sábado, 1 de setembro de 2007

Duas visões distintas sobre o jogo de hoje

Os colunistas do Rebote têm opiniões diferentes (o que é sempre bom) sobre o valor de uma vitória contra a Argentina e, conseqüentemente, a vaga em Pequim. Leia os textos e diga o que você pensa lá na caixinha.



Ao acaso

Não torcerei contra.

Não consigo. Mas tampouco compactuo com o dizer "é o jogo da década". Falar que é uma partida decisiva, que vale vaga olímpica, é o óbvio ululante, o trivial, mas pode-se perder o principal: os erros cometidos não só pela seleção, mas por toda a estrutura corrompida da modalidade nos últimos 15 anos. Definitivamente, este fim não pode validar o meio, nem que este meio signifique uma chance de voltar aos Jogos Olímpicos.

Nenê, Leandrinho e Alex, por exemplo e entre outros, mereceriam conduzir a seleção a Pequim, mas não é fácil dissociar suas imagens da de Grego, que com certeza se vangloriará de que o processo de renovação foi bem feito, que uma penca de jogadores surgiu em sua administração, que o Brasil possui time de alto nível por mais 10 anos e que mais bons valores virão das categorias de base.

Torcer contra pode significar a não compactuação com essa bandalha politiqueira da CBB, não bater palmas para a leseira tática que assola os técnicos do país e que alguém (COB ou Ministério dos Esportes) inicie uma revolução não-silenciosa na modalidade. Torcer a favor é a triste constatação de que, por mais que tenhamos atletas espalhados pelo mundo, uma possível cadeira cativa em Pequim e dinheiro público rolando solto nos cofres da entidade máxima, nada se modificará. Minha conclusão, se é que se pode chamar assim, é que o basquete brasileiro não mudará com vitória ou derrota nesta tarde. Deixemos ao acaso.



O início

Torcerei a favor.

Não no sentido patriótico, muito menos por achar que o mundo do basquete é cor-de-rosa e merece nosso apoio incondicional. Torcerei a favor porque estou absolutamente convencido de que a ida a Pequim não é um objetivo final. É apenas o começo. Se haverá meio e fim depois, não dá para saber. Mas o Brasil x Argentina de hoje é sim, na minha opinião, o jogo da década. É a nossa maior chance de iniciar a mudança.

Se ganharmos, Grego ficará aí até 2009, pelo menos. Se perdermos, também. Ninguém é ingênuo o suficiente para achar que a vaga olímpica significa faxina imediata ou esconde a lama em que patinamos. Mas o pensamento crítico perde força se não tem um alvo para atingir. Cada vez mais acredito que a revolução no basquete será feita de fora para dentro. O problema é que, hoje, o "dentro" ainda é muito mais forte que o "fora".

Para inverter o quadro, é preciso massificar a modalidade. O processo é longo, claro que é, e jamais terá efeito se não passar pelos Jogos Olímpicos. Ficar 16 anos longe do maior palco esportivo mundial significa afastar da bola laranja toda uma geração de torcedores. Como manter o interesse por algo que não existe?

Na esteira da massificação, os dirigentes vão se vangloriar, os técnicos vão pregar um otimismo cego, a turma nociva vai tirar proveito. E nós, neste ou em qualquer canto, vamos continuar contestando. Só que, aos poucos, para um público cada vez maior, capaz de tirar o basquete do gueto e, enfim, pressionar pela mudança. Dito isso, pau nos hermanos.

32 comentários:

Basquete Brasil disse...

Prezados Fabio e Rodrigo,belo trabalho o de voces neste Pré-Olimpico,jornalismo de primeira e que me dá enorme prazer de acompanhar.Apesar de tudo de ruim que vem assolando a modalidade,e de me ver na possibilidade real de torcer contra,ainda,e bem lá no fundo comungo com a posição do Fabio,ao acaso.Um abração a ambos,e mais uma vez,parabéns.Paulo Murilo.

Anônimo disse...

Entiendo que finalmente veis que el problema NO es Nezinho, Marcelinho Machado o Lula... realmente a CBB con Grego es la verdadera culpable de que el baloncesto brasileño este en el fondo del pozo.

