segunda-feira, 13 de agosto de 2007

As últimas (ou penúltimas?) da seleção

Amigos, acabo de conversar com Lula Ferreira por telefone. Em resumo, a situação é a seguinte: o técnico conta, a princípio, com os 12 jogadores que vêm treinando: Splitter, Batista, Murilo (pivôs), Leandrinho, Marcelinho, Alex, Guilherme, Marquinhos, Marcus (alas), Valtinho, Huertas e Nezinho (armadores). O que vier além disso, meus caros, é lucro.

Há um pouco de otimismo em relação ao Nenê, que garante ter recebido o aval do Denver, mas ainda não teve estipulado o valor do seguro. Anderson e Baby estão praticamente fora, porém ainda não descartados. Cortes e inscrições podem ser feitos até o dia 21. Confiram o que Lula disse:

Sobre o Nenê
"Agora precisam ser resolvidas as questões burocráticas. Pelo que tenho visto, acho que tudo vai se resolver, mas é difícil avaliar. A manifestação da vontade dele foi muito importante. Ele chegou cheio de gás, querendo jogar."

Sobre Varejão e Baby
"Não descartei ainda. Vou fazer um último contato com eles antes da viagem para ver como está a situação. O problema é que o procedimento administrativo é longo. Tem a renovação de contrato, o cálculo do seguro, o repasse à CBB, o depósito. Por mais que haja velocidade, não é uma velocidade boa para esta situação."

Até quando esperar?
"Estou trabalhando com a seguinte hipótese: o time embarca amanhã para Porto Rico, isso é uma certeza. O que puder ser agregado de valor adiante, a gente vai ver. Vou fazer o que for melhor para o time. É claro que seria importante a participação de todos os jogadores agora, nos treinos, mas o Pré-Olímpico é um torneio longo, de 10 jogos. E o Brasil tem que se classificar."

Caso Nenê, Varejão e Baby fiquem fora
"O grupo é este, nenhum outro nome será chamado. Neste caso, temos três jogadores que poderiam ajudar. O Guilherme já conversou com a gente. Ele jogou na posição 4 durante toda a temporada na Itália, e sempre se coloca à disposição - fez o mesmo na última Copa América, quando o Anderson machucou o ombro. O Marquinhos e o Marcus também podem jogar nessa função."

14 comentários:

Anônimo disse...

No site da Nba. tem uma notícia sobre a liberação do Nenê.
http://www.nba.com/news/443853.html

bem como no Site SporstsIllustraded

http://sportsillustrated.cnn.com/2007/basketball/nba/08/12/nene.brazil.ap/

Anônimo disse...

Pelas últimas notícias parece que o Lula vai esperar até a última hora um reforço...de qualquer modo deve ser mesmo o Nezinho o jogador a ser dispensado, uma vez que a falta de um pivô, irá demandar ajuda dos alas-pivôs...como disse o lula ao se referir ao guilherme, marquinhos e marcus, e na rotação da armação além dos armadores (Valtinho e Huertas), tem o Leandrinho e o Alex que podem ajudar.

Anônimo disse...

nene liberado, agora sim

Anônimo disse...

valor do seguro do nene US$ 18,2 mil, se eu não me ingano quase o triplo do seguro do leandrinho

Anônimo disse...

Sinceramente, me parece que o Murilo e o JP são melhores que o Baby, por mim nem chamava ele. O Murilo poderia jogar na NBA o mesmo que o Baby joga, ou seja, nada! Hehehehe...

Anônimo disse...

Ah, outra coisa, espero ver o machadinho no banco entrando só em alguns momentos pra chutar bola de três, que é a única característica do jogo dele que é top. De resto é aquela frouxura, aquela falta de explosão, aquele contra-aqtaque finalizado na bandeja, opa levou um toco dum anão... Se eu fosse o técnico ele seria o Steve Kerr brasileiro, entra chuta umas bolas e adiós volta pro banco. Já vi ele arrasando como na final do PAN e em outras ocasiões, mas quando o jogo é grande ele gela, amarela, a bola não entra, devia tomar aulas com o Robert Hory de como manter o sangue frio na decisão. Se formos contar com o jogo mostrado no PAn e esperarmos ganhar os jogos nos arremessos do Machado, perderemos para o time B da argentina, talvez nem consigamos superar a colocação do último PAN, 7º com esses mesmos bonecos. Espero, realmente, que a seleção cale a minha boca, dá-lhe Brasil...

Anônimo disse...

