupar os titulares hoje (é o que dizem os jornais de lá), não seria melhor apostar numa vitória agora, garantir a vaga, ganhar moral e descansar o time contra o Uruguai?

Acho pouco inteligente usar os reservas, arriscar uma derrota contra um arqui-rival e deixar para decidir contra um Uruguai faminto, sabendo que, se eles ganharem, tomam a nossa posição no confronto direto - neste caso, se o Canadá bater México e Porto Rico, pula para terceiro e o Brasil não fica nem em quarto! Do jeito que coisa vai, é melhor se garantir logo...

37 comentários:

cibele disse...

Concordo com você e agora com você falando me parece óbvio que eles tenham que fazer isso. Se não fizerem, eles são muito ruins em logistica.

Anônimo disse...

Oi, Rodrigo.
Acho que o jogo de ontem foi o melhor do Brasil na competição, as substituições foram feitas corretamente, o time todo marcou, quando cansa, dá lugar a outro.
Outrossim, o Brasil não atuou bem com Nenê e Tiago jogando juntos, tudo bem, acho que os dois são os melhores na posição mas não tá surtindo tanto efeito na quadra, acho que o Murilo ta indo bem, ele dá mas velocidade ao ataque e o Brasil funciona melhor com ele na posição 4.
Um fornte abraço

Anônimo disse...

trecho de materia do uol

"O grupo estava na dependência de um ou dois jogadores, e isso não é certo. Todo mundo tem de explorar sua qualidade. E facilita se você começar o jogo dentro do garrafão. Explorar lá dentro deu oportunidade para os caras de fora. O Marcelinho não precisou forçar, pois já estava livre. O Leandro já estava na posição para o corte", disse Nenê...
... Depois das discussões internas, os jogadores se dirigiram à comissão técnica e reclamaram do rumo tático da equipe. "A impressão era de falta de comando", disse um dos atletas ao UOL Esporte. A despeito de divergências táticas, uma ala do grupo decidiu apoiar Machado como o líder da seleção devido à "hierarquia e tempo de casa".


Ficou claro os jogadores resolveram dar um pé na bunda de Lula. Por hora tem dado certo. tomara que continue assim

Anônimo disse...

Guilherme Tadeu de Paula escreveu no draft brasil

www.draftbrasil.net

Apesar da palavra oficial não admitir, o clima em Las Vegas está muito longe de ser dos melhores. A desinformação é imensa e não fosse o trabalho do repórter da ESPN Brasil, Rubens Pozzi, o que acontece por lá seria basicamente deixado de lado nas bandas de cá.

A cobertura brasileira do Mundial tem sido presente. O UOL, a Sportv e a ESPN Brasil mandaram representantes para Las Vegas, mas somente a última trouxe, de fato, informação relevante pra explicar a apatia na terrível derrota de ontem frente Porto Rico.

Em imagens exclusivas, levadas ao ar nesta manhã, durante o programa Pontapé Inicial, a ESPN Brasil mostrou sério bate-boca entre Marcelinho Machado e Flávio Davis, assistente de Lula. Houve também reclamação de Nenê com o treinador, de maneira ríspida. O áudio captou alguns palavrões, mas o contexto não foi bem explicado. Ainda assim, a ESPN foi a única a mostrar que o que aconteceu vai muito além de um simples debate entre jogadores, como acontece em outras situações e equipes ao redor do mundo.

Aliás, quem conhece a história dessa seleção e destes jogadores sabe que um dos principais problemas é que sempre houve falta de liderança e atitude, até mesmo para cobrar os companheiros. Portanto, não é, de maneira alguma, uma "discussão corriqueira", como quer pintar os transmissores de palavras oficiais.

Sabendo tal contexto, dá pra entender melhor as reportagens da UOL que contaram da reclamação de Splitter sobre o sistema de jogo (os jogadores não passam a bola) e a fatídica reunião de trinta minutos, lembrada pelos três órgãos citados.