Solo comentar para los bloggers que la diferencia entre Rodrigo y los demas comentaristas es que Rodrigo no es, ni ha sido tecnico de basquet y los otros si. Creo recordar que en el mundial femenino Bassul (tecnico ahora de la seleccion) critico a Barbosa y eso genero mucha polemica.

Esto es como los medicos que ninguno habla mal del otro.

Un abrazo

P.D: Yo estoy contra, no por os jugadores ni por el pais pero si por la comision tecnica y la confederacion. La estructura no merece ir a la olimpiada.

Anônimo disse...

Senhores, é preciso entender que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...

O Grego e sua administração catastrófica constituem um (o principal) problema; a estrutura de eleição da CBB (como em tantas outras confederações dos mais diversos esportes) outro e, por fim, o Lula e sua permanência já há muito desnecessária, um terceiro.

Mas a classificação ou não neste sábado, apesar de estar diretamente relacionada a todos eles, não deve ser analisada apenas em função dos fatores extra-quadra - Há dez caras aqui dando a vida por essa vitória e essa chance, tenham certeza.

Só por isso, eu diria que sim, trata-se do jogo da década para o nosso basquete.

Pra mim, que tenho 34 anos, 27 de basquete e quinze de jornalismo, um terço de minha vida sem nossa seleção em jogos olímpicos é sofrimento demais. Só eu sei como gostaria de ter gritado "Brasil!" em Atenas, em vez de ter torcido pelos argentinos...

Então a questão esportiva, neste caso, me parece estar acima de qualquer problema ou busca por solução. E o sucesso amanhã, em que acredito piamente, deve ser creditado aos dez caras que estarão em quadra.

Que eles vençam e - tão importante quanto - que suas vozes se elevem depois para que todos saibam claramente das mazelas do nosso basquete. Porque com tudo que se viu aqui em Las Vegas, uma coisa é certa - cabe a eles não somente a responsabilidade em quadra amanhã, mas também depois, de não compactuar com tudo de errado que todos nós, que estamos cansados de saber, lutamos contra.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Torço pro Brasil não soh pra se classificar pras Olimpiadas, mas pela re-estruturação na CBB! Eh mto pensamento positivo hoje galera! Muito mesmo!
Avante Brasil!

Elemento disse...

Concordo com você Rodrigo. Vai ser bom se o Brasil ganhar e vou torcer sinceramente por isso. Porém, a tese do Fábio faz sentido também, por outro ângulo. Resta saber se o fim do poço chegou ou não (eu acho que não ainda... Dá pra descer mais...). E mais, mesmo que o fundo do poço chegue, isso será o suficiente para que Grego e Lula criem vergonha na cara? Não sei. Temo que talvez não...

Mas vamos nos mobilizarmos. Se os jogadores não afinarem e a gente pressionar - como já fazemos - quem sabe...

Anônimo disse...

Fábio, tô contigo e num abro, como já me expressei algumas caixinhas atrás. Acho q se o brasil se classificar, o Lula fica e os jogadores caem.

É RIDÍCULO!

Anônimo disse...

Rodrigo, discordo de vc pelo simples motivo. Gente que não presta, incompetente e arrogante, se apega ao mínimo para se vangloriar. Caso o time consiga a vaga, a qq crítica recebida, sempre ouviremos a resposta "Mas coloquei o time na olimpíada, num coloquei ?"

Se os caras acham q fizerem um bom trabalho no mundial, como o 17o. lugar, imagina chegar na final do pré olímpico ?

Anônimo disse...

Muito oportuno o comentário do colega Edu Mendonça. Apesar da CT, apesar da CBB, Grego e outros males que assolam nosso basquete, na quadra hoje, serão dez atletas com um único objetivo que é calssificar o Brasil para a olimpíada. Pensemos neles. Nas didiculdades que tiveram durante o certame, nas dificuldades que tiveram e terão dentro de quadra. Se é difícil torcer pela CBB e pelo Grego, que torçamos pelo suor derramado de cada um que estiver na quadra representando o Brasil hoje. Tenho certeza que ninguém fará corpo mole e que darão tudo de si!

Anônimo disse...

Apenas uma reflexão ...

boa parte dos jogadores da seleção, os bons, foram jogadores formados fora do país ... Nenê abandonou o vasco, splitter foi mto cedo p europa, guilherme, JP ....

