quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Entrevista: Nenê fala sobre o Pré-Olímpico

Peço desculpas pelo texto longo, mas é por um bom motivo. Vinte dias após o fracasso brasileiro no Pré-Olímpico, Nenê fala ao Rebote sobre a campanha em Las Vegas. Em entrevista por e-mail, o pivô do Denver rebate as críticas de Oscar, comenta as declarações do ala Marquinhos e avalia as mudanças na comissão técnica da seleção.

- REBOTE - Logo após o Pré-Olímpico, Oscar fez duras críticas a você, alegando que você não treinou o suficiente para a competição, estava fora de forma e deveria ter voltado ao banco para torcer após ter se machucado na semifinal contra a Argentina. O que tem a dizer sobre essas críticas?
- NENÊ - Deixei a quadra sentindo muitas dores e fui para o vestiário. Não conseguia pisar, não conseguia pôr o pé no chão, e é chato ouvir que acham que fui omisso. Como eu não daria importância a uma partida que valia vaga olímpica? Minha vontade era voltar para a quadra, mas não consegui, e aquilo me deixou triste, porque voltei à seleção brasileira para jogar "aquele" jogo, para ver o Brasil em Pequim, e a contusão me parou.

- E por que você não voltou para o banco?
- Não havia um par de muletas para que eu pudesse sair do vestiário, eu estava nervoso, o presidente da CBB estava lá comigo e o máximo que pude fazer foi orar pela equipe. Esperei muito por aquele momento, por aquele jogo. Acabei deixando o ginásio em cadeira de rodas junto com a equipe, decepcionado, e vi gente falando muitas coisas sem estar lá, fazendo julgamentos errados sobre mim e sobre a equipe, sem acompanhar o que aconteceu em Las Vegas. Quem estava lá viu tudo o que aconteceu. Abri mão de muitas coisas, muitas vezes deixei de fazer a minha função, joguei fora de posição para poder ajudar, estava a serviço do Brasil e disposto a qualquer sacrifício. Não quero ficar alimentando polêmicas. Falaram muitas coisas, antes, durante e agora, como o Oscar e alguns jornalistas, que fizeram críticas a mim. Respeito a opinião de todos, mas foram infelizes e injustos nos comentários.

- Oscar alega que você treinou pouco e, por isso, se contundiu.
- Falar que me contundi por falta de preparação, por falta de treino, é falta de informação. Disputei nove jogos em 10 dias, e me machuquei no último. Se estivesse realmente mal preparado, não teria conseguido jogar nem mesmo o segundo. Muita gente que acha que entende do basquete falou coisas erradas, que só ajudam a afundar ainda mais o nosso esporte.

- As declarações do Marquinhos na véspera da semifinal contra a Argentina foram verdadeiras? O grupo de jogadores se voltou contra a comissão técnica?
- Não entendi bem o que aconteceu, eu soube lá em Las Vegas das declarações do Marquinhos e acho que ele foi infeliz. Ele estava com a gente e fiquei surpreso quando soube o que falou na volta ao Brasil. Não houve racha, não houve problemas com a comissão técnica.

- O que pesou, então, para o Brasil ter fracassado em Las Vegas?
- Perdemos o jogo que não podíamos perder. Tivemos uma chance de garantir a vaga e não conseguimos, mas ainda temos uma chance de disputar as Olimpíadas e é para isso que vamos ter que trabalhar agora. Esse tem que ser o nosso objetivo, e é nisso que temos que pensar. Temos que corrigir algumas coisas, aprender e tirar lições do Pré-Olímpico dos EUA, porque teremos pouco tempo juntos para treinar antes do Pré mundial e não poderemos mais cometer erros.

- A comissão técnica foi muito criticada durante a campanha. O que achou da saída de Lula Ferreira e seus assistentes?
- Eles fizeram o possível, não faltou empenho. Lula fez o melhor que pôde. Vi que houve uma reunião entre a CBB e a comissão técnica, e eles resolveram esta situação, então não há muito o que falar. Agora, o mais importante é dar apoio à comissão técnica que vem, porque todos precisam estar juntos e unidos para conseguirmos a vaga olímpica. As críticas são bem-vindas quando são construtivas. Falar mal só por falar não ajuda nada.

