domingo, 26 de agosto de 2007

Voltamos à estaca zero. E lá vêm os EUA...

Logo de cara, peço desculpas por ter "abandonado" o site no sábado, mas vocês, como sempre, deram conta do recado na caixinha. Muito bacana. Nada bacana, claro, foi a atuação do Brasil contra Ilhas Virgens. Confusa no ataque e relapsa na defesa, a equipe penou para derrotar um adversário limitadíssimo. A vitória, ao menos, nos livrou de uma tragédia antes do confronto com os americanos. Mas a performance foi muito preocupante.

Antes de entrar na análise da seleção, dê um clique aí ao lado e confira o recado que o Roby Porto gravou para a gente lá no ginásio da Universidade de Las Vegas, logo após a partida deste sábado, comentando a expectativa para o jogo contra os Estados Unidos.


Agora vamos ao que rolou contra a poderosa esquadra de Ilhas Virgens.

- Começo por um assunto que movimenta os comentários: infelizmente, Lula efetivou Nezinho como substituto de Valtinho. Eu de fato acreditei que a utilização do armador no último quarto contra a Venezuela tinha sido apenas para lhe dar ritmo - ok, vocês bem que me avisaram. Pelo visto, aquilo foi mesmo um vestibular, para esconder Huertas no banco e valorizar o jogador "de confiança", "protegido", seja lá qual for o termo.

- Leandrinho se destacou, com 36 pontos. A performance individual é louvável, mas significa que o equilíbrio ofensivo voltou a sumir, assim como na estréia. O cenário fica ainda mais desolador para quem viu, já na madrugada, a Argentina dando mais uma lição coletiva, agora contra o México.

- Outro tropeço de Lula foi ter colocado Marquinhos no segundo quarto, quando o Brasil vencia por apenas dois pontos. Pior ainda foi mantê-lo até mesmo com a volta de Marcelinho, a 2:50 do intervalo, numa formação com apenas um pivô. Marquinhos é bom jogador, tem um belo futuro pela frente na seleção brasileira, mas não tem conseguido render na competição. E não foi diferente no sábado. Com essa formação equivocada, levamos 16 pontos seguidos de Ilhas Virgens, o que absolutamente inadmissível.

- No terceiro período, uma formação também estranha (Nenê, Marcelinho, Alex, Leandrinho e Valtinho) acabou dando certo. O time apertou a defesa, roubou três bolas seguidas, acertou o jogo de transição e virou o placar. Mais que isso, chegou a abrir 11 pontos. Ali, sinceramente, eu achei que tudo estava sob controle.

- A vantagem chegou a 13 no último quarto, mas aí veio outra pane inexplicável. Outro pesadelo. O adversário chegou a cortar a diferença para três, e se não fosse um rebote ofensivo do Valtinho na reta final, não sei não...

- E agora, dá para ganhar dos Estados Unidos, que bateram Ilhas Virgens por 64 pontos? Bem, no esporte nada é impossível, mas tudo indica que teremos um longo domingo. Tomara que eu esteja errado.

38 comentários:

ccyy disse...

eu não intendo o q o lula tá fazendo nesse pré olimpico!!começo do ano eu participei de uma clinica q ele deu!!essas clinicas patrocinadas pela cbb!ele me pareceu um cara q intende muito de basquete!!+ pelo visto é só teoria!!na pratica ele é ultrapassado d+!!muito fraco!!qualquér tecnbico de pré mini faria um trabalho melhor do q o dele

cibele disse...

Legal o video do Roby! E parabéns mais uma vez pelos comentários, Rodrigo. Você chegou a comentar o jogo da Argentina também? Eu nem vi, fui dormir...

Enfim, não vou dizer o óbvio aqui se eu acho que o Brasil perde ou ganha. Só espero que percam com dignidade.

Mas queria te agradecer mais uma vez, dessa vez por causa do comentário que você fez sobre o Nezinho no BasketMania. Assisti vários programas, matérias e você foi o UNICO (pelo menos dos que eu vi) que comentou que o reserva tinha que ser o Huertas. Desculpe por criticar seus colegas jornalistas, mas a imprensa é muito conivente com a seleção e com os erros da mesma. Atribui os erros à panes, erros de funcionamento e não a erros de tática, de treinamento, de comando. Acho que se a seleção perde, a imprensa tem uma partezinha de culpa porque ao invés de criticar, endeusa, só vê os pontos positivos e fala besteira. Se tivessemos comentários mais críticos, mais construtivos, de repente esses caras se tocavam. A imprensa deve adorar esse Nezinho, ninguém fala que ele é inferior, ninguém fala dos erros dele.

