sábado, 25 de agosto de 2007

Uma vitória fácil e um passo adiante

Com 101-75 em cima da Venezuela, o Brasil subiu um degrau. Não só pelo triunfo, mas por ter evoluído em relação à estréia no aspecto coletivo. Ainda não é o ideal, claro - e o adversário era realmente muito fraco, ao contrário do que eu tenho ouvido por aí. Mas houve uma nítida melhora em alguns pontos. Vamos em frente, amigos, temos muito a conversar:

- Marcelinho estava num "dia sim". As bolas caíram e ele foi o cestinha da seleção, com 20 pontos. Isso não significa, veja bem, que os arremessos foram menos precipitados. Mas desta vez eles funcionaram e foram fundamentais - até porque Leandrinho estava sumido. No primeiro quarto, quando o ala marcou 11 pontos, quase todos os chutes (três caíram) foram forçados. Não por culpa dele, e sim pela falta de opções ofensivas do time. A primeira bola realmente trabalhada para Marcelinho matar de três (e esta, por coincidência, ele errou) só veio no início do segundo período, com uma bela troca de passes no ataque.

- Muita gente falou nos comentários sobre o Nezinho, que jogou 14 minutos, contra nove do Huertas. Não condeno Lula por isso. E explico: o treinador cometeu um erro, sim, quando colocou Nezinho no lugar de Valtinho a três minutos do fim do segundo quarto. Huertas tinha entrado muito bem no primeiro e merecia voltar ali, quando o jogo ainda não estava decidido. Os outros 11 minutos Nezinho só jogou no último período, quando a fatura estava liquidada. Aí, sinceramente, não reprovo Lula, que fez uma opção clara de dar ritmo a quem precisava - Nenê, Guilherme, Alex, Marquinhos e... Nezinho, que não jogou a estréia. Normal.

- Valtinho, o titular da armação, foi fundamental no terceiro quarto, quando o Brasil deslanchou no placar. E Huertas, em nove minutos, jogou bem melhor do que vinha jogando desde o Pan. Alex também melhorou muito.

- Leandrinho foi nosso segundo cestinha, com 15, mas o número é ilusório. Esses pontos só vieram no fim, com a parada decidida. O ala-armador, que fez autocrítica em entrevista reproduzida aqui, começou negando o discurso. Foi fominha ao extremo e, para piorar, errou tudo. Noite ruim do Barbosa, espero que seja a última no torneio.

- Marquinhos, infelizmente, está perdido em quadra. Na defesa, então, chega a ser constrangedor. Basta uma leve troca de passes para que ele fique no meio do caminho, olhando de um lado para o outro, sem marcar ninguém.

- A gente reclama muito da formação do jogador aqui no Brasil, mas convenhamos: é inacreditável que, desde os 15 anos na Espanha, Tiago Splitter nunca tenha encontrado por lá alguém capaz de lhe ensinar a bater lance livre. A mecânica é toda errada, a bola sai sem arco, um tijolo rumo à cesta. É o ponto fraco de um excelente jogador.

- A propósito, o aproveitamento do time foi de 56.7%. Que drama.

- Gostei do Nenê. O pivô se movimentou bem no segundo quarto (sete pontos, 3/3 nos arremessos, três rebotes), usou o potencial físico e pareceu mais desenvolto no ataque e na defesa. Cansou, mas isso já era esperado.

- Falando em homens de garrafão, Murilo também evoluiu em relação à estréia, e Guilherme precisa de ritmo. O fato é que Lula precisa dar mais tempo a JP Batista. Nos primeiros cinco minutos em que substituiu Tiago, o pernambucano pegou quatro rebotes. Terminou com 12 minutos, quatro pontos e cinco rebotes - o melhor do Brasil neste fundamento.

17 comentários:

Anônimo disse...

Também acho que o time evoluiu com relacao o primeiro jogo. Nenê parece que precisou acertar o cabelo para voltar a intimidar no garrafao. Murilo melhorou muito e pareceu estar mais agressivo (tanto no ataque, como na defesa - coisa que acho que sempre lhe faltou). O Splitter acho excelente, mas ainda acho que precisa evoluir mais fisicamente, pra ser a estrela que tem todo o potencial pra ser. E o JP, nossa (!), que grata surpresa pro nosso garrafao. Joga muito! Mto solido! Conheco o estilo do Lula, JP vai jogar mtos minutos contra os EUA e vai mostrar que a desconfianca dos americanso qnt a sua altura, vai sucumbir qnd der uma aula de fundamento do gitante Howard. Efim, o que sempre foi o nosso ponto fraco, se mostra uma das nossas forcas, o garrafão. Que venha a Argentina logo(!) to louco pra encher a cara pra comemorar a vaga olimpica!! ABs a todos

cibele disse...

