terça-feira, 21 de agosto de 2007

Diferenças


Por Fábio Balassiano

A Espanha é a atual campeã mundial, conta com Pau Gasol, Juan Carlos Navarro, Jorge Garbajosa e um punhado de atletas de ótimo nível, além de um técnico cuja competência é incontestável (Pepu Hernadez). O Brasil, ao contrário, não foi às duas últimas Olimpíadas, tem um treinador criticado por grande parte da imprensa (e por que não pelos próprios jogadores também?) e um elenco de apoio duvidoso.

Se não bastassem as diferenças econômicas e na carga de treinamentos, os brasileiros se prepararam para a competição mais importante do ano assim: uma semana de sessões duplas no Paulistano e jogos contra Porto Rico, Argentina e Canadá. Já classificados para Pequim, os espanhóis, ao contrário, estão há 34 dias concentrados para a Euro (que será disputada em Madrid) e enfrentarão até a estréia as seguintes seleções: Venezuela, Portugal, Lituânia (duas vezes), República Tcheca, Alemanha (duas vezes também) e França - somando oito amistosos em 22 dias. Os atletas, além disso, reclamam das exigências de Pepu nos treinamentos (cinco horas diárias em alguns dias, por exemplo).

Alguém já disse que a falha na execução, na verdade, é a falha na preparação. Então, o Brasil está mal pacas...

9 comentários:

Anônimo disse...

En cambio la seleccion femenina española todavia no se ha concentrado y la brasileña ya lleva 10 dias.

La masculina tiene una "muy buen generacion" (como ha tenido la femenina brasileña hasta ahora) y la sel. masc. brasileña esta llena de jogadores que solo piensan en aparecer y en sus estadisticas.

Antes teniais un Oscar (nadie duda de su calidad pero que nunca gano nada) y ahora hay muchos en busca de su espacio.

Anônimo disse...

Coment�rio do El Ogro Cara de Areia Mijada, vulgo Mula sobre a prepara�o brasileiro ao site uol:

O t�cnico Lula Ferreira se disse satisfeito com o rendimento da sele�o na Copa Tuto Marchand, em que perdeu para a Argentina na primeira partida e bateu Porto Rico e Canad� na seq�ncia.

"O torneio foi legal n�o por termos ganhado, mas porque jogamos para preparar o time para o Pr�-Ol�mpico, e acho que conseguimos isso", disse.

fábio balassiano disse...

"Desde España", Oscar nunca ha ganado nada? Seguro? Y el Pan-Americano? Y el tercer lugar en Filipinas-78? Hay más...

Por otro lado, estoy de acuedo con relacion a "generacion" masculina española.

Una broma solamente: fui a despedida de Zidane en Bernabeu, y la aficion madridista se puso loca por su (de Zidane) marcha. Zidane ganó "solamente" una Champions y una Liga, o nada como has dicho...

saludos cordiales, Fábio Balassiano

Anônimo disse...

Para mim eu acho que a solução imediata da seleção brasileira é a mudança de tecnico.
Até o nene que é jogador ja falou isso, sem falar que o propio que convocou o valtinho, pq o nosso tecnico nao ia convocar o cara.
Tenho certeza absoluta que os jogadores brasileiros que jogam fora do país devem ter odio de vir para ca e ser treinado por um cara totalmente dispreparado.
O que falar do huertas, que nunca é bem aproveitado e agora esta se vendo como o reserva do nezinho???
Isso tudo mudaria para mim com a mudança do tecnico, que teria que ser de cara um estrangeiro, a Argentina fez isso,....

Anônimo disse...

Fabio disculpa.
Nao quise falar mal mas comparado com la generaçao dela seleçao femenina (Um mundial e dos medalhas olimpicas) me parece poco, muito poco.

o no?

Anônimo disse...

Como diria o Eumico se Manda: "não tem que comparar com a Europa não, aqui o campeonato é melhor do que qualquer dos deles" ou ainda a de Zagallo: "O Brasil vence os adversários brincando, basta jogar". Assim pensam a CBB ( se é que essa entidade pensa algo de bom a mais de duas décadas ) e a Comissão Técnica por ela contratada. Sendo assim, eles pensam: o nosso basquete ganhous dois títulos mundias e três medalhas olimpicas, sendo assim, basta colocar "os caras" em quadra e tudo se resolve. Temos Nenê e Leandrinho, estrelas da NBA ( ou da elite da NBA ), logo podemos colocar o Nenzinho para jogar e mesmo assim venceremos. Esse é o pensamento e tomara que dê certo, pq é assim que vamos estreiar no pré-olímpico. Pq senão, completar 16 anos longe das olimpiadas será o maior legado(??) dessa geração de diretores e técnicos ( que não se capacitam )...

Clovim disse...

Fábio!!!!

Concordo em quase tudo que vc disse, só não acho que excesso de jogo resolva o problema brasileiro, até pq, o que o Brasil necessita é de treinos táticos e fundamentos... E a questão de tempo de treino o Brasil fazia uma sessão de 3 horas e depois à tarde fazia outra sessão de 3 horas, ou seja, daria uma sessão de 6 horas, que é uma hora a mais que o da Espanha!!! De resto concordo com tudo, principalmente a diferença de elenco de apoio e de comissão técnica!!!

Um abração!!!!

Anônimo disse...

Clovis, estou de acordo - o que importa é a carga tática, e não o seu tempo, e muito menos os amistosos. Mas a Espanha tem os dois: jogos e treinos em alto nível. Desde espanha, não compare a concorrência masculina com a feminina, nao é correto. ganhar, pra mim, nao é parâmetro para medir um grande jogador. abs, fábio balassiano

Anônimo disse...

Caro Rodrigo, caros amigos do rebote,
faço Educação Física em uma boa universidade aqui no Brasil.

Com os mestres de treinamentos esportivo (alias, todos doutadores, pós-doutores) aprendi que no treinamento esportivo, o que vemos na televisão, para os leigos é a totalidade, espetaculo, etc ... para que entende algo de treinando sabe que é somente a finilização do trabalho diário e bem elaborado, planejado e pensado por todos da comissão técnica para que se realize tudo que foi trabalhado durante dias, semanas e meses.

Desta forma, se compararmos o que faz a Seleção Espanhola e o que faz nossa .. a diferença é de outra planeta.

Podemos pegar nossa vaga a partir de hoje ? Sim, mas poderiamos ter muito mais facilidade se treinassemos realmente.

O que ao que parece, aos olhos de todos, não ocorreu.

Abraços,
Henrique