A Globo/Sportv, representada pelo repórter Bruno Laurence, tem prestado, entre todas, o maior desserviço à informação. As matérias têm sido guiadas por um otimismo que esconde falhas e por um discurso que se assemelha ao de Lula Ferreira, culpando sempre o acaso ou a inexorabilidade do destino. Além disso, a falta de perguntas que realmente investiguem faz com que seu trabalho, de qualidade do ponto de vista formal, seja interessante à grande massa que pouco conhece basquete mas irrelevante se pensado do ponto de vista do especialista. Pesa aqui, mais uma vez, a falta de uma imprensa especialista em basquete. Bruno não é especialista, é um repórter competente no aspecto formal do jornalismo.

Na falta de especialistas, as transmissões são recheadas de treinadores-comentaristas que não podem fazer comentários objetivos com o risco de serem antiéticos. Ético não seria, então, não aceitar a função de comentarista já que não poderia fazê-la em sua integridade?

A questão, porém, não é investigar a imprensa.

Anônimo disse...

Dizer que a globo/sportv tem prestado desserviço é chover no molhado... a globo/sportv via de regra não informa com isenção, sempre tem que satisfazer um ou outro nas declarações. Agora sobre a seleção, vamos torcer que, sem tanta influência do Lula o time ao menos chegue às Olimpiadas.... quando chegar ao Brasil de volta resolva-se esse problema de comissão técninca.

Anônimo disse...

Grande menção do rafa ao texto do draftbrasil.

O Sportv está patético. Assim como outros aqui já disseram, gostaria de ver Roby Porto e Rodrigo Alves nas transmissões, pois ambos cobrem a temporada completa da NBA e estão constantemente antenados no basquete mundial. Trabalham sério, têm descontração natural, interagem com o espectador e informam precisamente.
Acho uma temeridade que um cara como o pretensioso Marcelo Barreto seja alçado a debatedor de basquete da noite para o dia. Em vez de se segurar, o cara ainda dá pitacos de botequim e solta patacoadas péssimas.
Dentre outras "desinformações", disse - com toda a pose de sabichão - que Michael Jordan pertencia à geração de Indianapolis´87 e que esteve nas Olimpíadas de Seul´88. Francamente...
De quebra, ainda temos o alegórico Bial, sempre em clima de happy hour. Quanto ao Bira, prefiro dar crédito ao cara... não deve ser fácil intervir nas "geniais" discussões de Barreto e Bial...

Prefiro, de longe, a ESPN Brasil. Mesmo com poucos recursos, os caras sempre se viram para fazer bom jornalismo e, não raro, conseguem furos como o da discussão do nosso time.
Gosto da dupla Wlamir/Agra, assim como dos narradores Palomino/Cledi.
Quanto à alardeada "patacoada" do Palomino na final do Pan, quando chamou a tal "dança do siri" de "movimento de defesa", não o penalizo por isso.
Não é obrigação dele conhecer do besteirol televisivo, mas sim do esporte basquetebol.
O Sportv infelizmente está sendo contagiado pelo irritante modelo "oba-oba" do jornalismo esportivo global.
Os apresentadores forçam sempre um ar engraçadinho (não sendo nada engraçados), ao melhor estilo "Turma do Didi".
O Esporte Espetacular, antes um programa de vanguarda, atualmente está entregue a este péssimo formato de mau gosto. Para completar, Tadeu Schmidt foi transformado em bobo da corte em suas aparições do Fantástico e Bom Dia Brasil.
E por aí vai...

Anônimo disse...

É evidente o a total falta de controle e comando por parte da comissão técnica. Tanto é assim que os nervos se exaltaram sem que houvesse uma intervenção por parte do Lula ou Flávio Dav....quem?? Acredito que com a influencia dos jogadores a comissão técnica em breve será trocada. Ainda sou favorável a recorrermos a um estrangeiro com experiência internacional!

