terça-feira, 28 de agosto de 2007

Chega

Por Fábio Balassiano

Pode parecer oportunismo, crônica de ocasião. Não é. Quem acompanha este espaço sabe.

A seleção brasileira teve outra atuação patética, e isso não surpreende mais. Todas as partidas no Pré-Olímpico foram assim – pessimamente jogadas, coletivamente falando. Se derrotou Canadá (com sofrimento), Ilhas Virgens (com sofrimento) e Venezuela (um timeco), foi por causa da qualidade de Leandrinho – além dele, apenas Splitter registra mais de dez pontos por partida. E apenas isso.

Não faltam "apetite", "atitude", "coração" e "garra" ao time. Estes chavões dos quais os comentaristas adoram se valer servem para esconder, inutilmente, os erros de preparação, os erros de treinamento, os erros de escolha de Lula Ferreira e de sua comissão técnica. É inacreditável que qualquer time do mundo tenha mais padrão de jogo que o Brasil, que não tem uma única variação tática no ataque e a única que existe no outro setor (a defesa por zona) seja falha (vide os "clarões" no garrafão pós-rotações).

Tentei ser otimista antes do torneio. Depois do primeiro vexame contra o Canadá, meu irmão sacramentou: “Não vai dar”. Duvidei, disse que melhoraria. Errei. O Brasil não melhorou, não se classificará para Pequim via Las Vegas e tenho medo de que não consiga sequer uma vaga no Pré-Olímpico mundial do próximo ano.

Escrevi isso há um ano, após o fiasco no Mundial do Japão, e repito agora: o basquete brasileiro acabou. Parabéns, Grego! Solução? Há, lógico que há, mas é papo para outro texto.

13 comentários:

Anônimo disse...

DIRETAS JÁ! GREGO, LULA E CORJA, FORA JÁ! DÁ-LHE ARGENTINA...AHAHAHA

Unknown disse...

Concordo plenamente

Anônimo disse...

Tô pessimista contra o México.

Nolan Richardson é o técnico dos caras.

Nolan pra quem não se lembra era o cara que deu nó tático em coach K disputando a terceira final da NCAA em 4 anos, com Grant Hill bi-campeão. O jogo era na Carolina do norte, em Charlotte, umas 2 horas de Durham onde fica Duke. O então presidente dos EUA, Bill Clinton estava presente na partida.

Duke virou o jogo com 10 pontos na frente. Parou na defesa dos Razorbacks, perdendo por 76-72.

O melhor jogador que Nolan tinha em mãos era o Corliss Williamson!

Vai ser pedreira. Vai ser feio.

Anônimo disse...

Concordo plenamente Fábio. So uma ressalva:

Falta sim SANGUE NOS OLHOS desses jogadores.

São jogadores sem personalidade. E ainda com um treinador incompetente o resultado não poderia ser outro: DESASTRE TOTAL.

Anônimo disse...

Fabio tu tocastes num ponto que eu falo toda vez que escrevo aqui.
Para mim o Brasil tem o segundo melhor elenco desse torneio e com o vc falow é o pior time taticamente falando, mas agora ja nao acho que seja so do torneio o pior time.
Cara é triste ver esse time jogando, se o leandrinho tiver bem faz 30pontos e se alguem acompanhar ele, fazem mais laguns pontos e ganhamos o jogo, se ele tiver mal perdemos, pq ate as cestas do lenadrinho é ele que acha e nao é armado para ele.
TRiste galera, muito triste e, sabe o que é pior, se o brasil se classificar ainda o tecnico nas olimpiadas será o lula e o nezinho vai estar la com certeza

Fiel disse...

Eu procurei um site oficial do Lula Ferreira, mas nao achei .. que pena ! Ia perder meu tempo, enchendo ele de mensagens !
Sera que no site da CBB tem algum campo assim ? Eu acho que nao, a ultima vez que vi era um site bem porcaria ...

Alias, o MP deveria intervir nessas condederações, federações dos esportes aqui no Brasil, e como primeira medida, proibir a reeleição, alias, se impedisse a perpetuação ja estava de grande tamanho !
Os caras viram "donos" dos esportes, vide o Grego e o Ricardo teixeira ... bando de FDP !!!