Eu já acho uma injustiça esses carsa jogaram pela CBB, sendo que tudo o q eles conseguiram foi praticamente por si só .. arrumando briga com boa parte do pessoal aqui .. Eu acho uma injustiça tremenda,agora, o time conseguir a vaga e atestar que tudo está bem. Ninguém vai olhar para o LIXO que é o basquete no nosso país, desde formação de atletas aos campeonatos sem fim, ginasios precários e qualidade técnica ridícula. Acho sim que a volta do Nenê por mais que o cara seja mala, foi sim um sinal de revolta, onde ele deixou claro nas entrevistas. É inadimissível o basquete no país nessas condições enquanto jogadores milionários representem tudo como se estivesse tudo bem. Pensem nos pivôs país a fora tendo q viajar de ônibus pequenos para ir jogar, os treinos de fila de bandeja e os jogos em ginásios vazios.

Acho uma injustiça mto, mto grande. Não pelos jogadores que tlvz conquistem a vaga, mas realmente por isso tapar o buraco e esconder p debaixo do tapete toda a sujeira que existe no (inexistente ?) basquete brasileiro.

parabéns p vcs caras, pelo trabalho fantástico! Se a coisa mudar, vcs têm grande parcela de responsabilidade!

cibele disse...

Acho inocência achar que perdendo vai ter reformulação.

Basta olhar aquele urubu chamado Ricardo Teixeira. Sei que são modalidades diferentes, mas essas tem muito em comum, a começar por dirigentes ditadores que ficam anos ai comandando e só prejudicam o esporte.

O Brasil perde copa direto e eles jogam a culpa dos jogadores, escurraçam e humilham os caras, trocam os jogadores e ele continua lá, intocável. Ainda vem um ano depois dizer que os jogadores são bêbados, festeiros.

Se o Brasil perde, todo mundo vai caçar os jogadores, botar a culpa neles, falar que eles foram brigar, que fizeram isso e aquilo, que não tem garra, nem competência, que são insubordinados, que peitaram o técnico.

E julgar os jogaadores agora é muito fácil. Difícil é viver numa situação e não fazer nada a respeito dela.

Quando um time, seja ele de vôlei, basquete, futebol ou handebol perde, em quem botam a culpa? Nos jogadores, é claro. Vocês já ouviram alguém (da grande mídia) ir falar com dirigente? Não, eles vão à caça das bruxas, vão pelo mais fácil, não pegam o problema pela raiz. Encontram o bode espiatório e seguem adiante.

Digo isso porque tenho uma vivência de fora. Só recentemente estou acompanhando basquete e sei como a pessoa que não gosta de basquete pensa quando a seleção não se classifica. O pessoal fala que é culpa dos jogadores, da falta de garra e amor à camisa. Esse é o caminho fácil pra todo mundo e pra imprensa. Você acha que vão procurar o Grego pra perguntar algo? Que nada, vão atrás do Nenê botar a culpa nele, chamar ele de tudo que vocês já sabem.

Não precisa nem esperar o Brasil perder ou ganhar. Hoje quem é pauta da ESPN? Os jogadores malvadões que pediram pra fazer treino fechado!

Já disse ontem. Se o Brasil perde, vão começar a falar que foi porque os jogadores peitaram o técnico e vão fazer a retrospectiva de todos os escândalos desse pré-olimpico. E acho que não é isso que o esporte precisa agora. Acho que o Brasil ganhando, esses caras derrubam o técnico. Agora derrubar os dirigentes? Só em sonho. Perdendo ou ganhando, esses continuam.

Anônimo disse...

Acho inocência achar que o Brasil fora dos Jogos vai mudar algo, a tendência seria piorar, a mídia mais longe, menos pessoas interessadas e o Grego continuaria como reizinho.
Temos que vencer, trazer a boa mídia para o esporte, dar ânimo aos "de fora".
Agora, que a administração do Grego é horrenda todos concordam, mas temos que separar algo, na Base a confederação vem fazendo um bom trabalho por todo o Brasil, se não é ainda o ideal é bem melhor do que vinha sendo, e acho que para não se igualar com essa turma.. que na hora de criticar se deve ter certeza, pesquisar antes de falar.

Anônimo disse...

Cibele foi perfeita no seu comentário... Dou toda razão à ela!!!

Parabéns pelo belo cometário Cibele!!!

@lisangelo disse...