Anônimo disse...

Quanto ao duelo com os argentinos:

Só vai dar para saber o real intuito dos times na partida quando a bola subir.
Esse papo de reservas pode ser mera simulação das equipes, ainda que seja um tanto otimista demais achar que Lula tenha alguma malícia nesse sentido.

Gostei do jogo contra o México, mas é inegável que não dá para se empolgar. O vexame contra Porto Rico ainda dói muito.
O clima de mistério ainda prevalece...
Por que o Guilherme não jogava?
Por que o time resolveu trocar mais passes somente agora?
Por que o JP agora está tomando esse "chá de cadeira", exatamente como estava o Guilherme?
Por que as informações são sempre "cortadas pelas metades", dúbias, imprecisas?
Por que o Bruno Laurence fica só enchendo lingüiça em suas intervenções?
Por que ninguém no time brasileiro dá uma entrevista decente, humana, verdadeira?

Anônimo disse...

Tenho absoluta certeza que o Brasil entrará em quadra com o intuito da vitória.
É bem melhor descansar amanhã e recarregar as baterias, visando a verdadeira decisão.

Quero ver Huertas participando mais da partida, juntamete com o Guilherme.

Leonardo Jr. disse...

Sinceramente não estou preocupado com a SporTv...simplesmente não assisto. Simples assim.

Me preocupa é a seleção, que segue sem nenhum padrão e sem nenhum comando.

Partilho da opinião do Rodrigo, de que é muito melhor e mais prudente tentar vencer um adversário já classificado, do que partir para um jogo desesperado contra os Uruguaios, que vão dar o sangue pra vencer.

Agora...Conseguiremos vencer os Argentinos? Só acredito nisso se o elenco fizer uma revolução e tentar vencer por conta própria(Um bom exemplo vem do Futebol, na Copa de 70. Não comparando os talentos, óbvio, mas na postura de resolver dentro de campo independente do comando), porque se dependermos da comissão técnica...

Anônimo disse...

Carlos Alberto

Minha opinião continua a mesma:
O time é bom, não temos craques,e o pior não temos comando!
Sistema tático?A Argentina e o Uruguai,para mim são os únicos que apresentam um jogo coletivo pré definido.Não venham me dizer que o time americano é uma maravilha táticamente, é armador dribla põe nos cantos da quadra e jump,ou o Le Bron ou Carmelo cai no poste baixo e joga 1x1 contra o mais baixo. Portanto o erro maior esta na falta de comando.
Agora os nossos comentaristas são risiveis,o Hélio repetindo a mesma coisa sempre,o Miguel,bem este é rídiculo,porque ele esta em todas?,O Bial é folclorico festivo,oBira é o sabe tudo de cadeirinha,sabe quem sobra na realidade, O Agra da Espn e o Wlamir se bem também que manda cada perola,por ex: que o Marcelinho esta dando o fundo da quadra quando deveria dar pelo meio,ora o Brasil e quase todas as equipe defendem desta maneira.
Parabéns Rodrigo pelos comentários

Unknown disse...

Isso dai eh fugir da briga...
Se perdendo para os EUA ja foi um desastre tremendo, imagina perder pra ARG - considerando que o gostaria de vencer - e ainda precisar, teoricamente, jogar com o mesmo time no sab.??? Do Brasil, iria chegar so o po pra esse confronto das semis...
Eu acho que isso eh uma forma tambem de poupar psicologicamente o time, mto. fragil nesse quesito por sinal...
Mas discordo da tatica... deveria acabar com essa fase de 'quartas de final' hoje mesmo!

@lisangelo disse...