Por enquanto é natural pensar que ele botou o Nezinho esse tempo todo porque era a Venezuela e que foi pra dar ritmo de jogo. Mas temo que ele continue fazendo isso nas próximas partidas. Ainda mais porque ele nem foi tão mal...
Mas durante a partida fiquei pensando no Huertas. O cara entrou bem e joga pouco daquele jeito. Achei sacanagem.

Alfredo Lauria disse...

Cibele, eu concordo que o Huertas precisa de mais ritmo de jogo do que o Nezinho.

E por falar em Nezinho, após as duas faltas de Splitter em menos de 2 minutos, quem não pensou (novamente) na opção de Lula Ferreira por levar o Nezinho, ao invés do Marcus Toledo.

Eu espero que isso não vire um drama...

Clovim disse...

Olha sinceramente, acho que o MULA, deveria deixar JP jogar mais que o Murilo, é incrível como os ex-atletas do COC, levam ligeira vantagem sobre os demais!!!

Não estou dizendo que o Murilo está mal, mas JP é inegavelmente superior ao Murilo e pra mim deveria ser a principal peça de rotação do SPLITTER e do NENÊ!!!

Gostei da evolução brasileira e espero que hj, o Brasil engula as Ilhas Virgens!!!

Anônimo disse...

Apesar do placar o Brasil pecou em não utilizar muitas jogadas de pivo. Com os 4 pivos que temos não podemos apenas usa-los para fazer de acordo com Lula o "trabalho sujo" . um desperdicio de talento.

@lisangelo disse...

Destaco o JP que quando entra nao decepciona.
Hoje vamos pegar mais um adversario fraco, e provavelmente garantir uma boa colocacao.
Tivemos sorte de pegar os EUA amanha. Vai ser um excelente termometro para descobrir nossas fragilidades e entrar na segunda fase com os pes no chao.
Ponto fraco que na minha humibilissima opiniao fica no setor de alas. Nao por falta de material humano, mas esse setor esta sem orientacao e padrao de jogo.

Anônimo disse...

Não sei se vai ser moleza hoje hein?

ISV tem cara de ser cobra criada. Largaram mão de jogar contra os EUA pra ganhar um descanso extra....

Por tanto é bom que o Brasil hoje mate a cobra e mostre o pau.

Anônimo disse...

Aguentar Helio Rubens como comentarista é dose.
Já não bastava a passagem péssima dele pela seleção ainda ter que aguentar os comentários deles ai já é demais.

As emissora poderiam ter mais respeito pela audiência colocando jornalistas especializados para comentarem o esporte.

Toda hora ele dizia que a Venezuela era um grande time, huahuhauahauaha.

Anônimo disse...

Pensando longe agora. BRA X USA.

Sinceramente, achoq ue o Brasil tinha, e de certo modo tem chances de ganhar dos USA, claro desde que, joguemos com nossos pivos, e joguemos direito, com jogadas trabalhadas e tudo mais, acho que contra esse time do pré-olimpico se o Brasil jogasse bem embaixo do garrafão poderiamos ter chance de ganhar do USA, mais do jeito que o LULA tá conduzindo a seleção vamos precisar que Leandrinho e Marcelinho estejvam muito inspirado, que valtinho esteja num dia daqueles, pois se for para depender de um jogador só não ganhamos nem da argentina.

Anônimo disse...

Valtinho disperdiçou algumas Bolas, mas foi fundamental na cadência do jogo e em alguns momentos no famoso jogo de "Transição".
Huertas mas explisivo, pegando rebotes, levando a bola com mais qualidade no meu ponto de vista.
Nezinho... se deus quiser o pensamento do Lula seja... "Jogo Fraco Hoje então deixa ele brincar ... e não essa história de ritmo de jogo"

Marcelinho tem que chutar em dias como ontem, tava caindo? -"Tranquilo Chuta Então Maluco"
Quando não cair espero mais consciência pra ele rodar a bola. E que Leandrinho comece a usar mais o contra ataque rápido dele...
Alex é ótima opção, jogador corajoso para infiltrações e quando estiver em boa condição de verdade, vai dar boa ajuda.

Guilherme não fede, nem cheira, quando jogar na posição dele vai entrar bem,
não achei Marquinhos tão perdido mas tudo bem, se ele jogar na posição dele também no ataque e marcar em cima na Zona acho que resolve boa parte da reclamação. JP podia começar a jogar pelo menos o mesmo tempo que Murillo,
Splitter... bom ele chutou de 3 rs,
Nenê foi bem também.

Anônimo disse...