Neste momento temos que torcer pelos jogadores. Estão com uma batata quente nas mãos. No jogo mais importante dos últimos anos, a imprensa em cima, olheiros em cima, contra os Argentinos e sem técnico.
Espero que com a vitória, eles botem a boca no trombone, e que tudo venha a público.
Em Pequim, com outra comissão exigida em troca da participação dos atletas, a campanha pela sucessão deve estar aberta e os jogadores apoiando a nova diretoria.
Literalmente, está nas mãos deles.

Anônimo disse...

Caro colegas, havia passado aqui, mas confesso que fiquei dividido entre a opnião do Bala e do Rodrigo.
Mas ai eu passei no Blog do Juca Kfuri para ver o que os caras tavam comentando. E sinceramente, tomei minha posição. Vou torcer hoje pelo Brasil, mesmo que nada mude, pelo menos os Jogadores estarão livres de tantas injustiças, de tanta opnião desqualificada, que como tão bem já relatou a Cibele, e que podem ter certeza, se o Brasil perder elas vão acontecer.

Anônimo disse...

Concordo, por incrível que parecer possa, com os dois. O Fábio tem razão no que diz, e o Rodrigo tb, pau nos hermanos. Não podemos torcer contra o esporte que amamos. Seria como torcer contra a esposa, só pq ela joga em outro time. Não dá, e eu ( e acredito que todos ) não irei torcer contra. É triste a atual situação? É Obvio que é. O Grego é uma praga? É claro que é. Mas pensem bem, com a estrutura atual, o mais provável é que quando ele saia, entre outro da mesma laia. Ricardo Teixeira vai completar 20 anos na CBF. Pq o futebol não vive a situação do basquete? Pq é um esporte massificado. O Basquete não. Por aqui em Salgueiro, onde moro, temos apenas uma quadra onde pode-se praticar basquete, e é uma cidade de quase 60 mil habitantes, que em seu entorno tem mais de 200mil. Assim não dá. Vamos continuar na penúria atual, ganhando ou perdendo para a Argentina. Já que é para ficar na mesma, pelo menos que eliminemos eles. Pelo menos esse gostinho teríamos... Mas é pouco, muito pouco para quem tem a história que temos, mas já seria ao menos, um alento...

Messo disse...

Penso q a opinião do Rodrigo eh a q mais se aproxima da minha opinião

Venho acompanhando as discussões sobre a qualidade do nosso tecnico...da nossa seleção..das brigas com a imprensa...das brigas dos jogadores com o tecnico...dos torcedores insatisfeitos..e por aí vai..

E minha opinião sobre tudo isso eh q o Brasil ganha hj... merecidamente.. pois temos um time melhor q esse da Argentina ( sem 4 titulares ).

Naum soh isso..mas temos o melhor time nos ultimos 10 anos ( se naum for até mais ).

O brasil soh naum conseguiu mostrar tudo q pode pois possui uma comissão tecnica desgastada...

o Lula manja d basquete...eh soh lembrar de seus ótimos comentarios quando ainda era da ESPN e dos varios campeonatos vencidos com Ribeirão com Nezinho, Thiagão e Renato.

Vamos classificar pra Pequim..vamos trocar de tecnico..de preferencia um estrangeiro ( quem sabe um amricano ) ... e vamos ficar entre os 5 melhores nas olimpiadas...temos condição pra isso!!!

Anônimo disse...

É uma situação de ficar entre a cruz e a caldeirinha... para a modalidade é catastrófico ficar tanto tempo longe das Olimpíadas. Pra quem trabalha com basquete em clubes e escolas pior ainda, somos hoje "o último da fila", esta classificação terá ao menos o benefício da motivação das crianças pela modalidade. Por outro lado, ela pode representar o continuísmo de uma comissão atrasada e superada, o continuísmo de pessoas maléficas na dirigência administrativa da CBB, isso nos dois naipes : masculino e feminino. Tem um montão de velhos caipiras que acham que são os deuses do olimpo no entendimento do basquete e não querem "tirar a boca do cabinho"...
Pesando tudo, torço a favor, mas torço mais ainda para que, com a vaga conquistada, os jogadores SOLTEM O VERBO, exponham em público o que já querem em particular, emparedem o Grego, e mudem algo para que seja, como bem disse o Rodrigo, um começo. abraços

cibele disse...