Não repare minha revolta, sou jornalista e nova no mundo do basquete, então observo muito a imprensa. Mas estou estupefata com todo esse quadro. E confesso que sou fã do Huertas, então estou meio chateada também.

Anônimo disse...

Patético o Lula no que diz respeito ao Huertas. Não há explicação plausível para qualquer argumento a favor do Nezinho (ou seria Nézinho ?!). Já discordo com você Rodrigo, no que diz respeito ao Marquinhos. Acho que o problema dele é exatamente pouco tempo de jogo. Se não me engano, na primeira partida ele só jogou míseros 5 minutos. Além disso, em algumas vezes (como você destacou) ele tem entrado em formações no mínimo estranhas. Mas concordo que ele não tá rendendo metade do que sabe. Eu acho a situação dele mais ou menos como a do Delfino, geralmente não rende tudo que pode, mas em um jogo (como o de ontem)faz 20 pontos decisivos para a Argentina. Rodrigo, não tô muito por dentro do regulamento do torneio, mas quais são as chances de o Brasil pegar os EUA na semi-final (que de "semi" não tem nada...) ? No mais, parabéns pela cobertura de ontem, muito bacana.
É isso... grande abraço!

P.S: Só estou curioso para ver o rendimento de Ne(é)zinho hoje contra Williams, Kidd e Billups...

Anônimo disse...

Cara infelismente acho que vamos pegar um sacode da seleção americana, ja to ate vendo, o marcelinho querendo ser heroi chutando todas, o lula botando o nezinho para marcar o kidd.
estou verdadeiramente com medo que os EUa mantenham a media de mais de 40 pontos de diferença contra os adversarios. Espero estar errado e percamos de uns 15 a 20. Tenho a convicção que nao temos chances nenhuma de ganhar. Abraços

Anônimo disse...

Caros colegas
Infelizmente parece que alguns nâo entenderam minha ironia quando " sugeri" qque Huertas, Guilherme e JP voltassem para o Brasil.
Apenas quiz criar uma figura de imagem paa demonstrar minha insatisfaçÃo com o célebro lilipuniano de nosso treinador em não usar ( ou usar muito pouco, no caso de JP)jogadores de grande categoria e experiência internacional.
Ganhar das Ilhas que são virgens por tal diferença é demais.
Eles, da comissão, deveriam pelo menos ter a humildade de reconhecer que o time jogou péssimo e foi mal mexido.Seja como form, acho que não pode piorar.
Vamos confiar
Abraços

PS: pelo amor de Deus, Huertas, guilherme e JP FIQUEM, talvez um santo ilumine nosso treinador(?) e voces serão muito uteis em momentos decisivos.

Anônimo disse...

Parabéns Rodrigo pelos comentários no SPORTV.

Finalmente uma crítica incisiva a essa palahaçada que o Lula vem fazendo nesse pré-olímpico.

Não adianta nada depois chorar pelo leite derramado.

Infelizmente, pelas atuações até agora da seleção, nossa classificação vai depender basicamente do fator sorte nos momentos decisivos.

E outra. O Dantoni no Suns (tudo bem que os reserva não são lá essas coisas) basicamente trabalha com 7 jogadores por jogo. Resultado: muito padrão tático.

Já o Lula faz uma rodízio que ninguém pega ritmo com ninguém.

Nossa seleção não tem o talento da americana (tudo craque) pra fazer essas constantes rotações. Ele deveria dar mais tempo em quadra pros principais jogadores e não igualar tempo de todo mundo.

Anônimo disse...

Rodrigo,felismente vc ainda é o único que critica sem médias.O Bira só fala o óbvio,o Hélio as mesmas frases superadas como ele, e o Miguel....bem este......
Agora,uma coisa é certa o Brasil não tem uma formaçào definida e nem trocas definidas.O Nene mais uma vez(lembram se do último pré olimpico?)não esta jogando nada do que dele se espera. Penso que se ele saisse com time definido desde o torneio de Porto Rico com Nene,Spliter,Leandro,Valtinho e Marquinhos,com certeza a situaçào poderia ser outra.Vc se esqueceu de falar que as ISV não jogou um dos seus melhores, e que a sua troca é limitadissima,o que gera, um desgaste terrível para os da equipe base.Estou achando que a classificação esta dificil.

Anônimo disse...

Pessoal
NÂO SOU ANÔNIMO
O comentário sobre a ironia da volta de Huertas, guilherme e JP, bem como o apelo para que FIQUEM, foi meu, RICARDO ESTEVÃO.