Naturalmente temos muitos pontos a evoluir, os jogos contra a Argentina são de alto risco...
Mas eu tenho que destacar a atitude dos jogadores: de um dia para o outro mudou tudo. O Marcelinho passou a bola e fez infiltração, tivemos mais jogo de garrafão com o Nenê, Huertas em quadra...
Os argentinos continuam favoritos para a segunda vaga, mas não acredito mais que essa CT vá para um Pré Mundial ou Pequim. Se os jogadores exigirem (e acho que vão) alguma coisa muda.
Enquanto isso temos que dar um voto de confiança para o nosso novo técnico interino: Guilherme.

Anônimo disse...

Po, será que sou o único a ouvir o Alexey comentando? Vamos dar crédito a quem merece, boa parte do que comentamos aqui.. o cara vem falando desde a 1ª fase.
E a equipe da ESPN Brasil como de costume... está de parabéns.
E a turma da internet como Rodrigo, Fábio e o Guilherme com críticas construtivas, pena que a grande imprensa não seja assim.

Anônimo disse...

Vendo os americanos jogarem, surgiu algo que me deu calafrios: e se a Argentina vencer o Brasil e os EUA ???

Considerando que o único - e enorme - problema dos americanos é no garrafão, e se os hermanos imprimirem um volume de jogo capaz de conter o ímpeto ofensivo dos adversários, conseguirem fazer um forte jogo embaixo na tabela e no perímetro ???

Sinceramente, eu espero que os argentinos se resignem ao papel de coadjuvante principal nesse pré-olímpico... por que se eles quiserem, podem causar muitos problemas para os americanos.

Como o nosso jogo com o Uruguai é anterior ao dos EUA x Argentina... brrrrrrr.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o Rodrigo, não esquecendo que o Brasil tem 8 pts, se vencer a Argentina e o Uruguai vai a 12 pts e se a Argentina perder para o Brasil e pros EUA eles também chegam aos 12 pts, mas no confronto direto perdem pro Brasil, caso o Brasil vença...ai ficaríamos em 2º e pegaríamos a Argentina na semi...não muda o jogo, mas prefiro que eles vençam hoje e vão com mais moral pro jogo de sábado.

Hélio

Anônimo disse...

Olha... pensando no caso do JP... ele caiu muito de produção desde o início do torneio - fenômeno idêntico ao que aconteceu ao Marquinhos.

Na cabeça do técnico, o JP é reserva - e se o Varejão ou o Baby participassem do torneio, provavelmente ele seria cortado.

Nós criticamos - e muito, o técnico... mas pelo menos, ele está sendo coerente, pois tanto o Murillo como agora o Guilherme estão rendendo mais que o JP.

Que ele é o pivô mais técnico que nós temos, não tenho dúvidas... mas desde a partida com os EUA - em que ele justificou os motivos para os olheiros dos times da NBA a sugirirem que ele não fosse draftado, ele murchou...

Na minha opinião, se tivessemos um líder como técnico - e não um mero treinador, acredito que o JP conseguiria render muito mais... mas juntando a resignação com a falta de liderança do comandante do time... acho que é mais provável que o The Rock não volte mais a ser o jogador importante nesse torneio.

@lisangelo disse...

Tomara que Eua e Arg tenha 3 prorrogacoes...

Anônimo disse...

eu acho q os argentinos estao tentando esconder o jogo pra semifinal, mas eles podem fazer isso pq já estão garantidos; nós, não. e que diferença faz esconder o jogo no confronto direto hoje em dia, qdo existe tanto estudo via videoteipe, especialmente entre dois times q se conhecem há anos? tbm concordo, tem q usar os titulares e vencer HOJE, garantir essa vaga semifinal. abraço

Anônimo disse...

Rodrigo tem algum problema de divulgar o rebote lá no blog da globo, pois tem uns pessoal bacana lá discutindo sobre a seleção?

Anônimo disse...