É realmente lamentável tudo isso.

Basquete e futebol são duas realidades diferentes. Dois esportes, uma sociedade em comum. Tudo isso que vivemos é uma questão cultural, que está arraigada na sociedade e que é extremamente difícil mudar. Vemos corrupção por todos os lados e esses ditadores usam da paixão das pessoas pelo esporte para engordar seus caixas. E os jornalistas, que representam a sociedade, não se esforçam nem um pouquinho para trazer o problema à tona, não querem mostrar a realidade da modalidade. Estamos em uma época que informação é mercadoria e vende mais quem mostra o bizarro, as brigas, os jogadores que não se entendem. Agora mostrar a realidade lamentável do esporte e a corrupção e descaso dos dirigentes é chato, é normal, não vende. Aquela repórter do Estado perdeu a bela oportunidade de ir à fundo na questão. Talvez tivesse percebido o real problema se tivesse se dignado a perguntar à alguns dos jogadores. Poderiam fazer belas matérias sobre incompetência dos dirigentes e CT, que causou até a ira dos jogadores, até então conhecidos pela passividade. Mas não, o legal é botar os jogadores na berlinda, citá-los nominalmente e nem perguntar pra eles se isso é verdade.

Ai esses ladrões dirigentes ficam lá, intocáveis em suas torres e quem dá a cara pra bater (nesse caso jogadores) são sempre os que sofrem e são criticados. São atacados inclusive por jogar fora, não ter amor a camisa, sendo que o que move a pessoa é necessidade de sobrevivência e de sustentar a si mesmo, a família e de ter um futuro digno e confortável.

Enfim, torcerei a favor porque acho que essa provação toda que esses caras tão passando tem que render alguns frutos. Exige coragem desses caras de peitar de todo mundo. Eles sabem que se perderem, a culpa vai ser deles mesmo, então que eles tomem os seus destinos pelas próprias mãos.

Desculpem por me alongar. Tento ser sucinta, mas não dá. E obrigada pelo elogio, Clóvis.

Anônimo disse...

Estou com o Rodrigo, com a Cibele, com o Roney e com todos que pensam que o melhor é a classificaçaõ.

Estes jogadores, esta geração privilegiada merece isto.

Para mim eles são heróis, pois aguentaram muito tempo calados essa comissão técnica incompetente.
E agora resolveram soltar o verbo.

Não vão conseguir resolver o problema político, mas ao menos o técnico sim.

Se perderem, o espaço na midia será, tão somente, para escurraçar os jogadores; vão dizer que estes fizeram motim para derrubar a CT e por isso deixaram o Brasil fora de uma Olimpíada novamente.

Mas, se ganharem, poderão chegar no Brasil e a midia abrirá espaço para que eles possam contar o que realmente aconteceu.
Não como o Marquinhos fez. Este nem merece meus comentários sobre ele, a não ser que ele nunca teve uma cabeça muito boa e seu cérebro se assemelha a um pedaço ínfimo de uma titica de galinha.

Agora os outros 11 jogadores que estão lá merecem essa chance de serem os heróis; de serem responsáveis pela volta ás Olimpiadas independentemente da comissão técnica e de dirigentes; independente de serem amigos fora de quadra ou não;
serão os responsáveis por esta volta por sua capacidade técnica e suas qualidades individuais.
Para mim, uma geração diferenciada e que há muito não viamos por aqui.

E, poderemos contar com essa geração por muitos anos ainda, pois, a grande maioria, é ainda muito jovem e com muito basquete pela frente.

E, para finalizar, eles merecem ganhar para calar a boca de meia duzia de reporteres babacas, que se aproveitam destes momentos para se aproximarem do nosso basquete, sem conhecimento algum do esporte, somente pelo simples fato da satisfação que sentem em descer o cacete em quem nem conhecem.

Ficarei frustrada em caso de derrota, mas jamais culparei os jogadores, pois estes são e sempre serão meus ídolos.

Unknown disse...

A propósito, alguém tem alguma informação a respeito do tal Centro de Treinamento da CBB a ser construído em Rio das Ostras???

Anônimo disse...

