sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Foi na hora errada, mas era preciso falar

Sempre reclamei que os jogadores brasileiros (à exceção do Nenê) eram muito passivos e silenciosos em relação aos problemas da seleção. A entrevista de Marquinhos ao Lance (leia no texto abaixo) é acima de tudo corajosa. É impossível, cá entre nós, não fazer duas ressalvas:



1) O momento é completamente inoportuno. Estamos na véspera do jogo mais importante da década, e tal exposição agora não ajuda em nada. Ao contrário, só torna o clima ainda mais pesado e desvia o foco do principal objetivo: ganhar da Argentina. Marquinhos poderia ter segurado a língua até domingo. Aí sim, com a situação resolvida, deveria soltar o verbo - não só ele, aliás, como todos os outros jogadores envolvidos.

2) Como voltou à seleção agora, ganhou notoriedade no Pan-Americano e foi para o banco no Pré-Olímpico (ele mesmo reclama disso na entrevista), Marquinhos dá a entender que o rompante pode ter sido por uma razão muito mais pessoal do que coletiva.

Em todo caso, mesmo na hora errada e com motivações duvidosas, ele falou. Falou coisas que deveriam mesmo ser faladas, e que a comissão técnica vinha negando. O clima para Lula Ferreira após a competição fica absolutamente insustentável, a não ser que todos os jogadores digam que o Marquinhos enlouqueceu e isso é tudo mentira - pelas informações de bastidores que já circulavam, não há nada de mentira ali.

24 comentários:

Anônimo disse...

E assim abriu-se a caixa de pandora do basquete brasileiro... Concordo que a hora é péssima, e estou bem menos confiante na vitória contra a Argentina, mas antes tarde do que nunca. Lula e sua comissão estão colhendo o que plantaram por todos esses anos... Se eles tivessem o mínimo de dignidade pediriam renuncia da seleção após o Mundial do Japão, agora não adianta chorar. Mas só cair o Lula não basta... Já passou da hora do Sr. Grego (o maior responsável pela agonização do nosso basquete) ir também.

Anônimo disse...

Liguei pro meu amigo Billy Donnovan mas ele realmente está comprometido com os Gators.

Aguardando Fabio Bala dizer quem tem que comandar a seleção.

Só não me venham com Hélio Rubens. Esse ainda tá aprendendo basquete, inclusive parece que essa semana ele descobriu que o Kobe é um pouco individualista.

Anônimo disse...

Lamentável o repórter Bruno Laurence, que está e não teve coragem ou competência para dizer nada a respeito. Só tem se limitado a falar de amenidades e dizer que o Marcelinho foi o maior pontuador da prorrogação contra a Argentina.

Foi preciso a Milena, no Globo Esporte, ler um texto sobre as confusões lá nos EUA.

Acho que esse rapaz precisa levar uma chamada e rever seus conceitos jornalísticos.

Anônimo disse...

Já passou da hora de contratarmos um treinador estrangeiro e com nome. É o mesmo raciocinio da Ginástica que teve um BOOM tecnico e com resultados. A opinião do Marquinhos é a mesma opinião que eu e muitos outras pessoas tem. Eu adoro este jogo, amo o Brasil mas não aguento um "Grego" cuidado do nosso basquete. Cara eu nem sou bom de Basquete. Adoro NBA Live, mas adoro a plasticidade e a guarra que este jogo tem. Temos que derrubar este "Grego", junto com esta comissão tecnica "ótima" para campeonatos de segunda categoria que temos aqui.

Abraços a todos Veloso.

cibele disse...

Tanto concordo, que disse a mesma coisa nos comentários abaixo.

Acho que falta pouco pra acabar, não precisa dessa pressa toda pra falar. Domingo o assunto Pré ainda estaria quente e daria pra ele falar a vontade.

Agora os jornalistas só vão falar disso, vão ficar especulando sobre isso e toda essa movimentação chega aos ouvidos dos jogadores e desestabiliza o ambiente. O basquete, mais uma vez, deixa de ser pauta.

Mas que torneio turbulento, hein?! Ninguém imaginava isso hahaha

E duvido que o Lula não saia. Se todos os jogadores se comprometeram a manter isso, ele sai.

Anônimo disse...

Pessoal só quero colocar uma opnião.

Alguns comentários vem apontando sobre o excesso de vaidades em nossa seleção e coisa e tal.

Eu acho que se o Brasil tiver uma boa comissão técnica, que tenha o respeito dos jogadores essa situação acaba, pois se um só tem os respeito de todos, como é o caso do autocrático bernardinho, é dificil que jogadores por mais diferenças que tenham não rendam como tenha que render.

Quanto ao leandrinho, pelo menos ele tava sorrindo quando aconteceu o lance do nezinho.

Anônimo disse...

Papelão... e na hora errada... Por mais que o técnico seja ruim, não se deve falar isso em público... Deve-se respeitar o treinador caramba!!! Principalmente no momento em que o Brasil decide a vaga olímpica!!!
E o Marquinhos tá emburrado pq naum eh titular na equipe do Brasil... tsc tsc... Não eh jogador da NBA (D-League sim)...
Só piorou as coisas... Adeus classificação...

Anônimo disse...