Vejam esse depoimento fidedigno que encontrei num site de natação:"Infelizmente nao seguimos essa disciplina na nossas selecoes brasileiras. Semana passada tive a oportunidade de ir assistir o jogo de basquete entre Brasil e Canada em Las Vegas. Apos o jogo fui para a boate em um dos casinos com minha esposa. Quando voltava para o meu hotel eram quase 2 horas da manha e vi uma das estrelas do Brasil Thiago Splitter e outro que nao consegui identificar na fila da boate. Inacreditavel pois o Brasil esta com um timaco de basquete mais infelizmente nao deve classificar para as olimpiadas por causa da irresponsabilidade de alguns atletas."

Anônimo disse...

Vejam esse depoimento fidedigno que encontrei num site de natação:"Infelizmente nao seguimos essa disciplina na nossas selecoes brasileiras. Semana passada tive a oportunidade de ir assistir o jogo de basquete entre Brasil e Canada em Las Vegas. Apos o jogo fui para a boate em um dos casinos com minha esposa. Quando voltava para o meu hotel eram quase 2 horas da manha e vi uma das estrelas do Brasil Thiago Splitter e outro que nao consegui identificar na fila da boate. Inacreditavel pois o Brasil esta com um timaco de basquete mais infelizmente nao deve classificar para as olimpiadas por causa da irresponsabilidade de alguns atletas."

Anônimo disse...

Não tem nenhum time neste pré pra bater os EUA, nem Argentina, que quase perdeu pro Panamá.O EUA só perde se der uma loucura coletiva no time, quanto a prorrogação com a Argentina só em sonho, os caras vão atropelar.
Quanto ao Brasil , tem que vencer todos os jogos, essa historia de ganhar desse pra perder do outro não é boa, ficar escolhendo, tem que chegar e jogar.
O video do Marcelinho cobrando é piada, como se fosse o líder do time, só na cabeça dele e do mala do Lula molusco.

cibele disse...

Po, que vacilo esse lance de boate. Tem jogo todo dia, uma maratona imensa de jogos, super cansativo e os caras vão pra boate? Eu nem jogo e já to cansada só de assistir. Se for verdade isso, é decepcionante. Isso tá parecendo seleção de futebol, só dando barraco, polêmica e agora isso?

E quanto ao video, o Marcelinho pode ter cantado de galo ali na hora, mas na reunião acho que passaram o sabão nele hahaha

Será que o Huertas entrou mais e antes porque foi pedido isso nessas reuniões? Acho que o caso do Guilherme foi nesse esquema...

Elemento disse...

Como é que um técnico se submete a humilhação de ver uma insurreição dentro do time, com os jogadores assumindo para si as tarefas que deveriam ser da Comissão Técnica, ficando totalmente esvaziado de comando, sem nenhuma moral e não entrega o cargo?

A saí da mais honrosa (a única honrosa, por sinal...) seria a entrega do cargo...

Mas ele é perseverante, ele não larga o osso, para o desespero dos amantes do esporte da bola ao cesto. rsrsrsrsrsrsrsrs...

Ele prefere fingir que ainda é o técnico. Que papelão em Lula Molusco...

Anônimo disse...

Salve!

Depois de tantos comentários, resolvi escrever.

- A Argentina não ganha dos EUA nesse torneio de jeito nenhum! É bem verdade que pelos ultimos resultados, a Argentina ganhou muito respeito. Porém, sem Manu, Nocioni, Oberto, eles perdem muito!
- O jogo de hoje é uma incógnita. Sinceramente não entendo o grau d motivação dos argentinos. Mesmo se vencerem não mudarão muito o destino das semis: será BRA x ARG não tem jeito. Por mais que a seleção esteja irregular e atuando abaixo do que pode, não dá para aceitar a idéia de uma eventual derrota para o Uruguai.

Apesar disso, gostaria que me esclarecessem aguns aspectos:

- Pq o Brasil faz pouca marcação por zona?? Não entendi pq insistir em homem-homem o jogo inteiro. Tá chovendo bola de 3 com jogadinhas manjadas de corta-luz contra essa defesa.
- Pq o Guilherme não estava atuando? Contusão? Não á possível que um jogador com versatilidade e técnica não estava atuando pelo menos 10 ou 15 min pot jogo.