Torço pela classificação e concordo com a Cibele.
O que não pode é, após a classificação e chegada ao Brasil, a imprensa crítica entrar no Oba-Oba; deve continuar reclamando e lutando pela melhora do esporte; junto com os jogadores expurgar o Lula e CT, lutar por mudanças, ao menos na estrutura técninca da selecão já que para mudar a CBB, é um pouco mais complicado.
Torcer para que o Grego tome vergonha na cara e faça realmente algo pelo esporte que ele diz amar.... ir embora da federação.... sonho, sonho.

Anônimo disse...

E que alguém com acesso pede o Depoimento da Paty e cole no vestiário da seleção!
Ps: To nervoso.

Anônimo disse...

Fabio, entendo suas colocações, mas me desculpe discordar totalmente dela.
Mesmo com a administração maléfica da CBB, surgiu nestes últimos anos uma geração diferenciada sim!
Se isto vai servir de atenuante para o seu presidente, paciência.

Mas não podemos querer a cruciuficação destes atletas para conseguirmnos atingir a ponta final que é a CBB.

Isto, na minha modesta opinião, de quem ama o basquete, é um sentimento mesquinho de usar inocentes para "tentar" punir os verdadeiros culpados.

vinnie3332 disse...

Queridões,


torcer contra não é o caminho, penso eu.
no mundial ficamos em "quadragésimo nono" lugar e nada mudou.
vamos torcer hj pro garrafão brasileiro forçar o jogo no Mobral, digo Scola, e assim eventualmente pendura-lo em faltas na defesa e tirar um pouco do seu volume no ataque.


abraços,
Vinnie.

Anônimo disse...

Torcer ou não torcer, eis a questão! Creio que não seja bem assim, apesar de ter me mantido neutro (o que não é nada fácil...) nos últimos dois confrontos. No entanto, nesses últimos dias fui capaz de reconhecer como os jogadores têm um peso fundamental nesse esporte. O Nenê era a "ovelha negra", enquanto agora todos os "ex-cordeirinhos" parecem te se rebelado em prol de uma coisa que era óbvia: NÃO TEMOS UMA COMISSÃO TÉCNICA DECENTE! Agora, se TODOS os jogadores chegarem a Grego e disserem: "Ou o Lula, ou todos nós". Vou mais ainda... se todos realmente se unissem e dissessem: "Olha, nos classificamos para as olimpíadas, mas se o atual comando da confederação permanecer, não vamos!"
Não tenho bola de cristal, mas tenho certeza de que um grupo unido grita mais alto do que um ou dois indivíduos. Se iríamos acabar disputando a olimpíada com o sub-17, sinceramente não sei. Mas de uma coisa tenho certeza, independentemente de uma vitória ou derrota hoje, são os sempre culpados jogadores que devem se reunir mais uma vez e expelirem verbalmente tudo aquilo que está errado. Na minha singela opinião, O PRIMEIRO PASSO DEVE PARTIR DOS PRÓPIOS JOGADORES, POIS ELES TÊM UM PESO ENORME, QUE MUITAS VEZES PARECEM ESQUECER.

A sorte está lançada!

Anônimo disse...

Acho que vai dar, apesar de tudo. Um mínimo de organização tática e nossos jogadores mostrarão que são superiores tecnicamente.

Mas, cronômetro zerado, a pressão tem de ser total para a saída da CT. Sugiro Marcel (head coach)e Oscar (principalmente para treino de arremessos) na CT, além de outros e scouters americanos, como o do Denver recomendado pelo Nenê.

Marcel e Oscar terão, além da qualidade profissional, o respeito dos jogadores, como Porto Rico mostrou em relação ao Piculin Ortiz.

Marcel e Oscar já!

Fernando

Anônimo disse...

O Brasil já se ferou várias vezes nos ultimos 10 anos e isso não serviu pro Grego dar o fora ou o basquete virar algo decente no Brasil, então pq isso iria acontecer agora?

Acho que uma vitória hoje daria muita moral para os jogadores, daria visibilidade a eles poderiam usar isso para começar as mudanças. As mudanças são cobrar uma comissão técnica decente, talvez com uns gringos que eles conhecem (o nene já sugeriu um cara lá de Denver, não sugeriu?) e ao mesmo tempo seriviriam de inspiração para massificar o esporte. O vôlei pode ser considerado mais bem administrado, não sei ao certo, não acompanho, mas sei que hoje tem tanto jogador de volei no Brasil pq eles tinham ídolos pra se espelhar e só se criam idolos com resultados positivos e ir pra olimpiada é o primeiro desses resultados positivos.

