terça-feira, 4 de setembro de 2007

Três pontos sobre o futuro

1) Frederico Soares, do jornal Extra, adiantou para a gente na caixinha a reportagem que será publicada nesta quarta-feira, dizendo que a Prefeitura do Rio ofereceu parceria à CBB para lançar a cidade como candidata a sede do Pré-Olímpico Mundial. Cá entre nós, acho difícil, mas...

2) Dos 255 votos deixados na enquete ali ao lado até a noite de terça-feira, 222 pediam um técnico estrangeiro na seleção. É essa também a minha sugestão, com o estudioso Marcel de assistente - idéia lançada aqui pelo leitor Ricardo e encampada pelo Balassiano.

3) Tiago Splitter pensa parecido. No aeroporto, falou que um europeu daria "ar novo" a seleção. Como sempre, não ficou em cima do muro.

26 comentários:

Anônimo disse...

Fala Rodrigo, como posso mandar 1 email pra vc? te mando o meu email?
Gostaria de trocar umas ideias sobre como podemos ajudar ao nosso tao amado esporte!
Grande Abraco

Rodrigo Alves disse...

Oi Claudio, pode escrever para rodrigoalves@rebote.org. Abração.

Anônimo disse...

Tenho acompanhado pouco esse Europeu de Basquete, mas os placares mostram como as defesas são fundamentais. Quem sabe com um técnico novo agente não consiga jogar um basquetebol "feio" (para muitos) desses. Com relação ao Splitter, ele sabe o que diz. Nesses últimos anos, o Tau trocou de técnico várias vezes. Dessa forma, ele trabalhou com vários métodos diferentes, que foram enriquecendo seu jogo. Não deve ser a toa que em quadra ele foi um dos poucos (se não o único) que se salva de qualquer crítica.

A propósito Rodrigo, você pensa em algum nome estrangeiro viável (digamos assim, do médio-alto escalão) para comandar a amarelinha ? Temos "energia" $uficiente para isso ?

Abraço!

Anônimo disse...

Carlos Alberto

Gostaria estes que ficam ai defendendo o Marcel na seleção,qual foi o bom trabalho que realizou até hoje nas equipes que dirigiu e mesmo formou,só lembrar Jundiai e otalS.Bernardo.Ganhou do campeonato paulista dirigindo o time do Oscar.
A Argentina chegou onde chegou com os seus próprios técnicos,sem necessidade de estrangeiros.
O Lula, e sua omissa e incompetente CT,perdeu totalmente o controle do grupo, e o único que criticou foi o Fernando Santos, do Lance. Não achei que táticamente fomos tão pobres como vcs criticam.AÀrgentina joga em High low,a todo o momento,com o Romam de 5 e o Scola de 4 ou o Scola vai de 5 caindo outro de 4 abrindo para ele jogar dentro.ou jogada de back para entrada ou em diagonal, ou paralelo a cesta no primeiro caso poste alto no segundo poste baixo.A diferença e a execução perfeita dos fundamentos situaçao que aqui não ocorre.Se criticam tanto o Marcelinho como crazi shooter.mas que foi o crazy shooter foi o LB,não confundir com Le Bron.O Post baixo Mene é um verdadeiro fats men, e O JP foi esquecido quando estava indo bem.É só ver no Europeu a perfomarce dos top da Nba, na França,Alenham e etc.Não temos jogadores e consequentemente técnicos tbem.

Anônimo disse...

Zeljko Obradovic esse é o nome um dos maiores ganhadores do basket mundial mais deq deixar o cara trabalhar
http://en.wikipedia.org/wiki/Zeljko_Obradovic
pra quem naum conhece

Unknown disse...

Falei isso várias vezes, no draftbrasil. Marcel não tem ambiente para ter qualquer cargo na CBB. Ele criticou por diversas vezes o presidente. Não vejo como ele ser convidado para qualquer cargo por lá.
Outra coisa...Ele sempre cavou para ser técnico da seleção não é de hoje. Lembro, desde a saída do Hélio Rubens, que ele já cornetava em causa própria. Isso não é uma boa atitude por parte dele.
Ele fala tanto em modernidade e treinamento, mas quando foi técnico, não vi nada além da mesmisse que é jogado no Brasil.
Ideal seria Rubén Magnano, mas, como é caro, seria interessante um técnico europeu(Grego, Sérvio)

Anônimo disse...

Grego, não! Hahahahaha

Anônimo disse...

Rodrigo

Cara, que eu saiba, o Pré Olimpico Mundial sera realizado em Pequim na China, a sede foi decidida ja a uns 3 dias atras.