- O presidente da Confederação já confirmou que o novo técnico será estrangeiro. Esse é o melhor caminho agora?
- Ainda não estou sabendo nada de oficial sobre isso, mas essa decisão cabe somente à CBB. Sempre defendi a contratação de estrangeiros para que o nosso basquete possa evoluir, acho que precisamos disso. O intercâmbio é importante, e temos muito a aprender com as escolas estrangeiras, Europa e Estados Unidos. Temos bons técnicos no Brasil, que podem crescer ainda mais com esse contato com treinadores de escolas que vêm tendo resultados. Defender a vinda ou a permanência de profissionais estrangeiros nesse momento não é ser contra os técnicos que temos aqui, não é ser contra o basquete brasileiro. É reconhecer que outros países estão à nossa frente, e podemos aprender com eles.

- Você pretende jogar o Pré Mundial? O fato de ter se lesionado em Las Vegas pode dificultar a sua liberação pelo Denver Nuggets?
- Quero e vou jogar o Pré mundial. Tive uma contusão como qualquer outro jogador poderia ter se contundido, isso não será problema. Desde que a CBB pague o seguro, cumpra todas as exigências e ofereça as garantias ao Denver, não haverá problema algum.

28 comentários:

Anônimo disse...

"Muita gente que acha que entende do basquete falou coisas erradas, que só ajudam a afundar ainda mais o nosso esporte."

Isso resume tudo ... esses "entendidos" que estão aí há 20, 30 anos ....

acho ridículo o oscar, como tb. passei a achar ridículo o Marcel, cara que eu sempre admirei mto mas parece uma biba dando chilique qdo se fala em técnico estrangeiro ...

De ridículo em ridículo o basquete afunda no Brasil .... vcs acham q o fundo do poço já chegou ?


Acho q em poucos anos teremos jogadores se naturalizando panamenhos, porto riquenhos, venezuelanos e por aí vai .. pq o basquete aqui vai morrer se esses caras continuarem dando as cartas ...

Qto ao grego eu nem falo nada pq esse daí eh "hors concours"

Unknown disse...

Nenê tem razão em algumas ponderações. Ele e Splitter jogaram no sacrifício dentro de um esquema tático, que não privilegiou o jogo de garrafão. O que deve ser o ponto de partida para qualquer equipe moderna.
El Ogro Cara de Areia Mijada mereceu todas as críticas que recebeu, por sua incompetência. Graças a Deus ele já é passado e está totalmente queimado!

Marcel não tem caráter! Um sujeito que malhou pesado o presidente da CBB, ficar se oferecendo, em toda entrevista que concede, não merece ser treinador brasileiro. Ele deveria ter vergonha na cara.
Não quero nem falar da sua competência dentro de quadra, porque ela não existe. Quais foram as equipes que ele treinou? Onde o esquema de triângulo deu resultados em suas mãos?

@lisangelo disse...

Nao sou advogado do Nene, mas foi nitido que ele foi melhorando a cada jogo. E era um dos primeiros a levantar do banco e incentivar quem tava em quadra.
Bom saber que ele continua a fim de conseguir a vaga.
Espero poder ver esses jogadores com um tecnico decente.

Anônimo disse...

Esperava mais de uma entrevista do Nene, mas ele colocou bem, e melhor ainda foi colocado pelo Ez, Big e Lisangelo. Concordo 100%.

Renato disse...

a verdade verdadeira é a seguinte: vivemos em múltiplos universos paralelos!

Na Dimensão Nenê, que englobava o vestiário da seleção, não existiram problemas, a comissão técnica fazia um excelente trabalho, o Marquinhos estava satisfeito, estavam todos unidos e o Nenê estava magrinho.

O problema é que a televisão transmitia os jogos realizados na Dimensão Bizarro, onde o time não jogava nada, o Leandrinho ignorava o resto do time nos tempos, o Nezinho se recusava a entrar em quadra, o Nenê interrompia acintosamente as instruções do treinador, os jogadores se descontrolavam ao interagir com os jornalistas, o Marquinhos chutava o pau da barraca e o Nenê - novamente ele - estava gordo e lento.