Ha, e eu que sempre torço pro Brasil, e continuarei torcendo, sinceramente, nao sei se seria bom o Brasil se classificar ! Acho que nada mudaria, alias, perdendo ja é dificil de mudar, ganhando entao, nem se fala !

Abraços

Fiel

Anônimo disse...

Amigo Fábio Bala:

Não sei o que você acha, mas ouvir o Splitter dizer após o jogo que Porto Rico matou o estilo de jogo do Brasil é brincadeira. Salvo engano, a ÚNICA seleção do mundo que insiste em fazer do "fastbreak" sua forma de jogar é a nossa. O nosso problema é concentual. O basquete jogado no milagre do Pan de 87 está enterrado há muito tempo.

Mas não tem problema. A primeira medida do Grego vai ser demitir o Lula e efetivar o Guerrinha...

Abraço amigo.

Anônimo disse...

Vitor Sérgio, aquele que disse que o ótimo negeriano Mikel (Chelsea e destaque no Mundial sub-20 de 2005)era "caneleiro".

_____________

"Não faltam "apetite", "atitude", "coração" e "garra" ao time. Estes chavões dos quais os comentaristas adoram se valer servem para esconder, inutilmente, os erros de preparação, os erros de treinamento, os erros de escolha de Lula Ferreira e de sua comissão técnica."

Perfeito, Bala. Isso é comum nesses momentos de derrota esportiva. Esqueceu do "patriotismo" tb.

Abraço

Anônimo disse...

*nigeriano

Anônimo disse...

"Melhor" perder assim do que por 3 pontos, para depois o Lula falar que "foi nos detalhes, mas provamos que podemos competir de igual para igual com qualquer seleção do mundo..."

Meu sonho era o Brasil ficar em 5o, tirarem o Lula e chamarem o Rubén Magnano.

Pronto. Acordei.

Anônimo disse...

Vitor, o mais engraçado eh fazer fastbreak sem defesa uahuauhauhauh

Todo mundo fala do suns, mas o suns tem amare, raja bell, marion e tem uma defesa mto subestimada ...

agora, jogar no FB, jogando zona c todo mundo paralisado no garrafão é piada ... querer bater p dentro numa defesa c 5 negos eh mais engraçado ainda

uauhauhauhhua

O smallball do Nelson só deu certo pq ele conhecia o time do mavs como ng ... de resto, na FIBA o único time q joga assim é o brasil .. ridículo ..

Unknown disse...

Pois eh, Fabio, voce chegou na base de todos os problemas que nos acometem...
Essa falta de rigor tatico por parte da CT eh sintomatico, esta presente nao so no basquete, mas em todas as instituicoes brasileiras...
Presenciamos o 'jeitinho', o 'acochambrado' em qualquer canto do pais, eh cultural! Todo rigor teorico, todo um perfeccionismo eh posto a baixo em detrimento da 'forca de vontade', da 'raca', da 'atitude', fatores demasiadamente subjetivos para serem colocados como primordiais. O correto seria justamente o contrario, rigor teorico/tatico acima de tudo, mto. fudamento e afins!
O basquete, infelizmente, se tornou um microcosmo perfeito do nosso pais...

Anônimo disse...

Realmente, igual ao Rodrigo e o Fábio, tentei ser otimista. Tinha motivos para isso: Leandrinho e Nenê no time - experiência entre os grandes; Valtinho, Huertas, Guilherme e Splitter completariam a rotação. Até o JP, aqui de PE, apareceu bem. Tudo conspirava a favor. Quer dizer, quase tudo. Me esqueci do Lula, acreditando que mesmo com ele atrapalhando iríamos conseguir. Ledo engano. Ele fez mais do que atrapalhar: colocar o Nezinho é loucura. Deixar Huertas e Guilherme de fora para colocar esse "bosta" - me desculpem o termo - é uma piada. Diante da situação, embora ainda possamos ganhar a vaga - seja agora ou no pré-mundial - penso assim: ganhar a vaga vai deixar tudo na mesma. O Lula vai achar que tá certo, o Grego vai dizer: "fizemos um avanço, vamos a Pequim". Só que não ir tb não significa que vai mudar. Não mudou em Sydnei e nem em Atenas, pq iria mudar agora? Realmente o Fábio tem razão: o Basquete brasileiro, infelizmente acabou...