sábado, 4 de agosto de 2007

Sem Perkins, o gigante boa-praça


Quando me aproximei para falar com Sam Perkins, presenciei uma cena insólita. Os garotos que participavam da clínica assinavam autógrafos na camisa branca do ex-pivô do Seattle Sonics. Foi o jeito simpático que ele escolheu para dar uma força aos jovens. Tirou foto com todo mundo e saiu do ginásio com o troféu simbólico de boa-praça do evento.

- E aí, curtiu a passagem pelo Brasil e o trabalho em SP?
- Claro! Eu já tinha vindo aqui antes, em 1994 ou 95. Mas minha experiência aqui é sempre positiva. Os jogadores e técnicos da NBA ficam felizes quando podem ajudar da melhor maneira possível na evolução do basquete.

- O que achou do nível dos garotos aqui?
- Para meninos que têm 16 ou 17 anos, foi muito impressionante. Eles conhecem a estrutura do basquete. Não é um esporte difícil de praticar, mas há tanto conhecimento dentro dessas quatro linhas que você tem que aprender muito rápido. E eles superaram a minha expectativa. Fiquei surpreso com o conhecimento de jogo que eles têm aos 16 anos.

- Você era um jogador de garrafão, mas sempre saía para fazer os arremessos e ficou conhecido como um grande chutador. Hoje nós vemos vários jogadores fazendo isso na NBA e no basquete internacional. Dá para se considerar uma espécie de precursor?
- Não sei se fui um pioneiro. Provavelmente, outros antes de mim fizeram o mesmo. De maneira geral, você tenta usar sua habilidade e fazer o possível para se manter dentro da quadra. Quando eu jogava, tentava ser consistente dentro e fora do garrafão. Isso facilitava um pouco a estratégia da equipe. Os técnicos viam em mim algumas características de arremesso, então eu tentei melhorar a cada dia. Até que cheguei a um ponto em que tudo o que precisava fazer era dar um chute por jogo [risos], e um chute importante para o resultado. Hoje os caras ainda fazem isso. Temos vários alas-pivôs que jogam dentro e fora do garrafão, é uma onda.

3 comentários:

Anônimo disse...

foi uma grande jopgador!!jogo ao lado de lendas como magic jonson!reggie miller!shaw kemp gary payton!!eu lembro das séries entre bulls e indiana!!eu torcia para o bulls!!queria matar o perkins!!sempre colocava suas bolas de 3

Anônimo disse...

grande Sam Perkins.
eu gostava muito dele.

alguém sabe se é parente do
Kendrick Perkins? Ou nada a ver?

Anônimo disse...

Lembro do Perkins sempre que enchem a bola (com razão) do Horry. Estilos parecidos em alguns aspectos e uma vantagem para o Perkins...
Abraços aos companheiros.