quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Uma derrota e vários pontos preocupantes


A caminhada rumo à vaga olímpica começou com uma derrota por 75-67 diante da Argentina. Na estréia da Copa Tuto Marchand, em Porto Rico, o Brasil não contou com Nenê, Leandrinho e Alex. Analisar qualquer jogo só pela estatística em tempo real é sempre um convite à armadilha. Ainda assim, vale destacar alguns pontos:

- Nenê não jogou porque está fazendo treinos específicos e trabalho físico. É difícil opinar de fora, mas eu acho que a gente precisa começar a usá-lo o quanto antes. Ele já vai chegar ao Pré-Olímpico com o ritmo de jogo prejudicado. Se não disputar os amistosos então...

- Quando ao Leandrinho, primeiro fui informado de que ele sentiu o cotovelo de novo. Após o jogo, Lula afirmou que o ala-armador estava apenas gripado e deve jogar na sexta-feira.

- Alex ainda se recupera da lesão. Esse eu já esperava que não jogasse.

- O cestinha do Brasil foi Marcelinho, que ficou 33 minutos em quadra (atrás apenas de Marquinhos) e fez 18 pontos, com 2/5 nos chutes de dois, 2/6 nos de três e 8/8 nos lances livres, além de seis rebotes.

- Destaque positivo para JP Batista, com 15 pontos (7/14), oito rebotes e duas roubadas. Com a volta de Nenê, contudo, ele perde minutos.

- Nezinho (13 minutos) jogou mais tempo que Huertas (9), e os dois foram muito discretos, pelo menos na estatística. Aliás, o titular Valtinho também decepcionou, com mais desperdícios (quatro) do que pontos (três) e assistências (três). Esse talvez seja o ponto mais preocupante do amistoso. Se nossos armadores não renderem bem em Las Vegas, tchau Pequim.

- Tiago Splitter teve atuação bastante sólida, com 11 pontos, oito rebotes, quatro roubadas e 100% de aproveitamento nos arremessos (5/5). Não é surpresa para ninguém. Só pecou nos lances livres (1/6).

- Falando nisso, o lance livre voltou a ser um ponto desesperador. O time acertou ridículos 56%, o que é absolutamente inaceitável.

- Pela Argentina, Scola brilhou com 23 pontos e 12 rebotes, seguido por Diego LoGrippo (17 pontos e seis rebotes). Delfino foi muito mal (3/16 nos arremessos) e Prigioni também não jogou nada (quatro pontos, todos em lances livres, e apenas duas assistências).

- A derrota em si não diz muita coisa, mas deu para ficar com uma pulga enorme atrás da orelha. É preciso corrigir erros e, por favor, botar Nenê e Leandrinho assim que possível. Quem sabe amanhã, contra Porto Rico.

32 comentários:

Marão Caetano disse...

continuano aki a caxa d comentarios do otro topico...

fui eu q falei q o nezinho ia entra 5 minutos em jogo ganho, mas eu me expressei mal
eu keria fala que, jah q ele tah lah, ele deveria entrar soh nessas condiçoes...

pq agnt sab q o kra vai entra mto tempo msm...

Marão Caetano disse...

rodrigo, corrige aí, o delfino acertou 1/8 nos arremessos de 2 pontos... de 3 pontos ele acerto 2/8

entao no total, ele acerto 3/16 nos arremessos...
eh q vc tah acostumado (assim como td mundo) com o boxscore da NBA ;P

Rodrigo Alves disse...

Valeu, Marão, já mudei lá. Abraço!

Marão Caetano disse...

hehehe por nada kra xD

abraço

Anônimo disse...

Pelo visto o seguro ainda não foi pago.

Nezinho é lastimável.
Arriba Argentina!!!!!!!!!

Anônimo disse...

bom comentario do bigmanrj, talvez o seguro do nene ainda estaja sendo acertado entao o cara nao joga...
o Brasil chutou ridiculos 56% dos lances livres, ou ainda , tirando os 8/8 do machado sobram 9/22 isto e, 41 % ou 13 pontos jogados fora....

Anônimo disse...

Eu tava pensando aqui com os meus botões, nada a ver com esse post, mas qual a possibilidade do Brasil pegar os Estados Unidos numa possível semi-final? Se isso acontecer babau olimpiada.

Anônimo disse...

concordo com o rodrigo alves ao dizer que comentar jogo so pelo box-score e complicado mas dizer que o Scola brilhou eu acho mais perigoso ainda.
o cara chutou 11/21 dos 2 pontos, 50% , mas isso foi 43 % dos chutes da argentina, quer dizer o cara chuta mais do que o resto do time todo, e o crazy shooter e o machado?
machado 18/34 pontos (53%) em 33 minutos
Scola 23/47 pontos (49%) em 34 minutos

Alfredo Lauria disse...

