quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Negligência

Por Fábio Balassiano

Ao fim da partida, Lula Ferreira reclamou da quantidade de lances livres cobrados por Luis Scola. Ele tem razão e culpa. Se o ala-pivô argentino foi 18 vezes à linha fatal, foi por culpa da péssima marcação brasileira e pelas soluções adotadas no ataque (que privilegiam os arremessos de fora, excluindo o jogo de contato no garrafão), e não por negligência dos árbitros. Além disso, com o aproveitamento de 68%, o Brasil é o segundo pior neste quesito (e são 24.7 por partida, com acerto de somente 16.9 - quase oito pontos no lixo), fato que o treinador não menciona.

Quer ver outro tipo de negligência de Lula e sua trupe-técnica? Com exceção das partidas contra México, Venezuela e Estados Unidos (cujos jogos já estavam decididos no período final), o Brasil perdeu todos os quartos períodos neste Pré-Olímpico. Contra Canadá (-2), Ilhas Virgens (-5), Porto Rico (-11) e Argentina (-8), a média é: 6,5 pontos de déficit, ou 25 a 19 para os adversários. Nos momentos decisivos, a seleção peca, e peca muito.

Que Lula se espelhe no técnico rival Sergio Hernandez, que após o Mundial do Japão assistiu a todas as partidas do campeonato por inúmeras vezes e radiografou as principais nuanças táticas dos adversários (sem variação, fica fácil para ele marcar a seleção brasileira em qualquer competição e com quaisquer atletas).

Como escrevi ontem, o Brasil tem mais potencial técnico que a Argentina que está em Las Vegas. Mas, no basquete, isso não é suficiente. E Lula sabe disso. Por isso mesmo deveria chorar menos e estudar e treinar mais.

15 comentários:

@lisangelo disse...

O temerário é que o Uruguai chega muito vivo nos finais de partida.

Vamos torcer pelo melhor.

Anônimo disse...

Caso a argentina se classifique para as olimpíadas de Pequim o Ginóbili voltaria à seleção? Ou ele se aposentou de vez da seleção argentina
?

Anônimo disse...

Ai que saudade das cavadas de falta de ataque do varejão!!!

Anônimo disse...

Ah mas fazer lição de casa em Las Vegas deve dar uma preguiça.........

Anônimo disse...

Anônimo, o Manu disse que sim. Vamos ver no próximo ano então... abs

Anônimo disse...

Anônimo, o Manu disse que sim. Vamos ver no próximo ano então... abs

Anônimo disse...

Fábio, ele disse que "Sim, me aposentei da seleção" ou "Sim, volto se ela se classificar para Pequim"???

Anônimo disse...

Será que o nosso treinador realmente "sabe disso"?

Tenho dúvidas.

Anônimo disse...

Pippen, o Manu pediu (ou acatou ao pedido do Popovich, do Spurs) para ficar fora por um ano - pela primeira vez desde 96. E, até onde sei, disse que volta em 2008. A expectativa dele era participar do Pré-Olímpico mundial e ir direto pras Olimpíadas (e fazia mais sentido mesmo). Mas ele não contava com essa mão na roda da seleção, né? acho que ele irá a Pequim, para defender seu título. abs

Renato disse...

Splitter, Nenê, Murilo e Batista são caras novos e têm muito menos km rodados que o Scola, que se aproveitou do fato. Usou a catimba para cavar inúmeras faltas.

Achei falta de ter alguém mais experiente no banco, com presença de espírito, que pudesse chamar o Splitter de canto e dar alguma orientação de como lidar com a catimba do Scola.

Aí dá pra perceber que esta presença mais experiente não existe, nem no elenco e nem na comissão técnica.

É como você diz, o Lula tem razão mas também tem culpa.

Anônimo disse...

renato, o splitter joga com o scola há muito tempo e conhece muito bem ele.

agora o que adiantaria ter alguem mais experiente? sera que essa pessoa poderia ter dito pro juiz que a 5ª falta do tiago não foi dele e sem nele?

Anônimo disse...

Amigo Fábio Bala:

seu texto é preciso. Só acrescento uma coisa: o Brasil não é preparado para decidir o jogo. Isso ficou claro no arremesso do meio da rua, faltando cinco segundos, no fim do jogo. Repito, não temos preparo para decidir um jogo. Que é lamentável.

Abraço.

Anônimo disse...

O Brasil soh queria saber de jump shot, assim fica dificil de conseguir lance livre.
O Lula ta querendo arranjar desculpa pra sua incompetencia, assim como faz o seu mais famoso homonimo.

Anônimo disse...

Acho difícil do Lula saber sobre basket!!! Pelo menos ele demonstra isso!!! Hehehehehehehehehe!!!

Anônimo disse...

bom comeco