É verdade, não era hora de falar, muito menos pelas costas. Tenho minhas dúvidas se o Marquinhos deveria ser melhor aproveitado nesse time e, embora não goste das características do Marcelinho, não vejo no Marquinhos um basquete tão diferente, pelo contrário, vejo a mesma moleza, o que fatalmente acabará por levá-lo para outro lugar que não a NBA, assim como o baby.
Na verdade já deu pra ver que não temos um ala melhor que o Marcelinho, são todos a mesma ruindade, justo nessa posição tão importante. Ah, o Leandrinho é o nmosso ala de elite, mas é baixo. Enfim, eu to pensando no jogo contra a Argentina, que deve nos vencer. O Brasil tem melhores valores individuais, mas é um time de praça jogando contra um time de clube. Já evoluímos bastante do último PRÉ pra cá, pulamos de sétimo para terceiro. Tomara que eu esteja errado, mas acredito que a Argentina não nos dará chances como na última ocasião em que abrimos 17 pontos. Mas quem sabe, já que Porto Rico nos deixou chegar até aqui perdendo pra México e Uruguay agora até pode ser.

Anônimo disse...

Vamos abrir uma enquete, então, quem deve assumir a seleção brasileira como técnico após a saída do Lula? Alguém da própria comissão? Marcel? Hélio Rubens? Algum estrangeiro? Vota aí galera.

Meu voto é do Prof. Paulo Murilo, pra quem não o conhece entre no seu blog

http://paulomurilo.blogspot.com

Anônimo disse...

Meu voto é sem duvida nenhum para uum estrangeiro

Anônimo disse...

Dificilmente traremos um americano bom, não é mesmo? Então a solução era buscar tipo um lituano ou um russo. Como assistente, algum técnico brasileiro, para entender melhor como funciona a cabeça dos jogadores e para aprender e assumir em seguida.

Anônimo disse...

Ruben Magnano na cabeça!

Anônimo disse...

Larry Brown na seleção!!!!

Anônimo disse...

Eu num vejo isso como hora errada ...

Acho q ficar quieto e o brasil conseguir a vaga, tudo vai acabar, iremos com um time B p olimpíada e voltar p casa logo, logo ...

ainda acho q eh melhor esse cara vazar e o brasil ir forte na repescagem do q tudo acabar em pizza agora ...

cibele disse...

Acho que agora se o Brasil perder, muita gente vai falar: "Ah, perderam porque peitaram o técnico".

Ai sim vão deixar de mudar o técnico. hahaha

Anônimo disse...

Será ? Com esse técnico aí eu acho q o time perde de qq jeito ...

Acho q o Brasil nem estaria na semi se num fosse a peitada dos jogadores, p ser sincero ....

Mas se fizerem isso, aí realmente eu desisto de basquete e vou lá fabricar biquinis c o Melchíades uhauauhhau

Anônimo disse...

Aleluia espero sinceramente que o Lula e sua pessima comissão tecnica se retire/ou seja retirado da seleção brasileira
todas as changes do mundo estão sendo dadas do mundo estão sendo dadas ao brasil espero que saibam aproveitar
Com relação ao tecnico tem quer ser estrangeiro e preferencialmente europeu e a comissão tecnica muito boa em todos os sentidos e um ex-jogador com carisma que faça com que o relacionamento entre comissão e jogadores seja boa minha sugestão é o Rosa Branca
Minhas sugestões de tecnicos são essas:Zelmir Obradovic veja sua tragetoria e trabalho como tecnico
http://es.wikipedia.org/wiki/Zelimir_Obradovic (o curriculum fala por si só)
NIKOLIC Miroslav tecnico campeão mundial juvenil pela servia gostei muito de seu trabalho
Božidar Maljković
http://fr.wikipedia.org/wiki/Bo%C5%BEidar_Maljkovi%C4%87
são algumas boas opções

Anônimo disse...

Tem que trazer um técnico europeu... acredito que um americano não daria muito certo... por causa das características dos nossos jogadores.

Anônimo disse...

O momento foi infeliz, mas...

Para técnico realmente eve ser um americano de nome ou, pelo menos um treinador europeu ( novos conceitos) e Marcel como assistente.

Vamos torcer amanhã

Abraços

Anônimo disse...

Primeiro Lugar: Voto no técnico argentino que foi campeão olímpico.

Segundo Lugar: Um técnico europeu que dê ênfase na defesa.

Terceiro Lugar: Um técnico americano universitário que dê ênfase na defesa.

Anônimo disse...

Olha eu acho que o momento foi certo, sabem pq???? Se o Brasil perde amanhã, ele deixa pra falar depois, vão falar que os jogadores estão arrumando desculpinhas e tal... Sinceramente, foi num momento perfeito para cutucar Lula e Grego e dar força aos atletas... E quem sabe se não foi jogada dos jogadores, que pediram para que ele soltasse o verbo quando chegasse aki no Brasil!!!


Sobre treinadores, havia colocado umas listas de estreangeiros bons, como os argentinos, Julio Lamas e Rúben Magnano!!!

Os Sévios Zelimir Obradovic(Panathinaikos) e Alexander Trifunovic(Lietuvos Rytas).

O Croata Neven Spahija(Tau Ceramica).

E os italianos Ettore Messina(CSKA Moscou) e Stefano Pillastrini(VidiVici Bologna).

E o espanhol Joan Plaza(Real Madrid).

E tentaria trazer um assistente norte-americano pra treinar defesa e Marcel ou Rosa Branca para ser o Assistente técnico!!!

E dos assistentes norte-americanos iria nos especialistas de defesa como: Leon Rice(Gonzaga), Rob Burke(Georgetown) e Bernie Fine(Syracuse)

Essas seriam minhas apostas!!!

Anônimo disse...

1 - Phil Jackson
2 - Pat Riley
3 - Bernardinho
4 - Felipão
5 - kkkkkkk

Anônimo disse...

1 - Phil Jackson
2 - Pat Riley
3 - Bernardinho
4 - Felipão
5 - kkkkkkk

Anônimo disse...

bernardinho jah! heheh