É que na pressa enviei o comentário sem preencher o campo do nome do usuário.

Abraços

Unknown disse...

Já leram a coluna de hoje do professor Paulo Murilo (http://paulomurilo.blogspot.com/)? Muito boa.

O endeusado Nenê me parece um peladeiro, capaz de grandes macaquices, mas que na hora de jogar sério e deixar a bola lá dentro acaba errando enterrada desnecessária. Sinceramente, eu prefiro o jogo simples e sério de JP.

Defesa séria o tempo todo, cadência no ritmo do jogo, jogo coletivo, simples e objetivo. Sem firulas. É isso que eu gostaria de ver na nossa Seleção.

Anônimo disse...

Oi Rodrigo,
parabéns pela lucidez e sobretudo pela coragem.O Brsil, de um modo geral, necessita dessa ousadia em não temer falar,exorcizando o fenômeno ditadura nas nossas vidas.
Falando de basket,nós temos um técnico confuso,com um time confuso, o que resulta numa postura confusa nos jogadores. Exemplo disso é que o valiozíssimo JP,depois de ser sondado pelo Danie Angie dos Celtics, quer mostrar serviço, enquanto o que atraiu nele foi a regularidade e a frieza,mas ontem pela primeira vez vi o JP pegar o primeiro passe do ataque e tentar uma cesta com a defesa montada e ANDAR.
Mas como um técnico confuso pode chegar no jogador e dizer "olha tenha calma que o que atraiu nos celtics..."?
Como um técnico que deixa o Nénê convocar o Valtinho pode organizar o jogo de um time?
O Nezinho é uma aposta ou o Lula está fazendo uma aposta com o Nenê que o esquelético Nezinho pode jogar na seleção?
O Lula se sente obrigado a botar o fraco Marquinhos em quadra porque ele ficou fora um tempão na seleção?
Eu faria mais uma dezena de questões,pois, quando a coisa é confusa,só se resta se perguntar´.
Mas o Lula não podia ser diferente,porque o Grego é tão confuso quanto ele.Mas isso é outro comentário...
Abraço

Anônimo disse...

Brasil vai ganhar hoje.

Até porque já coloquei a camisa do LeBron no freezer. Hoje ele vai ter 0/7 4 PF e 5 TO.

Anônimo disse...

Desculpem amigos!
Apesar de elogiar e gostar do Rodrigo, ainda não tive a resposta que fiz sobre o caso Huertas/Guilherme e Lula/Nezinho que fiz no outro post.

Sobre essa questão do Lula ser incompetente isso não é novidade pra ninguém e sua teimosia bastante conhecida.

Ele gosta de mostra de quem manda é ele e ponto final.
Parece uma necessidade para mostrar sua masculinidade sei lá.

Lembremo-nos do mundial, onde o mundo já havia percebido que o Leandrinho jogando de 1 não funcionava (aliás o próprio Leandrinho deixou clara sua insatisfação quanto a isso), mas o Lula o deixou lá e conseguimos conquistar com grande maestria o 17º lugar naquele torneio.

E o Lula? Nem aí, perdeu, mas mostrou quem mandava!

E agora a mesma coisa. Me lembro de já ter lido aqui alguém que dizia para os mais afoitos não se iludirem com o Nezinho ter ido mal no torneio de Porto Rico e não ter jogado o 1º jogo do pré.

Sabia que o Lula ia, em algum momento, mostrar para todos quem manda na seleção: ELE e só.

E assim, vamos levando sufoco das ISV, na segunda fase mais sufoco e, quem sabe, com muita sorte, a tão sonhada classificação.

E nas Olimpiadas, teremos ele novamente, com mais alguma invenção magica.

Sinto muito por jogadores que jogam longe dessa zona que é nosso basquete no Brasil, que jogam fora do Brasil com técnicos, comissões técnicas e estruturas de primeirissíma linha e tem que se sujeitar a ser treinados, orientados e conduzido por isso que temos na seleção brasileira.

Acorda Brasil!

Rodrigo Alves disse...

Valeu pela força aí, pessoal.

Cibele, não comentei o jogo da Argentina não, até porque eu tinha que fazer a crônica para a Globo.com.

Fábio, na segunda fase os times de um grupo enfrentam os do outro, e há uma classificação geral. Se os EUA ficarem em primeiro e o Brasil, em quarto, teremos o confronto na semifinal.

Texano, seca daí que a gente seca daqui. Mas é melhor botar pelo menos mais uma meia dúzia de camisas nesse freezer, hein!

Anônimo disse...

Infelizmente só tenho a do LeBron hehehehe!

