segunda-feira, 6 de agosto de 2007

A opção de Lula: Marcelinho Machado é titular


Por Fábio Balassiano

Todos tínhamos a mesma dúvida sobre a escalação da seleção brasileira no Pré-Olímpico: Valtinho, Leandrinho, Varejão, Nenê e... e... Marcelinho. Esta foi a opção de Lula Ferreira, confirmada num papo por telefone na noite de segunda-feira. A decisão é embasada no amadurecimento e na melhora defensiva do ala, líder em roubadas no Pan-Americano. A maturidade pode ser verificada a partir de uma supreendente declaração do tricampeão a mim, pouco antes do Pan: "Aprendi que não é necessário anotar 30 pontos para dominar e aparecer em uma partida".

Pesou também o envolvimento com Herb Brown, assistente-técnico do Atlanta Hawks, que veio ao Brasil para o Basquete Sem Fronteiras. Ele ficou bastante impressionado com a habilidade e a inteligência do trio formado por Valtinho, Leandrinho e Marcelinho. Por sua vez, Lula também aposta na explosão (física, mental e técnica) de Marquinhos e Alex, para que a dupla traga a energia e outras armas do banco de reservas.

Resta saber, apenas, como inserir Guilherme Giovanonni, um dos melhores alas do campeonato italiano, nesta equação. Problema para o técnico resolver. E você, o que faria?

24 comentários:

Rodrigo Alves disse...

Minha preferência era pelo Marquinhos, mas, como já tinha dito antes, não acho nenhum absurdo começar os jogos com o Marcelinho. Ele fez um excelente Pan, mostrou um elogiável sentido coletivo e pode ser muito útil no Pré-Olímpico. Abraços!

Anônimo disse...

Buongiorno, scusate se scrivo nella mia lingua, l'italiano.
La mia opinione è, dopo l'esperienza dei Mondiali di Giappone, che sia poco vincente l'uso in contemporanea di Leandrinho e Marcelinho, specie nei momenti decisivi. Sappiamo che tutti e due vogliono il tiro o l'azione vincente, ma anche che uno dei due in questo aspetto ha spesso fallito.
Personalmente gradirei Guilherme in ala (con tanta esperienza internazionale) e la coppia Valtinho-Leandrinho nel backcourt.
Se sono stato poco chiaro, posso tradurre in un'altra lingua. Grazie. Um abraço

Anônimo disse...

Também prefiro Marquinhos e também imaginava que Lula iria mesmo arranjar um lugar para Marcelinho Machado no quinteto titular.

Menos mal que Machado não entrou na posição 2 como eu temia, o que fatalmente acarretaria mais uma improvisação de Leandrinho como "playmaker" principal.

Ao que parece, Valtinho está garantido na posição 1, e Barbosa será mesmo nosso grande chutador na 2.

Torço muuuuito para que Machado contenha seus impulsos e divida a bola com os companheiros.
Ainda tenho alguma desconfiança com ele...

Gosto muito dele, acompanho sua carreira desde o Tijuca TC em 1996 ou 97. É um grande talento, não resta dúvida sobre isso.
O que me preocupa é o "ímpeto kamikaze" demonstrado nos últimos anos com a camisa da seleção.

Bem que poderiam organizar um descontraído campeonato de cestas de 3 pontos, ao estilo NBA, nos treinos da seleção.
Daí, poderia o Machado saciar previamente sua "fome" ao disparar trocentas bolas de 3, ficando mais comedido nos jogos oficiais. hehehe

Anônimo disse...

Acho que minha birra com o Machado decorre do fato de que eu, quando moleque, apresentava o mesmo vício pelas bolas de 3 no clube em que jogava aqui em Vitória/ES, há +/-10 anos.

É uma faca de dois gumes: Se você está com a mão boa, ganha o jogo sozinho.
Por outro lado, se está mal, enterra o time.