Respeito a opinião do Marexal, mas discordo dele. Acho que o Marcelinho Machado irá ser muito importante, na rotação dos alas para o Brasil, afinal ele tem no seu currículo o atleta que mais se destacou no título brasileiro conquistado pelo Rio de Janeiro/Telemar, grande destaque no Pan de 2003, na copa-américa de 2005, aonde foi eleito o melhor jogador,fez uma grande partida na semi vs EUA. Com certeza é um jogador que podemos chamar de buzzer beater, foram inúmeros lances durante toda sua carreira e todos nós lembrados daquela bola vs Turquia no mundial de 2002. Concordo com todos aqueles (me incluo) que já o criticaram por continuar arremessando em momentos aonde o seu % não era bom e mesmo assim ele continuava chutando. Mas esta última temporada na Lituânia fez muito bem a ele, que demonstrou um grande amadurecimento no momento certo de arremessar e numa melhor atenção em todos os fundamentos do jogo (fato que ficou claro nos jogos e nas suas entrevistas). Portanto acho um jogador dotado de grande capacidade de chute, seja ele direto ou após drible, grande capacidade de visualizar o jogo e passe muito preciso, enorme antecipação e noção de tempo na recuperação de bola, bom número de rebotes defensivos longos, portanto acho que com toda sua experiência e amadurecimento do seu jogo merece muito tempo de jogo na equipe, não se limitando a ser um jogador com função limitada e específica a um fundamento.

Anônimo disse...

Ah...Queria dizer que concordo no comentário do Marexal que tanto Murilo, quanto o JP são melhores que o Baby.

Anônimo disse...

VAI HAVER TELEVIS�O PARA O TORNEIO DE PORTO RICO?

Unknown disse...

o Nenê está confirmado!!

acho que o Lula já vai cortar um e viajar com 12

tomara que aconteça um milagre e o varejao consiga se acertar a ponto de vir, nem que seja de última hora ..

e creio que o JP será muito útil, principalmente nos jogos mais tranquilos (venezuela, ilhas virgens, panamá, uruguai) pra poupar ora o splitter ora o nenê .. e o murilo também vai entrar na rotação ..

só falta o varejao!!

Anônimo disse...

Com Nene a coisa fica mais fácil. Ou menos difícil!


Sobre o Marcelinho Machado. De fato ele não sabe(sabia) a hora de parar de chutar, mas essa característica dele é culpa dos técnicos brasileiros, que deixaram ele ficar assim.

E há de ressaltar que seu passe é acima da média, pode nos ser muito util

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso.(If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada.If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).

Anônimo disse...

Con 18200 $$ pagam a todas as meninas do feminino que ainda nao receberam.

Vergonhoso

Anônimo disse...

Eu pego no pé do Machado não é de hoje e acompanho ele desde 1999 em Winnipeg, quando ele arrasou o time dos EUA que tinha o Mike Moore, este que foi do Nets pro Kings, aliás, o Moore sofreu muito com o Josuel naquele jogo. Naquela época eu achei que tratava-se de um craque... depois acompanhei ele e seus poucos minutos numa pré-temporada com o Atlanta Hawks, menor que os minutos foram os outros números, parecidos com os do Marquinhos no Hornets, não chuta, não passa, não se apresenta pra nada, ah, alguns turnovers, isso sim. Se dar bem na liga nacional e contra a Turquia uma vez na vida, credencia pra alguma coisa, mas não faz do cara um craque. No último pré olímpico é que veio a grande decepção. Fez 34 contra o Canadá, mas entregou bolas fáceis tentando fazer passes pelas costas e na hora da definição quem chutou de três foi o Varejão. Contra Porto Rico nosso jogo fatal ele não apareceu pra jogar, simplesmente. O que eu já cobrava dele e continuo cobrando é que participe do jogo na hora boa e na ruim, que chute de três já que é ótimo nisso mas que venha ajudar na defesa. (Discordo do que falou o JP, pra mim ele é um péssimo reboteiro, mesmo com 2 metros).

Quando eu penso no jogo do Marcelinho e nossas chances no Pré, não posso de deixar de compará-lo ao Ginobili, ao Delfino que seja. Bah, quem aí entendido de basquete ia preferir o Machado aos dois Hermanos, ninguém eu acredito. A comparação com o Ginobili é cruel de mais para o nosso atleta. O Ginobili chuta dos três tão bem quanto, mas além disso rouba bolas fáceis e também as decisivas, pega rebotes, crava na cara dos pivôs, dribla como poucos e infiltra dum jeito que os americanos não sabem como pará-lo. É cruel a comparação para nós brasileiros, tratam-se de atletas em níveis muito diferentes, mas com o mesmo biotipo. Espero que o Machado se ajuste a um novo papel na seleção ajudando mais na defesa e sendo uma segunda ou terceira opção de ataque.

Mas quem sabe não é mesmo? As pessoas estão sempre evoluindo, o próprio Jordan foi rei depois dos trinta e o basquete é um esporte que propicia longa vida aos atletas. Que ele nesse PRÉ se mostre um atleta evoluído, vou ficar muito feliz de vê-lo nas olimpíadas do ano que vem, mostrando um jogo mais completo e solidário do que o que ele mostrou até hoje.

Dia 22 é contra o Canadá, entre em quadra quem entrar é Brasil!!!!