Eu juro que estou me esforçando para acreditar que o Nenê (e talvez até o Leandrinho) não deixou de jogar essa partida por causa de alguma imposição nas negociações do seguro.

Mas enfim...

Anônimo disse...

eu acho que o lula nao quer mostras jogo principalmente pra argentina entao resolveu nao usar os caras e vai soltar as feras no pre-olimpico.
ou isso ou o seguro...

Anônimo disse...

Até concordo com a atuação sólida do Splitter, mas as duas faltas logo no começo do primeiro quarto me deixou pensando "será que Splitter tb está sem rítmo ou é falta de entrosamento?"

Vai ser um looooooongo pré-olímpico.

Alfredo Lauria disse...

???,

Não entendi o porquê da desconfiança com o Scola e muito menos da comparação com o Machado.

Scola marcou 23 pontos e apanhou 12 rebotes, chutando 50% dos arremessos.

Marcelinho, analisando apenas pelas estatísticas, não teve uma atuação ruim, mas certamente foi menos eficiente do que o Scola nos arremessos de quadra (menos de 40%), fez menos pontos e apanhou menos rebotes.

Anônimo disse...

Afreldo (cade o neve?)
vou colocar os numeros pra voce de novo, presta atencao:
machado 18/34 pontos (53%) em 33 minutos
Scola 23/47 pontos (49%) em 34 minutos
voce quer comparar os numeros ? se o marcelo tivesse entao chutado 20 (ao inves de 5 ) teria feito 8 (como voce disse, 40%) ja o Scola se tivesse chutado 8 lances livres teria feito 4 e se tivesse chutado 6 bolas de tres teria feito "0", entao pra nao ficar dizendo isso ou aquilo eu coloquei os pontos no total, aqui vai de novo pra nao ter duvidas:
machado 18/34 pontos (53%) em 33 minutos
Scola 23/47 pontos (49%) em 34 minutos
agora voce acha mesmo que ele foi menos eficiente?

Anônimo disse...

pegou menos rebote? o machado (armador) pegou 6 rebotes defensivos, so ficando atras do proprio Scola (pivo) e do JP (pivo), cada um com 7

Anônimo disse...

pegou menos rebote? o machado (armador) pegou 6 rebotes defensivos, so ficando atras do proprio Scola (pivo) e do JP (pivo), cada um com 7

Anônimo disse...

Eu avisei no mundial q era pra mandar o lula e sua comissão tecnica embora e contratar um tecnico q saiba usar os GRANDES talentos q o time tem e PRINCIPALMETE NO BASKET MODERNO TEM Q DEFENDER E DEFENDER PRA DEPOIS ATACAR
mais ninguem fez nda os ''grandes'' Alex,Nezinho,Murilo continuam sendo convocados
Shamel,Renato,Jeferson,Michael,Fulvio......etc continuam preteridos por esses ''GRANDES'' CRAQUES do basket agora só nos resta rezar e muito tomara q leandrinho,nene,marcelinho machado(bom jogador q é Sub aproveitado pelo sr lula)marquinhos,guilherme façam grandes jogos e consigam nos classificar pra Pequim pq depender dessa comissão tecnica pode esquecer.
Sera q com a possivel classificação para Pequim o lula saira?
Eu sei a resposta não.(esse Grego é uma piada) Estaremos na olimpiada apenas de figuração e o sr Lula e sua comissão tomando bailes táticos d todo mundo

Rodrigo Alves disse...

Com Arroyo, Ayuso, Barea, Ramos & Cia, Porto Rico conseguiu a proeza de perder para o Canadá. O placar de 65-63 já seria baixo em quatro períodos, e o jogo ainda teve prorrogação! Deve ter sido uma beleza...

Anônimo disse...

Boa noite galera,

devo confessar que ler os coments foi muito engraçado deu até para ter uma ideia do jogo. Algo que me deixou preocupado, além das já citadas autações do Nezinho, e das não atuações de Leandrinho, Nene e Alex. Confesso que fiquei preocupado com os números do Marquinhos, pois no Pan tive a impressão deq ue ele não estava entrosado e nem tinha muitas jogadas para eles.

Caro ??? você é o COACH que costuma vir aqui no rebote, só pode, a escrita e a maneira de argumentar de vocês é muito parecida.

Luiz Fernando Paes disse...

“Leandro esta agripado, pero espero que vea acción mañana (viernes) frente a Puerto Rico”, dijo el dirigente Aluiso “Lulo” Ferreira de Brasil.

Nene se incorporo al equipo de Brasil el domingo pasado y el dirigente Ferreira dijo “vamos a llevarlo con mucha calma hasta que entre en las mejores condiciones físicas”.

Leandrinho gripado e Nenê ainda não bem fisicamente segundo o Lula.