Está desvendado o mistério - o Nenê é o verdadeiro "The Matrix".

PS: saca só o desenho com a 1a. rodada do draft de 2007 - com o Splitter fazendo cara de mau lá na última fileira. Bacana ;)

http://www.flickr.com/photo_zoom.gne?id=1339013927&size=l

Alfredo Lauria disse...

Rodrigo, parabéns pela entrevista.

Me surpreendi, e muito, positivamente com algumas respostas, principalmente as duas últimas, do Nenê, principalmente pela coerência e pela serenidade.

Ele resumiu muito bem a importância de trazermos um técnico estrangeiro.

Anônimo disse...

Renato, o que me pareceu foi que Nene não quis bater em Bebado, foi político, o que adiantaria falar mal do Lula se esse já foi demitido ?Quanto a preparação 99% da culpa é da Confederação, e Nene já bateu de frente com ela, inclusive com mta gente falando mal dele por isso.. quando Guga fez o mesmo no tênis foi tratado como herói (e foi mesmo).
Agora.. malhar Nene pq ele não voltou para o banco de reserva sem saber o que ocorria, é no mínimo covardia.

Anônimo disse...

As declarações do Nenê foram muito boas mas ele quiz ser politico e dizer que não haviam problemas.
Mas é bom saber que ano que vem podemos contar com ele.E com um treinador decente eu espero.

Anônimo disse...

Exatamente como o alexandre estefan e math falaram.
O que o nenê ganharia, antes da nova comissão técnica ser escolhida já começar marretando. O cara foi político e falar mais o que do Lula? Como dito, pra que bater em bêbado?
De resto, Ez, Big e Lisangelo falaram tudo certo.

cibele disse...

Gostei da entrevista. Valeu, Rodrigo.

A crítica ao Nenê por não ter retornado ao banco foi uma das coisas mais ridículas que ouvi. Praticamente queriam botar a culpa do Brasil perder nisso. Absurdo. Mas normal, né? Sempre querem botar a culpa em fatores emocionais e motivacionais pra times brasileiros perderem. É sempre culpa da tal falta de garra e nunca é porque não somos bons o suficiente. E também nunca é mérito do outro time...

Anônimo disse...

Paulo Menezes:

O Nene foi sim politico,e habil em suas declarações.Criticar por não ter voltado a quadra é ridiculo,sabemos que o Oscar é destemperado.Agora vamos parar de jogar a culpa TOTALMENTE,na CT.
Nossos jogadores são bons mas não são craques,lanço um desafio,
Qual dos nossos jogadores fazem a diferença nas equipes que jogam?

Anônimo disse...

É... o Nenê está correto sim, claro... ele já ganhou medalha em olimpíada e/ou mundial pelo Brasil, é ídolo nacionalmente conhecido e todas as crianças de todos os estados o conhecem. Ele é o dono da bola e pode escalar o Valtinho e mais quem quiser pra armar o jogo, pode ficar sem treinar com a equipe e chegar só pra jogar, pq ele sempre resolve né? Ora, ora, façam o favor.... o basquete nacional está onde está e muito disso é fruto dessa pseudo-arrogância desse pessoal que tá chegando agora no topo (o que é o topo, aliás?) e já quer sair apitando e falando grosso... pior que ele só o Marquinhos... se for falar por falta de títulos, o Nenê tb tem, nunca venceu NADA relevante! Parece que ele é o salvador da pátria... tecnicamente ele pode até ser o melhor pivô que temos, mas falta MUITO da raça e vergonha na cara da geração do Oscar, que pode não ter muito equilíbrio nas declarações, mas quem aqui manteve a serenidade após levar fumo da Argentina (b)pela enésima vez?

bcb disse...

Nene foi politico e inteligente em suas respostas.Já conseguiu o que queria, que era rifar o Lula.Assim, pq falar mal agora?Só discordo dele com relação a sua contusão.Pode não ter sido esta a razão, mas que o Nene estava gordo,lento e completamente fora de forma, dando a entender que não treinou nada nas férias, isso estava.

Anônimo disse...