Hoje é jogo da década.

Anônimo disse...

PREZADO RODRIGO:

Gosto muito dos seus comentários e concordo que é importante popularizar o basquete, para que a modalidade cresça no País. Mas, não posso concordar que uma mudança na estrutura administrativa da modalidade deva estar condicionada, ou só possa ser iniciada, após a massificação ou a conquista de bons resultados internacionais da modalidade.

Prova disso é futebol, no qual o Sr. Ricardo Teixeira se sente dono da CBF, sendo referendado pela ignorância da população e pela corrompida Rede Globo, que em troca de privilégios na transmissão de jogos da seleção e da Copa do Mundo, se cala diante do poder ditatorial exercido por Teixeira (É obvio que existem outros atores envolvidos no processo).

É importante ressaltar que a seleção brasileira conquistou ótimos resultados na Era Teixeira, mas isso apenas serviu para alienar ainda mais a opinião pública, que só avalia resultados e não os atos corruptos e desmandos desse elemento nocivo ao esporte brasileiro. Após a confirmação da Copa de 2014 no Brasil essa situação tende a ficar ainda mais grave. É PRECISO VER ALÉM DA PONTA DO ICEBERG!

Claro que basquete não é futebol, no entanto isso pode sim servir de parâmetro para analisar qual será o futuro do esporte se obtivermos conquistas e compactuarmos com o corrupto Senhor Grego, no caso de sua incompetência ser superada pelo talento de nossos jogadores.

Não torço contra o Brasil, mas defendo mudanças e atitudes já! Não podemos esperar mais.

PENSE NISSO!

bcb disse...

Ok amigos, o jogo já está quase chegando e precisamos de vibrações positivas, teremos muito tempo para falar de politica na cbb, ct, etc.
Imagina se o Nene faz isso aqui http://youtube.com/watch?v=7BvdCf3MKoo ,no Scola hoje, no finzinho do jogo com o Brasil liderando?!Coitado do Diaw

Anônimo disse...

brunão, é f*** torcer contra, mas essa daqui poderia se repetir na final né ?

http://youtube.com/watch?v=pa8aOIDM5MI

Nenê over Chandler :D

Unknown disse...

Bem, entendo o posicionamento tanto do Fábio como do Rodrigo, mas hoje vou torcer como nunca para que o Brasil consiga sua tão almejada vaga, espero que esse momento contribua pro futuro do Esporte e comungo mais da opinião do Rodrigo, acompanho o basquete há uns 30 anos, gritei muito quando o Brasil ganhou o pan de 87, fiquei até alta madrugada vendo o Brasil ganhar o mundial de 94 contra a china, acompanhei desde o início a NBA no brasil e de lá pra cá não perco um jogo do Brasil, pra mim o basquete é uma paixão, por isso entendo quando o Brasil perde e a caixa de comentários ferve, no fundo todo mundo quer que o Brasil volte a ser grande, é claro que muita coisa precisa mudar, mas essa conquista vai ser de fundamental importância, a primeira coisa seria uma nova comissão técnica, espero que o Lula e seus assessores tem hombridade necessária de pedirem dispensa depois de tudo o que aconteceu.

O Basquete é um esporte sui generis, vc não ve esse tipo de discussão em outros esportes (com exceção do futebol), blogs, fóruns, etc.

Por isso, precisamos que o Brasil volte ao lugar que merece no cenário mundial, os jogadores que estão lá merecem, os torcedores merecem.

Queira Deus hoje seja o dia do Brasil...para que possamos dar uma nova vitrine pro esporte...para que possamos cobrar dos dirigentes uma atitude digna, e uma comissão técnica a altura do talento (muitas vezes desperdiçado) de nossos jogadores.

bcb disse...

ez boa essa no Chandler tb, mas a no Diaw me surpreendeu, o Nene saiu muito do chão e gerou muita potencia!Parecia o Amare Stoudmire!Pra mim a jogada mais bonita da carreira do Nene.Tá chegando a hora!!Tem que partir pra cima do Scola com tudo, tentando pontuar ou carregar ele, pq sem ele nossos pivos tendem a dominar, compensand o nosso perímetro frágil