Anônimo disse...

N

@lisangelo disse...

Segundo artigo no draftbrasil, o guilherme nao estaria entrando porque ele e o Nene estao "brigados" e o Lula nao queria colocar os dois em quadra juntos. Bom, nao estava colocando nem separado, o Guilherme (na cabeca do Lula) era reserva do Marquinhos.
Agora, o Guilherme sempre foi briguento, e a diferenca dele com o Nene era sobre a questao de defender ou nao a selecao (diferenca essa provocada voces sabem por quem). Acho que a entrada dele e mais a discussao entre ele os jogadores era a pimenta que tava faltando.
Tanto eh que o Guilherme foi um dos mais cumprimentou o Nene em quadra.

Rodrigo Alves disse...

Também li sobre uma briga entre Guilherme e Nenê numa matéria do Estadão. Sinceramente não acredito. Ou então os caras são os melhores atores do mundo. Os dois deram entrevistas juntos ao fim do jogo, o Nenê se derreteu em elogios ao Guilherme, e ainda chamou o cara de "Gui". Na quadra, o time rendeu muito bem quando os dois formaram a dupla de garrafão. Enfim.

Rodrigo Alves disse...

Sem problemas, Ronei. Fazendo as crônicas da Globo.com e atualizando o Rebote, acabei me forçando a deixar o blog da Globo.com de lado - até porque, na teoria, o assunto lá é mais a NBA. Enfim, uma pena. MAs se quiser chamar o povo de lá, são todos bem-vindos por aqui. Abraço!

Anônimo disse...

Rodrigo,

Qual é a lógica da Argentina deixar de jogar com o seu time principal contra o Brasil?
Caso eles ganhem, a situação do Brasil ficaria difícil. Imagina a pressão no último jogo para vencer o Uruguai, que também possui o seu valor e pode vencer o Brasil mesmo inferior tecnicamente.

Abraço!

Anônimo disse...

Rodrigo posso te perguntar uma coisa???!!!
Pra que serve um quinteto formado por: nezinho, huertas, alex , jp e guilherme??!!! Pra treinar não é..
Só pode ser pra ver se perde o jogo..pq nunca numa situação normal de jogo (ou ate anormal) esses cinco vão jogar juntos...
Até pra descansar os titulares tem que ter criterio...
Esse é só um exemplo das mancadas do nosso técnico...
abraçossssss

Anônimo disse...

Pior de tudo, é saber que tem gente que acha que os jogadores estão errados, que independetemente, de quão desqualificada seja nossa comissão técnica,os jogadores deveriam continuar-se submissos a tanta ignorância.
Força Brasil! tô torcendo para que a vitória de ontem não tenha sido simplesmente contra um cachorro morto, temos que ganhar da argentina hoje, ganhar do uruguai e ganhar da argentina de novo.

Fernando Segura disse...

- jogar "mais ou menos" contra a Argentina hoje? Que estupidez! A propósito, para os hermanos seria melhor eliminar logo o Brasil para pegar um Canadá ou Uruguai na semifinal
- Pelo que disseram o Splitter ('o time não passa a bola") e o Nenê ("a bola não chegava no garrafão"), a conversa dos jogadores foi na linha de que os 3 que jogam no perímetro têm de jogar coletivamente
- Enfim, um líder: Guilherme
- De novo: classificando ou não, a CT tem de sair! Inteira! Não bastasse a incompetência técnica, agora tem a falta de comando.

MACACO disse...

Rodrigo e Fabio,

Vocês viram essa matéria ?

http://www.estadao.com.br/esportes/not_esp42533,0.htm

Abs

@lisangelo disse...

Tava esquecendo de comentar o assunto do post e responder a pergunta-titulo.
Resposta curta: SIM!

Anônimo disse...

aonde eu acho a briga do marcelinho sem os pi