Gostei que ele falou que quer jogar 0o pré-mundial.

espero que a próxima comissão técnica saiba valorizar os jogadores certos e não aquele machado (que só faz besteira na hora da onça beber água)

Anônimo disse...

Bill concerteza Nene fez errado em pedir o valtinho na seleção. Pois o armador titular deveria ser o Nezinho, muito melhor que o valtinho, por que vc não acha que o Lula ia colocar o Huertas de titular acha???? Agora uma coisa é vc chamar o cara, outra é o tecnico não perceber que quando ele cança ele não marca e não faz nada, mas mesmo assim o técnico deixa ele na quadra.

Agora quanto aos seus comentários sobre ídolos e tudo mais. Quantos idolos da bola laranja no Brasil, nem entre nós que gostamos de basquete conhecemos todos, os campeões mundias, quanto mais meros brasileiros apaixonados por futebol. Agora dizer que aquele pan em 87 foi muita coisa é besteira. E esse negócio de garra, raça e patriota, isso é coisa de filme, tipo Nossos campões 1,2 e 3, os pequenos gigantes, e para a Coreia do Sul na copa de 2002.

Anônimo disse...

Nenê não voltou, porque quando ele machucou, o celular já tocou, e uma voz do outro lado, lá de Denver ecoava...

"Não tente voltar pra jogar, e não deixe nenhum médico idiota desses colocarem a mão em vc, ja já chega alguem ai pra cuidar de vc"

kkkk

Anônimo disse...

Execelnte entrevista Rodrigo.

Nenê foi político e inteligente, ainda bem que ele está motivado para jogar o pré-mundial.

A culpa do fracasso foi 90% da comissão técnica.

Só temo que mesmo com um técnico estrangeiro não dê tempo de armar(e dar entrozamento) o time corretamente.

P.S: fantátisca a teoria da conspiração sobre o celular e o abandono de quadra de Nenê.

Fabão_da_Bahia

Anônimo disse...

Boa entrevista. Nene foi muito melhor agora do que aquela que ele concedeu as vesperas do POM convocando A ou B.


E acho que algo ele tem razão, o sistema do Lula, sabe Deus porque, não privilegiava o jogo de garrafão.

Anônimo disse...

Nenê foi político, dissimulado e evasivo, assim como os demais companheiros.
Parece que o Grego hipnotizou todo mundo nessa seleção, já que só se ouve o mesmo discursinho ensaiado.
"Perdemos o jogo decisivo, foi só isso" ... "O time estava unido" ...
"O Lula fez a sua parte" ... " O Nenê estava em forma" ... "Estamos no caminho certo para o Pré-Olímpico Mundial" ... etc, etc.
O único que mostrou sinceridade foi o Marquinhos, porém de forma totalmente irresponsável, inconseqüente e individualista.
Afinal, jogou tudo no ventilador exatamente na véspera da partida decisiva.
Muito triste a situação da seleção brasileira.
Sem liderança, sem perspectivas, sem vergonha na cara, sem atitude.
Tudo está mal, tudo está bem.

Anônimo disse...

Acho q o cara tá certo em não sair jogando no ventilador e ser facilmente utilizado como scapegoat, como aconteceu com o Marquinhos. QQ coisa diferente que acontecer vão cair matando em qq um. A queda desses dinossauros que comandam e formam opnião no basquete brasileiro tem q ser uma coisa planejada, lenta e gradual. QQ coisa bombástica agora seria dar murro em ponta de faca. Pra q meter o pau agora, se todo mundo viu q o trabalho feito foi ridículo e ao invés de olhar p isso, os "entendidos" dizem q o Brasil perdeu pq o Nenê não voltou p torcer do banco, pq o Marquinhos deu entrevista ou pq o Nezinho num quis entrar ?

Todo cuidado é pouco p lidar com essa corja q fará de tudo para não perder a boquinha no basquete nacional. São bandos de urubus se alimentando de carniça. Acabando a carniça os urubus desaparecem. Pra que perder tempo atirando nos urubus ?

Anônimo disse...

nezinho é melhor q o arnaldinho
essa foi a melhor do ano
ahahahahahahahahah

Unknown disse...

Algo que gostaria de saber do Nenê: Como está a sua recuperação e qual a previsão de voltar aos treinos e Denver.