Rodrigo Alves disse...

Paty, desculpa não ter respondido antes, são tantas questões que às vezes eu me enrolo.

O Huertas não tem nenhum problema físico, a opção por Nezinho é meramente técnica e tática do Lula.

O Guilherme fez uma cirurgia na boca e por isso não jogou o Pan. Como estava sem ritmo, Lula optou por colocá-lo menos em quadra.

Anônimo disse...

O LULA tem que ser MACHO pra cacete hoje no jogo contra os EUA e manter no jogo o Nezinho na hora em que o Valtinho cansar (ou será que vai poupá-lo?).Se puser o Huertas na hora do sufoco , vai demonstrar a sua real personalidade: um grande sacana FDP. Se dirigir a equipe(pra mim já não é mais uma equipe e sim um amontoado de bons jogadores muito mal aproveitados) com o seu jeitão COCquiniano, toma uma tunda de mais de 40 pontos, fora o baile.

Vai lá LULA, mostra a tua cara!

Anônimo disse...

Pergunta ao GREGO - o Presidente da CBB:
Voce contratou o Lula e a comissão tecnica com carta branca, a ponto de fazerem o que bem entendem ou que lhes interessa?
Onde fica a seleção brasileira?
Como fica o basquete brasileiro?
Quem vai responder ou no c... de quem vai arder se mais uma vez não chegarmos lá?
Acorda Grego, vc não é a rainha da Inglaterra nem o Lulla Presidente do Brasil, vc é o responsavel pelo basquete brasileiro.
É no teu c... que vai arder.
Seja presidente. Aja.
A comissão tecnica está perdida, ou se perdendo, ou sei lá o que mais...

Anônimo disse...

Boa Luis Vicente, mandou bem.
O Grego tem que mostrar que manda e não se esconder atras do Lula. Ele é o maior dirigente e maior responsavel pelo nosso basketball.
Gostaria de saber a opinião de voces basketeiros e do Rodrigo a respeito disso.

Rodrigo Alves disse...

Então vocês esperam uma ação do Grego para salvar o nosso basquete? Amigos, é melhor esperar sentado... abraços!

cibele disse...

texano, to rindo muito aqui com o lance da camiseta no freezer hehehe
que pena que você só tem uma...

e só botar as camisetas deles no freezer não adianta se o brasil repetir a performance de ontem. bota uma camiseta do lula no forno ai, pra ver se esquenta hahaha

Anônimo disse...

Rodrigo, eu tambem acho que o Grego se puder se esconder atras do Lula, se fingir de morto, faz isso mesmo. Só que desta vez ele estará pondo sua cabeça a premio e seu futuro e o do basket brasileiro em jogo, por mais que ele tente se esquivar.
É uma grande oportunidade dele se manifestar e agir como Presidente da CBB.
Fica lançado aqui essa provocação:
Grego vc é um homem ou um rato?

Rodrigo Alves disse...

O futuro do basquete brasileiro pode estar em jogo, mas a cabeça do Grego não. A posição dele é muito confortável. Com as federações estaduais sob controle, ele pode se perpetuar no poder até quando quiser.

Anônimo disse...

Rodrigo:O Grego terá sim uma parcela de culpa se o Brasil não se classificar,vc observa a CT não se conversam,o Lula sem expressão alguma dirigindo o time,sente se nele uma posição desconfortavel "como o que eu estou fazendo aqui"?E se der uma chamada na equipe para onde vou?Pobre basket brasileiro.
Vc se esqueceu de dizer que o Brasil cresceu a marcação porque os ISV morreram fisicamente no terceiro quarto.Usaram o jogo todo 8 jogadores

Rodrigo Alves disse...

Em nenhum momento eu disse que ele não terá parcela de culpa. Aliás, a parecela dele é a maior de todas, sem dúvida.

Unknown disse...

Acho que o Lula coloca o Nezinho como reserva do Valtinho porque caso o Nezinho renda bem (o que é bem difícil) ele poder jogar na cara dos outros que sabia o que tava fazendo.

Se o Brasil não se classificar o Lula sai da seleção? Há males que vem pra bem...

Apesar que eu acho que muitos jogadores (menos o Nezinho) merecem disputar as Olimpíadas.

PS: Parece que o Marcelinho não cansa de forçar chutes...

Clovim disse...

Sinceramente, estou cansado dessa comissão técnica, que não sabe o que faz em quadra e pouco sabe sobre basket!!!

Convenhamos, se continuar nesse estilo... Um amontoado de ótimos jogadores, nunk iremos evoluir e nunk iremos disputar os principais títulos!!!

