sábado, 18 de agosto de 2007

Veio a primeira vitória. Splitter seja louvado



Mais uma vez, coube a nós acompanhar o jogo pelas estatísticas. Isso aumenta o risco de uma análise imprecisa, mas não dá para ignorar o assunto. Então vamos a alguns pontos de Brasil 79-67 Porto Rico.

- Desnecessário dizer que Tiago Splitter é o nome da noite - e vale lembrar que, entre mortos e feridos no fatídico Mundial, ele foi o único a se salvar. O pivô anotou 24 pontos, acertou 56% dos arremessos de quadra e 6/8 dos lances livres. Pegou cinco rebotes, o que é pouco, mas a seleção tem se dividido bem nesse fundamento - o time teve quatro jogadores com pelo menos seis rebotes e ganhou fácil a batalha coletiva por 41-25.

- O aproveitamento de 60.5% nos lances livres continua sendo inaceitável, pior até que o do Mundial, mas desta vez a culpa foi quase exclusiva de um jogador: Murilo (foto), que acertou apenas quatro de 13 (30.8%). Triste.

- Lula começou o jogo com Huertas ao lado de Valtinho no quinteto titular. Em tese, as formações com dois armadores me agradam, mas não acho que a gente tenha tempo para treinar isso a quatro dias do Pré-Olímpico. Melhor apostar no feijão-com-arroz.

- Valtinho melhorou em relação à estréia (sete rebotes, sendo três ofensivos, e quatro assistências), apesar de ter chutado mal (2/6, oito pontos). Huertas não compometeu, com seis pontos, mas não deu nenhum passe. Nezinho entrou, fez uma seqüência de lambanças e saiu.

- JP Batista, que tinha ficado em quadra por 27 minutos contra a Argentina, jogou apenas 12 desta vez. É um efeito evidente da da ótima atuação de Splitter, líder do Brasil em minutos na sexta-feira, com 36.

- Marcelinho estava em "dia não". Tentou seis bolas de três e só acertou uma (1/8 no total). Atuação ruim, exceto na ajuda dos rebotes (seis). Marquinhos também errou a mira (3/9, 0/4 de três), mas compensou com 5/6 nos lances livres, 10 rebotes e quatro assistências.

- Ao que parece, a defesa brasileira conseguiu segurar bem duas peças importantes de Porto Rico: Jose Juan Barea (três pontos, uma assistência, 16% nos chutes) e Elias Ayuso (oito pontos, 27% nos chutes). Bom sinal para o nosso lado.

- Num jogo em que os porto-riquenhos penaram nos rebotes, não entendo por que Angelo Reyes (foto) só atuou por nove minutos. Atleta deles que mais me impressionou no Pan, o ala pegou 14 rebotes na estréia contra o Canadá. Será que se machucou?

- No sábado, o Brasil volta à quadra. Cá entre nós, pouco me importa quem vai ser campeão - não é esse o propósito do torneio. Mas sair de Porto Rico com apenas uma vitória sobre os fregueses donos da casa não seria nada bom. Sendo assim, pau nos invictos canadenses, por favor.

9 comentários:

Anônimo disse...

Marcelinho Cagão Machado realmente estava abaixo de sua média nesta partida.
Para você ter uma idéia, o seu índice normal de aproveiamento para cestas de 3 é de 33.33%
Foi assim na partida anterior- preste atenção no Pré-Olímpico- mas nesta partida ele teve só 16.6%.

Também não entendi a ausência do JP "The Rock" Batista. Se a idéia é dar descanso aos jogadores, porque Splitter ficou tanto tempo em quadra? Qual é a importância desta vitória, dar confiança? Não creio.
Vá entender seu Lula El Ogro Cara de Areia Mijada!

Abraços!

Anônimo disse...

O que eu tinha falado antes. Nem Nêne nem LB, quem vai arrebentar é o Splitter. É o jogador mais consistente que nos temos. Joga sério todos os jogos, amistoso ou não. Concordo com o bigmanrj. Por que não aproveitar esses jogos para dar rítmo de jogo para todos? Vamos precisar muito do JP para descansar o Nêne e o Splitter. As vezes o Lula parece meio perdido. Não vemos coerência em sua maneira de dirigir o time.

Anônimo disse...

Cadê Nêne.. cadê o Barbosa..cadê o entrosamento entre eles o e time??? desse jeito o Brasil não vai mto longe...
O Murilo nunca foi bom nos lances livres, isso já falava o Byra Bello, ele parece que vai pular na hora.. é mto feio de ver...

Anônimo disse...

Nao entendo o motivo do Lula ate o momento, depois de 3 anos com esse elenco nao se curvar aos anseios de tantos basketeiros como eu, de dar uma(s) chance(s) ao Huertas como ja deu ao Nezinho e ao Valtinho, de jogar dirigindo a equipe com suas estrelas maximas, e nao na hora do recreio...ou jogando de só de 2 .... Por favor Lula, faça esta experiencia, o Huertas é o armador do elenco mais rodado internacionalmente - 3 anos de Espanhol jogando ate as semi-finais nas ultimas 2 temporadas, 3 anos de Europeu (Uleb Cup, Fiba Cup - campeao, e Euroliga), alem de MVP do Sulamericano de 2006. Ele não amarela na hora H, mas precisa de mais tempo em quadra e receber a confiança da comissao tecnica. O Valtinho e o Nezinho sao bons pra jogar no Brasil... jogar contra os gringos e lá fora é outro papo.O Valtinho nao aguenta marcar e ao mesmo tempo dar um bom ritmo pro time durante 30 e tantos minutos .....ele tem que optar, e a meu ver optou em nao marcar muito e jogar cadenciado, e desta forma os outros jogadores estao com dificuldades de receberem a bola em boas condiçoes de finalizaçao, pois fica mais facil a marcaçao num jogo estático... ja o Nezinho.....ja teve todas as chances do Lula. Fica aqui registrada a minha opiniao e de muitos outros basketeiros.

Anônimo disse...

fui o site da FIBA e o jogo ainda não começou, houve mudança de horario?

Rodrigo Alves disse...

Acho que já começou, mas o sistema de estatísticas em tempo real não está funcionando. Foi só eu elogiar...

Unknown disse...

O box score d eontem deve estar errado. Splitter pegou 10 rebotes, pelo menos no play by play

Anônimo disse...

bigmanrj,
diz ai e inveja mesmo, ne?

Anônimo disse...

Meu caro amigo armador, também fui armador na minha juventude, porém daqueles mediocres, medianos, que não faziam muita falta ao time quando estava contundido.
Era assim um Nezinho melhorado, pouco menos mediocre do que ele e com certeza não amarelava na hora H.
Quanto ao Lula colocar o Huertas de 1, jogando com pelo menos mais dois ou tres titulares ao mesmo tempo, creio que vai ser impossível vermos, pois para isso ele iria ter que assumir que o Nezinho só esta lá por que é seu protegido.
Seria ter que adimitir que ele é uma besta e que não soube (ou não quis) usar o Huertas na sua real posoição para não ter que deixar o Nezinho de fora da seleção.
Eu sei que é triste, que a grande maioria dos que aqui vem expor suas opiniões tem esse mesmo sentimento, de que o Lula e esta comissão técnica decorativa são incompetentes e bairristas.
Lamentrável para o Brasil e lamentável para nós que somos amantes do basquete e somos realmente apaixonados por este esporte.
Já pensei que fosse só por incompetência que o Lula (ou seria Mula) insistisse tanto com o (Ma)Nezinho, mas de um tempo para cá já penso que existem motivos excusos para isso.