Outra coisa...

A ESPN Brasil exibe nesta sexta-feira (21 de setembro), às 21h30, o programa “Diz que fui por aí“, que retratou a pífia participação brasileira no Pré-olímpico das Américas - 2007, disputado em Las Vegas (EUA). O repórter Rubens Posi e o editor Luciano Silva estiveram presentes à competição e as lentes da emissora captaram boas cenas. Certamente, veremos coisas tristes e vamos facilmente perceber que as imagens valem muito mais do que palavras e comunicados em tom de desculpa ou justificativa.

Flávio Vieira disse...

A realidade é que estamos e mal e podemos ficar ainda mais. Se o novo técnico vai ser estrangeiro ou Marcel, pouco importa, senão mudarmos a mentalidade do esporte no Brasil. Temos que urgentemente realizar clínicas com treinadores. Dinheiro para isso?? Falem com o Lula - presidente - e peçam uma bolsa para bancar os caras. Trazer gente como Larry Brown, Mestre Zen, Pepu Hernandez e cia. Capacitar uma comissão, mesmo que brasileira, enviá-los para assistir in-loco a Euroliga, a NBA, sei lá mais o quê. Quanto ao Nenê ele é titular do Denver e na Seleção tem ser apenas um reboteiro é piada. Com um jogador como ele o jogo deveria ser no garrafão, pendurar o pessoal - vide o Scola - e ganhar nos lances livres. E se a Argentina parasse ele? Bola para o Leandrinho e o Machado queimarem de 3. Seria melhor do que o que foi feito...

Clovim disse...

Undefeat, perfeito seu comentário!!! A mentalidade que tem que mudar urgentemente... Se isso não ocorrer, o basket vai piorar com certeza!!!

Brasil sabidamente tem dois pontos fortíssimos, seu jogo em velocidade ou em transição, como preferirem, e o jogo dos pivôs com Splitter, Nenê, Jp e Murilo, e pq em nenhum momento foi pré-estabelecido, que iríamos jogar com os grandões e quando ouvesse dobra ou até tripla marcação, soltaríamos as bolas no Leandrinho ou no Machado... Muito mal elaborado a tática da seleção... Parecíamos um bando de jogadores, que jogam de forma juvenil, utilizando os pivôs para corta-luz e pra rebote, pontuando a partir dos rebotes ofensivos!!!

Também gostaria de saber como vai a lesão do Nenê e quando ele volta?????

Abração galera!!!

Anônimo disse...

Eu li em algum lugar que o Nenê ia voltar no final de Outubro.

Anônimo disse...

O NENE continua com esse papo furado.
Chegou para o embarque da seleção.
Estava de ferias e PARADO, sem treino, fora de forma e gordo.
O Oscar nem sempre tem muito jeito pra se expressar , mas desta vez foi implacavel e certeiro.
Esse Nene, foi uma esperança frustrada para todos nos basqueteiros e para a comissao tecnica, que apostava nele como "O Diferencial".
Ele provou que tem mais espirito de falastrão do que o comprmetimento da maioria dos outros jogadores da seleção com o BRASIL.
O fato é que ele tem o maior contrato dentre os jogadores brasileiros, ganha US$ 10 milhoes por ano e não tem e nunca terá estrutura psicologica nem mental para administrar isso tudo, e a seleção brasileira pra ele é a ultima da fila nas suas prioridades.
Chega de se dar tanta notoriedade a ele, vire-se essa pagina e vamos ao que interessa.

Anônimo disse...

Aff. sem comentários.

O pessoal fala como se o Nene tivesse alguma condição de fazer diferença com o estilo de jogo rídiculo da seleção. Nem Shaq e Nem Duncan fariam diferença nesse pré-olimpico.

Anônimo disse...

Acho que o Nene falou bem, foi politico, e acima de tudo, mostrou amadurecimento. Contaremos no pre olimpico mundial com o Varejão e quem sabe o Baby(?). Teremos 1 time mais forte ainda no garrafão. Que comecem os trabalhos e que saia do papel o centro de excelencia do basquete logo! Acho que ja saimos do FUNDO do poço, a selecao se mostrou menos pior no pre olimpico do que no mundial.