Se eu não tivesse essa "Síndrome do Marcelinho", talvez tivesse ido adiante no basquete. rs

Jones Mayrink disse...

Agora é rezar para q ele consiga jogar coletivamente

Anônimo disse...

que o lula ia começar os jogos com o marcelinho eu naum tinha duvida...como tb naum tenho duvidas que o guilherme vai ter mais tempo de quadra que o marquinhos!!! Realmente o marcelinho jogou muito bem o pan...o que me preocupa é como ele vai se sair defensivamente na posição 3...acho que o time perde um pouco na defesa...mas vamos ver ...naum concordo mas tb naum acho nenhum absurdo...é uma opção valida!!!
abraçosssss

Anônimo disse...

Ter uma opção sobre quem vai formar o quinteto "inicial" é positivo para criar a identidade do grupo. E mesmo com todo o histórico critico que temos hoje em dia sobre o Machado, temos que aceitar que ele é o jogador mais experiente do grupo e com propriedade para líder natural deste grupo e jogando pra equipe então se valoria muito mais. O que temos que ter em mente é que no basquete moderno, essa de quinteto titular só serve pra constar na súmula e que dependendo dos adversários o grupo do Brasil pode adotar várias formações distintas (graças à versatilidade e qualidade do grupo atual) e isso implica que num momento importande do jogo possamos ter o Machado no banco e até mesmo o Leandrinho a "playmaker" para termos o Alex marcando o Jason Kidd (se ñ for o Alex ninguem do Brasil vai marcar). Acho que o Lula tem um missão muito mais dificil que escolher as melhores formações da nossa equipe. Essa missão é concientizar as nossas estrelas das funções que elas terão dentro do grupo e dentro da quadra, para poderem aceitar os momentos bons e ruins das partidas e da competição, fazendo com que o time rendam o seu máximo.

- Rodrigo, parabens pela sua capacidade de nos informar e contextualizar o basquetebol no dia a dia.

Gde abraço,
Dilson Borges

Anônimo disse...

Eu acho que o marcelinho chegou a um ponto de amadurecimento considerável, hoje ele sabe que não esta nem entre as três principais estrelas da seleção, ou seja, não pode fazer la dentro o que bem entende, então acho que ele sendo um jogador menos acionado ele vai render mais, afinal a marcação vai apertar no leandrinho e no nene, ai ele sempre será uma boa opção. Acho que se botasse o marquinhos tbm seria uma boa, mas tudo bem, estamos chegando num ponto bom, que é a disputa por posição em alto nivel

Anônimo disse...

eu acho q o marquinhos vai da uma amarelada!!mesmo no pan q ele até q foi bem deu pra percebe q el é um pouco inseguro!!num é esse baita jogador q vcs tão pensando!!o marcelinho é o melhor passador desse time junto com o valtinho!e é nosso segundop melhor arremeçador!!não achjo absurdo deixa ele de titular!!agora resta ao lula comandalo dentro de quadra!!na época q ele jogava com o hélio rubens na seleção el rendia muito +!!quem não se lemnra do mundial em indianapolis??eu lembro q numa enquete no site da nba estavam 5 nomes para ser apontado entre os melhores do mundial!!o nome dele estava nessa lista!!acho q ele vai faze um exelente pré olimpico!

Luiz Fernando Paes disse...

foi o que eu disse numa das caixas abaixo

deixa o marcelinho aberto no canto da quadra

leandrinho ou valtinho infiltram, a defesa fecha, bola pro machado chutar de 3

nene ou varejao recebem embaixo, dobra a marcação, bola pro machado chutar de 3

ele aberto, parado, sem marcação, é capaz de meter uns 50% de 3PT FG, e aí passa a ser uma ótima opção

se ele entender que há outras opções muito boas de ataque em quadra e não forçar chutes a esmo, e se conformar em passar cinco, dez ataques sem finalizar, esperando a hora certa, já está de bom tamanho :D

creio que aos 30 anos, ele já tem experiência suficiente pra isso

vamos torcer

e também, por mais titular que seja, tá mal, sai

temos guilherme, alex, marquinhos, jp, huertas, splitter, baby ..