Dificilmente se melhora em apenas um dia, mas seria bom ao menos alguns minutos dos dois, só para já ir pegando um embalo. Além do mais, o quinteto titular ainda sequer treinou junto.

Sobre o box score algumas considerações:

Murilo, 4 pontos e 2 rebotes em 24 min., ao menos deu dois tocos e roubou uma bola, cometendo apenas um erro.

Splitter e JP foram bem, mas precisam treinar o lance livre. 1/6 e 1/5 é ridículo.

Nas bolas de três, o crazy shooter da vez foi o Marquinhos com 2/9, enquanto o verdadeiro 'cs' foi razoável 2/6. Guilherme zerou em três tentativas.

Nossos armadores foram muito mal, precisamos do Leandrinho pra escoltar o Valtinho melhor.

E Nezinho com mais minutos que o Huertas .. ê Lula viu!

que venha Porto Rico (mordido pela derrota)

Anônimo disse...

Ronei, sacanegam tua, me fez ler os blogs desde o dia 4 de agosto, so pra ver como o COACH escreve e o cara nao deixou nem uma notinha.
serio mesmo, sentei aqui antes de dormir e fiquei uns 35 minutos lendo pra ver se era igual mesmo, so que nao tem nada.
Acabei achando que tem gente mesmo escrevendo com dois nomes, mas deixa pra la.
Eu andei escrevendo como Dikembe Mutombo ja tem um tempo, mas nao passou disso. e voce ? qual e o seu outro nome ? EZ ou anonimo?
boa noite e fica me devendo uma.

Anônimo disse...

eu de novo, fiquei com a pulga atras da orelha agora e acabei lendo , digo passando o olho por todos os blogs desde o dia 16 de julho (alemaozinho) e nem um alo do COACH.
Ronei, me diz ai , aonde voce leu os comentarios dele? tem outra pagina rolando?
sobre os nomes, aqui vai um fato curioso, tem uma porrada de nome no blog mas so 17 votos na pagina, sera que todo mundo tem mais de um nome?
Ronei, se encontrar o teu Coach, manda um abraco por mim.
boa noite

Anônimo disse...

Alguem sabe onde posso ver o regulamento desse pre-olimpico?

Sei que temos 10 times e se classificam 2 para as Olimpiadas, mas nao faco ideia como serao as fases de grupos, etc.

Procurei no site da FIBA, CBB e nao achei nada relevante!

Se alguem puder me ajudar, agradeco!

Abracos!

Leonardo Jr. disse...

Lá vamos nós novamente...pra exatamente onde é que ninguém sabe...

Anônimo disse...

Consegui achar o formato do pre-olimpico. Pra quem nao sabe, vou tentar resumir:

1a fase - Serao 10 times, em dois grupos de 5, jogando dentro do grupo. Classificam-se os 4 melhores de cada grupo.

2a fase - Os 8 classificados formam um grupo so, onde cada time joga contra os 4 classificados do outro grupo da 1a fase (!). Os quatro melhores dessa fase vao para semi-final.

Semi-final - Os 4 times fazem partida eliminatoria de acordo com a classificacao na 2a fase: 1o x 4o e 2o x 3o. O vencedor de cada partida vai para as Olimpiadas.

Observacao: Quem ficar nas 3a, 4a e 5a colocacao, ainda tem chances de ir para as Olimpiadas ao disputar uma mega repescagem com 4 europeus, 2 asiaticos, 2 africanos e 1 da oceania.

Espero ter ajudado!

Abracos!

Anônimo disse...

NA MINHA ÉPOCA DE JOGADOR DA AABB AQUI DE BRASÍLIA, TEVE UM JOGO QUE ERRAMOS MUITOS LANCES LIVRES. COMO "PUNIÇÃO" PASSAMOS DOIS TREINOS SÓ COM PARTE FÍSICA E LANCE LIVRES. O TREINADOR NOS FEZ FICAR REPETINDO: "LANCE LIVRE GANHA JOGO" A CADA ERRO. VEJAM AS ESTATÍSTICAS DE ACERTO DOS LANCES LIVRES DO KOBE, LEBRON, NOWITZIKI E OUTRAS ESTRELAS, SÃO SEMPRE PERTO OU SUPERIOR AOS 80% DE EFETIVIDADE. DEVERIA SER UM DETALHE SECUNDÁRIO, MAS AO QUE PARECE É MAIS UM PROBLEMA PARA NOSSA SELEÇÃO!!

Anônimo disse...

Caro ???, Eu não ligo muito para nick, posto sempre com o meu nome mesmo não tenho essa neura de não querer dizer quem eu sou por isso posto sempre com Meu nome mesmo, Ronei Junior ou quando to com muita preguiça só Ronei mesmo.

Agora sobre o Coach, depois que você apareceu, ele nunca mais fez um comentário aqui no Rebote, por isso, eu perguntei se tu era ele, só isso, era só dizer sim ou não.