Replico aqui estas minhas palavras do que coloquei no outro post para que não caia no esquecimento:
LULA fez que fez e ressurge das cinzas o Nezinho, no dia em que era pra dar moral e DEIXAR o Huertas aparecer, já que tinha entrado bem no jogo, na hora do sufoco com resultado apertado. Mas incomoda e muito o GORDO se o Huertas fizer sombra pro protegido dele todas as horas - o NEZINHO. Isso ele não deixa, e o pior os assistentes tecnicos são coniventes com essa palhaçada.O que de fato importa pro LULA é ter o Nezinho em quadra, quanto mais minutos mais ele vibra, ainda mais com o jogo praticamente garantido com 20 pontos de vantagem. E pra sacanear ainda mais no final do jogo faltando menos de 3 minutos coloca o Huertas de 2 e mantem o Nezinho de 1, pra deixar claro que a volta do Nezinho como reserva imediato do Valtinho como 1 é a vontade dele e é o que deve acontecer nos proximos jogos. Esperar e conferir. Um absurdo, isso é uma palhaçada tipicamente provinciana.

Anônimo disse...

O Huertas está sendo muito mal aproveitado (ou sacaneado) pelo Lula e toda a comissão tecnica sim! Tá na cara . Só não enxerga quem não quer. Qual será o motivo? Não entendo como que o jogador ainda aguenta isso e se apresenta pra esses tecnicos sabendo disso. Se fosse eu dava um basta. Fica aqui a pergunta para que todos possam se manifestar

Anônimo disse...

Concordo com o osvaldo. Eu pulava fora tambem. Caso o valtinho nao vá bem ou se machuque quero ver o Mula precisar do outro armador, como que vai fazer

Anônimo disse...

O Lila (não vou mais chamá-lo de Mula porque é uma sacanagem com esta raça de animais compará-los a este individuo), mostrou o que eu sempre soube...que é um grandissíssimo FDP.
Fazer o que ele fez ontem com o Huertas é uma FDPutisse sem igual.
Deu pra ver quye ele praticamente OVULOU vendo aquele seu filho Bastardo na quadra; ele teve orgasmos múltiplos vendo seu filhote fazendo uma cesta de 3 logo de ´saída e nem se importou com os outrois chutes que não caíram e com as bolas perdidas e passes errados.
É uma verdadeira palhaçada!
O pior é que ninguém, mas NINGUÉM mesmo tem coragem ou autoiridade pra falar pra esse "SHREK DEPOIS DE LEVAR UM TIRO DE 12 NA CARA" parar de ser bairrista e paneleiro.
Se era pra dar ritmno pra alguém, então deveria ter deixado o Huertas por pelo menos 20 minutos em quadra, mas não, esse palhaço gosta de mostrar pra todo o mundo o QUÃO RIDICULO E MEDIOVRE ELE É.

Estou imaginando a cena, depois do 1º jogo, o MaNezinho vai de madrugada no quarto do seu paipai, bate na porta e quando o Shrek abre:
- BUÁ BUÁ BUÁÁÁÁÁ!
PAPITO, VC NÃO ME COLOCOU NEM UM MINUTINHO HOJE...BUÁÁÁÁÁÁÁÁ!
AMANHÃ EU QUERO JOGAR!

- FICA BONZINHO MEU FILHOTE...TOMA ESSA BALINHA E FICA BONZINHO...NO PRÓXIMO JOGO EU VOLTO A SACANEAR O HUERTAS E TE PONHO MAIS JOGAR MAIS QUE ELE...FICA BONZINHO E VEM DORMIR COM O PAPITO.

BOA NOITE BOB MANEZINHO!

- BOA NOITE BOB PAPITOP LULA!

E assim vamos ter que ficar vendo essa palhaçada por outros jogos; podem acreditar!

cibele disse...

Outro dia eu assistia um programa da ESPN sobre o pré-olimpico e lá eles entrevistaram todos os jogadores. Me lembro do Huertas falando em paciência. O assunto não era bem esse de ser reserva ou ser mal aproveitado, mas já que ele falou em paciência, imagino que seja isso que faça com que ele fique tranquilo e não salte fora hahaha

Anônimo disse...

Quero ver as bolas cairem, na próxima fase, contra os EUA, e Argentina.

Anônimo disse...

HAJA PACIENCIA e estomago, e saco, e principalmente amor e orgulho do Huertas à camisa do BRASIL. Mas tudo tem limite. Se ele se encher e pular fora, motivos não faltaram e eu entendo perfeitamente. Há 4 anos que ele não sabe o que são ferias, e tem que engolir essa palhaçada. Sou fã dele desde moleque. O que ja vi ele fazer em quadra poucos jogadores são capazes. Basta dar tempo de quadr a ele. Foi assim com o Saverio no Pinheiros, com o Neto no Paulistano, com o Aíto no Joventud, mas aqui com o Lula so teve isso no Sulamericano de 2006, e foi campeão e MVP do torneio. E ele merece muito mais do que vem recebendo dessa comissão tecnica. Tava engasgado com essa injustiça , no mínimo.UFA!
Boa sorte Marcelinho Huertas . To com voce pro que der e vier.
Muitos mais pensam como eu, e me motivaram a escrever este desabafo.