um banco com boas opções e creio que em 10 jogos haverá bastante rotação, principalmente nos jogos babas que a vitória esteja garantida

Luiz Fernando Paes disse...

esse banco que postei acima, é confiando na possibilidade de jogar com varejao e baby

varejao principalmente pelo fator liderança, garra e astral para o time

se nao jogar fará muita falta

Luiz Fernando Paes disse...

uma pergunta e uma sugestão para o Rodrigo

Você já sabe quando que o Lula anunciará os 12 convocados?!?

Depois que ele anunciar, seria legal você montar alguns quintetos, como tem no NBA live ..

titulares
big men
small ball
three point
free throw

etc

abs
Luiz Fernando

Luiz Fernando Paes disse...

pergunta e sugestão estendida ao Fábio, que foi quem falou com o Lula no telefone

tinha me confundido aqui

aliás, belos textos dos dois!

e como é gostoso acompanhar uma cobertura tão detalhada da seleção

a nba é fantástica, mas tratar da seleção, reúne o amor pelo basquete e a paixão pela seleção, e por ver o país vencendo ..

é muito melhor!

Anônimo disse...

Meu time

titular
Valtinho, Leandrinho, guilherme, Varej�o e Nen�. Caso Varej�o n�o possa, usaria Thiago spliter.

assim, os reservas seriam
Huetas, Marcelinho, Marquinhos, JP. Batista, Baby e Alex (se se recuperar)

Saindo Varej�o, chamaria Murilo.

Abra�os

Anônimo disse...

penso que veremos o Lula usando o Guilherme na 4. logicamente não como titular, mas com alguma relevância na rotação do baleia-com-cara-de-areia-mijada.

Anônimo disse...

Apesar da geração, estou bastante pessimista e não acho que o lula conseguirá uma rotação estável e que consiga aproveitar o melhor de cada um. Marcelinho poderia prover uma "instant offense", alternando entre a posição 2 e 3 e até mesmo alguns poucos minutos na 1.

É um grande jogador mas ainda fico c um pé atrás se ele pode jogar coletivamente.

acho q o guilherme de titular, com o marquinhos como seu reserva imediato e na 2, leandrinho e alex se revezando, com marcelinho na 3a. opção entre as 2 posições seria uma boa escolha. O marcelinho pode mto bem conseguir 10-15 ppg com poucos minutos em quadra.

Bem, independente de tudo, independente da minha opnião, seja qual for a escolha, acho q a comissão técnica vai, como sempre estragar tudo.

Que venham as 2 filas de bendeija e arremessos contra o cone.

Anônimo disse...

Ei,quando vi que a caixinha guardava 16 comentários, achei que haveria várias respostas sobre a pergunta que foi feita: onde entra Guilherme? Só o Vinnie respondeu. Ah, e o italiano respondeu também e acho que ele disse que bom é tê-lo na 3. Então, acho que não há muitas dúvidas: tem que entrar ou o Marquinhos ou o Guilherme, quem estiver melhor. O resto, seria uma opção tática para enfrentar alguma equipe. O bom é poder alternar Leandrinho, Machado, Guilherme, Alex e Marquinhos. Se fosse um grande técnico, dava pra dar um nó tático.

Fernando Bizzarro Neto disse...

se eu estivessena confortavel posição do lula teria uma solução bastante simples: mandaria o marcelinho para o banco e poria o guilherme e deixaria valtinho e leandrinho servindo guilherme e varejão q movimentariam-se bastante para abrir espaço para nene dentro do garrafao, simples assim.

Clovim disse...

Marcelinho de titular, não significa que ele será um ALA de maior tempo em quadra... Cansamos de ver isso na NBA, com Leandrinho, que vem do banco e joga mais que o titular ou o mesmo tanto!!!