Meu Deus, estou preocupado com o futuro do basket e da seleção... Não sei se torço para irmos às Olimpíadas ou se percamos, para que essa bosta caia fora... Sai fora Lula Molusco!!! KKKKKKKKKKKKK!!!

Um abração Rodrigo e Galera!!!

Anônimo disse...

Vamos nessa Brasil e jogadores brasileiros.
É somente com voces que contamos.
Chega de gregos, moluscos, litle war, flavius davides
Cada um por sí e Deus por todos nós.
Que voces jogadores com o talento que tem se superem e possam quem sabe nos dar um pouco de alegria e orgulho de ser brasileiros !

Anônimo disse...

Se metade do que foi escrito aqui chegasse aos ouvidos dos dirigentes, comissão tecnica e principalmente do povo basqueteiro brasileiro, já teremos feito muito para iniciar de fato uma mudança de rumos.Só com a sociedade civil se manifestando e com a divulgação do que sentimos e pensamos é que veremos mudanças. É histórico.
CANSEI ! Basta! Mudanças já!

Anônimo disse...

O Grego domina as federações sim Rodrigo, mas não são todas e tudo indica que vai ter levante de novo.
Da ultima vez bateu na trave, próxima eleição tem que dar certo.
Fora grego!!!

Rodrigo Alves disse...

No fim das contas, ele sempre dá um jeito, mas torço para que você esteja certo, marco. Tomara!

Anônimo disse...

Cadê voce GREGO?
Tá em que planeta? Em Marte?
Aqui na Terra e pelos lados do basketball brasileiro a coisa tá brava.
De que adianta pagar os altos seguros das feras brasileiras para poderem jogar se deixa esses incompetentes dirigirem a nossa seleção, como se fosse o time do bairro deles?
ASSUME !

Rodrigo Alves disse...

Vejo no fórum do Draft Brasil que o Texano REALMENTE botou a camisa do LeBron no freezer. Confiram:

http://img.photobucket.com/albums/v373/Diggle/DSCN0582.jpg

Anônimo disse...

Só para descontrair um pouco...ontem li em site "infiltrações virginianas", o que não deixa de ser engraçado, e vcs viram o Kamerichs da Argentina, tá a cara daquele ator do filme Borat..rss

Anônimo disse...

Vale tudo ora! rs

Só não vale... bom vcs sabem ;)

Anônimo disse...

HAhahaha farei o mesmo e botarei minha camisa do Kobe no Freezer. Mas ainda sobram Carmelo, Howard, Stoud, Redd, Miller, Billups........ Haja ansiedade pra esse jogo!

Anônimo disse...

Na mesma linha descontraida, e parafraseando a ministra do Lula sobre a CRISE aérea (duplo sentido?):
"Relaxa e Goza"

Anônimo disse...

O Brasil continua deslumbrado pela NBA. Vale dizer que Nenê vem jogando muito mal e Leandrinho, apesar das noites com mais de 30 pontos, comete erros infantis no ataque.

Em certos momentos espera-se dele (LB) mais controle de jogo e menos afobação. O craque está forçando muitas jogadas que em mãos argentinas não seriam sequer arriscadas. Analisem quantos TOs nasceram das mãos de LB e Nenê e ficarão pasmos.

Sinto que a NBA tem um poder sobre a mídia e sobre o torcedor brasileiro que, geralmente, é deslumbrado e acha os EUA o melhor lugar do mundo (para viver, mas também matar, vale lembrar).

Murilo Becker e JP Batista são aqueles que erram menos no nosso garrafão, mas continuam sendo malhados por tudo e por todos. "Murilo titular? O Lula é maluco..."

Caso Murilo seja efetivado pelo Maccabi talvez muitos mudem de opinião. Já JP, caso consiga um 'try-out' nos Celtics...

A grande questão: Serão a publicidade e o 'establishment' da liga tão fortes que fazem com que qualquer jogador da NBA seja endeusado quando participa de um torneio FIBA?

ps: passe perfeito de JP 'no look' no topo do garrafão encontra Nenê livre debaixo da cesta. A bola escapa... que coisa feia para um atleta de NBA!

Anônimo disse...

apenas lembrando que nene esta MUITO fora de forma. Ou voce espera que alguem que esta a 3 meses sem pegar numa bola de basquete consiga fazer médias de 15 pontos / 10 rebotes em cada jogo, que é a capacidade do nene em plenas condições de jogo. Para quem acompanha NBA o Nene esta jogando a mesma coisa de quando ele estava fora de forma, ele deslanchou apenas depois da metade de janeiro/ começo de fevereiro.