Rodrigo Alves disse...

Baguete, só pra acrescentar:

Quando os quatro primeiros de cada grupo se classificam para a segunda fase, eles carregam os pontos da fase inicial, descartando apenas os pontos do jogo contra o time que foi eliminado. Ou seja, se você se classifica em quarto lugar, por exemplo, fica em situação dificílima para lutar na segunda fase e chegar à semifinal. Abraços.

Anônimo disse...

Caros,

a cada oportunidade de melhoria que o basquete brasileiro é exposto, infelizmente reforço minha desilusão e tristeza. e não digo isso especificamente em relação as incoerências na convocação, escalação e rotação por parte da DT da seleção. Isso é opinião pessoal e esse é um campo minado.

mas eu fico me perguntando, após ler um comentário do Bruno Lima no "Diariorkut". porra, a CBB tem assessoria de imprensa pra quê? cadê o posicionamento oficial sobre as ausências de Nenê e Leandrinho? são 2:50 da tarde e ninguém se pronunciou.
o Alex tudo bem, todos sabemos que é recuperação, mas qual a razão oficial dos outros terem ficado de fora? sendo que um deles, o Nenê, é quem mais precisa estar em quadra agora, pra recuperar ou mesmo, adquirir entrosamento.

em suma, acho que é um (outro) desrespeito ao fã, que acompanha diariamente a modalidade, por parte da direção técnica desta seleção. que recorrentemente é omissa, negligente, e infelizmente deveras incompetente, ao relacionar-se com qualquer oportunidade de melhoria e massificação do esporte.

Anônimo disse...

"Eu andei escrevendo como Dikembe Mutombo ja tem um tempo, mas nao passou disso. e voce ? qual e o seu outro nome ? EZ ou anonimo?"

???????

De novo essa história ?

Num foi vc. o cara q achou que eu era o texano há um tempo atrás ?

Cara, relaxa, sorria, arruma uma namorada e curta os textos da galera q estão cada vez melhores :D

Peça umas férias do trabalho, vá p arraial d'ajuda, sol, mar e tente me esquecer um pouquinho :D

Não sou o anônimo, não sou o texano e nenhum outro. Sou eu, e sempre eu. Tanto que já até escrevi mta merda aqui algumas das quais até me arrependo, mas ... sempre eu, sempre c meu nick, que são as 2 primeiras letras do meu nome e tb.um acrônimo mto usado em inglês para Easy.
Ez man! take ez :D

Anônimo disse...

Duas coisas. Eu nao gosto desse regulamento, é basicamente o mesmo de outras competições da FIBA, acho que ate a olimpiada é bem parecida, assim como o mundial, so que com uma quantidade maior de times, obviamente.

Agora, sobre essas discussoes, eu concordo com o EZ, a galera ta estressando atoa. Aqui as discussoes sempre foram alto nivel, e o mais importante é que temso muitos pontos de vistas divergentes, mas todos nos respeitamos, ou deveríamos.

E qto as viagens, se alguem quiser eu trampo com turismo, na cidade de sao paulo ...hahaha ! Descontinho especial galera !

abraços

Fiel

Anônimo disse...

Caro Rodrigo,

será que tem como sair um post novo antes do jogo, para a galera poder comentar durante o jogo,pois esse aqui já esta carregado.

Galera até as 21:30

Anônimo disse...

Nao entendo o motivo do Lula ate o momento, depois de 3 anos com esse elenco nao se curvar aos anseios de tantos basketeiros como eu, de dar uma(s) chance(s) ao Huertas como ja deu ao Nezinho e ao Valtinho, de jogar dirigindo a equipe com suas estrelas maximas, e nao na hora do recreio...ou jogando de só de 2 .... Por favor Lula, faça esta experiencia, o Huertas é o armador do elenco mais rodado internacionalmente - 3 anos de Espanhol jogando ate as semi-finais nas ultimas 2 temporadas, 3 anos de Europeu (Uleb Cup, Fiba Cup - campeao, e Euroliga), alem de MVP do Sulamericano de 2006. Ele não amarela na hora H, mas precisa de mais tempo em quadra e receber a confiança da comissao tecnica. O Valtinho e o Nezinho sao bons pra jogar no Brasil... jogar contra os gringos e lá fora é outro papo.O Valtinho nao aguenta marcar e ao mesmo tempo dar um bom ritmo pro time durante 30 e tantos minutos .....ele tem que optar, e a meu ver optou em nao marcar muito e jogar cadenciado, e desta forma os outros jogadores estao com dificuldades de receberem a bola em boas condiçoes de finalizaçao, pois fica mais facil a marcaçao num jogo estático... ja o Nezinho.....ja teve todas as chances do Lula. Fica aqui registrada a minha opiniao e de muitos outros basketeiros.