Se Varejão e Baby naum forem, Guilherme será bastante utilizado na rotação da posição 4 e às vezes na 3!!! Alex, Marquinhos e Guilherme serão muito utilizados nos jogos!!!

Se o Varejão e o Baby não forem, provavelmente o rodízio do garrafão ficará limitado entre Nenê, Splitter e Giovanoni ou JP!!! Podem esperar isso!!!

Valtinho e Leandrinho, serão os jogadores com maior tempo de quadra!!!

Anônimo disse...

Eu concordo com o Ez, quer dizer, nao chego a estar pessimista, mas tenho muito medo do Lula e do Machado tb, tenho os dois pes atras com ele. Claro que ele jogou bem no pan , mas Marcelinho, principalmente defendendo outros Sfs acho que vai ser cruel. minha duvida seria entre o Marquinhos e o Guilherme, que se estiver bem, poderia começar, mas o MArquinhos me agrada bastante !

Agora, enro aqui todo dia, algumas vezes,no REALGM, em busca da tao sonhada boa noticia, sobre o Varejao, e a cada dia que passa isso se complica. Logo mais teremos o torneio de Porto Rico, e se ate la nao tiver um "milagre" o Vareja sera cortado, e sera muito ruim !!!

abraços a todos

Fiel

Luiz Fernando Paes disse...

ontem teve uma entrevista do Lula no Bandsports, no programa do Bruno Voloch, e o nosso técnico falou que na terça feira a Seleção viaja para Porto Rico e é a data limite, pois o grupo que viajar, será o do Pré Olímpico.

Se mostrou pessimista em relação ao Baby, e ainda aguardando o Anderson, mas a cada dia que passa, se complica mais.

E desse jeito os treinos ficam menos exigentes ..

Alex sem poder bater bola por causa da mão esquerda, Marquinhos ganhou uma folga, o Guilherme ainda treinando em separado pelas cirurgias na boca, o Nenê nos States, Baby e Anderson sem poder treinar ..

Que em Porto Rico consigam treinar e testar bastante situação de jogo nos amistosos..

Anônimo disse...

EZ e fiel, quanto covardia....
traduzindo a opiniao de voces sobre o marcelo machado:
se o cara jogar bem voces vem aqui e dizem "30 anos, experiente, evoluiu muito no pan", se ele jogar mal " eu disse antes que nao confiava no cara"

Se liga, sai de cima do muro.

Anônimo disse...

Nao é covardia nao mano ! Minha posição é clara.Na minha seleção o marcelinho nao seria titular, alias, seria a terceira opção entre sg e sf ...
Eu nunca gostei dele, na SELEÇÃO! Nos clubes ele é muito util, pois acaba carregando o time nas costas, claro daquele jeito, "crazy shooter" dele !
Agora, eu nao posso ser ignorante em falar que o cara evoluiu mesmo, jogou bem o pan, mas o pre, ja é outro assunto. E o Lula eu tenho medo mesmo, ele nao da padrao tatico, nao sabe a hora de mudar de defesa, a rotação dele, pra mim , é deficiente, e ele nao cria jogadas ofensivas. Pelo menos ele fez as pazes com o valtinho e o marquinhos, e agora ta colocando o Leandrinho na dele ....

Finalizando, vou torcer e muito pro marcelinho ir bem , alias, vou torcer pro Brasil, pq gosto muito de basquete e o sucesso da seleção é fundamental pro esporte crescer cada vez mais, fora que gosto muito dessa "molecada" !!!
Que o Lula e o Machado nao estraguem !!!

Beto disse...

O Guilherme participará da rotação nas posições 3 e 4, da mesma forma que o Marquinhos, principalmente se Varejão e Baby não forem. Sobre o Marcelinho, ao contrário da corrente dos últimos 5 ou 6 anos, eu tenho total confiança e também o usaria como titular.