------------

Outra coisa cara, para se lamentar muito.Com essa eliminação e vexame, um site muito bom esta acabando.

O BasketBrasil

http://www.basketbrasil.com.br/2006/index.php?option=com_content&task=view&id=7030&Itemid=2

É uma pena.

Abraços Rodrigo

Anônimo disse...

Breno disse;
o brasil poderia contratar o treinador da seleção argentina feminina de basquete que consegue tirar leite de pedra...

... faz um time limitadissimo jogar coeso, equilibrado, com ótimas variações (vide mundial)...

...além do mais, ele não vai conseguir classifica-las para as olimpiadas....

Clovim disse...

É uma boa Breno... O Argentino que treina a seleção feminina de lá!!!!

Dois nomes brasileiros, vem em minha mente, Miguel Angelo da Luz e Paulo Bassul. O Bassul, pra mim é o preferido, mas como ele treina as garotas, podemos dar uma chance ao Miguel Angelo e tentar trazer o Carlos Duro(Carlitos) para ser seu assistente imediato!!! Ou Talvez o cubano, Flor Melendez, seria uma ótima pedida para assistente imediato!!!

Pra não mexer tanto com a máfia dos treinadores brasileiros, montaria um trio de treinadores assim: Miguel Angelo, Carlos Duro ou Flor Melendez e José Neto!!! Pra mim seria uma comissão técnica que teria respeito dos astros brasileiros e que sabem treinar e montar um esquema ao estilo da Argentina, que seria ideal para o Brasil!!! Trabalhar bem, com os pivôs!!!

Anônimo disse...

Vou ser direto: um técnico espanhol seria o ideal para a seleção.

@lisangelo disse...

Sou totalmente favorável a trazer não somente um técnico, mas toda uma comissão estrangeira, porém... A CBB tem condições de trazer profissionais qualificados e pagar os seus salários? E por quanto tempo?

@lisangelo disse...

Uma questão para a qual ainda não encontrei resposta: sou apenas um torcedor e apaixonado pelo Grande Jogo. Não pertenço a nenhuma federação nem sou sócio de nenhum clube aqui na minha cidade. Mas gostaria de dar a minha contribuição ao esporte. O que posso fazer? Filiar-me em alguma ONG? Acredito que deva ter mais gente como eu querendo mudar o rumo das coisas.

@lisangelo disse...

Quanto ao Pré no Rio...
Bom, pelo menos agora não teria goteira no meio da quadra, talvez tivessemos torcida...
Mas é um momento muito dificil, melhor que seja na propria China. Todas as seleções participantes acredito que vao preferir assim, as que se classificarem ja vao estar no pais sede e aclimatadas.

Anônimo disse...

Respaldado por Popovich, Alex viaja para testes nos Spurs

Mal desembarcou no Brasil depois da disputa do Pré-olímpico de basquete, o ala Alex Garcia voltará aos Estados Unidos nesta sexta-feira. Um dos que se salvaram no vexame do time verde e amarelo em Las Vegas, o atleta de 27 anos se juntará ao elenco do San Antonio Spurs para um período de testes, com grandes chances de integrar a franquia texana na próxima temporada da NBA graças ao apoio do técnico Gregg Popovich.
O vínculo de Alex com os atuais campeões da liga norte-americana terá apenas uma semana, vigorando até 14 de setembro. O agente Marcelo Maffia, no entanto, acredita que o jogador deverá ficar mais tempo em San Antonio. “O contrato vai até o dia 14, mas pode e deverá ser prorrogado. A pré-temporada começa apenas em outubro, então muita coisa pode acontecer até lá”, comentou, em entrevista por telefone à Gazeta Esportiva.Net.

O otimismo do agente se deve ao fato de o treinador dos Spurs, Gregg Popovich, ter feito o contato com Maffia. “O Popovich gosta muito dele. Foi o próprio técnico quem me ligou e disse ‘Quero ele (Alex) aqui, quero ele aqui’”, revelou, antes de apontar para outros interessados no basquete do brasileiros. “Durante o Pré-olímpico, outras equipes perguntaram sobre a situação do Alex, que também tem ofertas da Europa”, emendou, sem citar o nome dos clubes.

Maffia, porém, deu a entender que o interesse do ala é ficar no AT&T Center. “Acabei de falar com o Alex por telefone para dizer que as passagens para os Estados Unidos chegaram. Ele está muito a fim e entusiasmado com essa chance e sabe que esta é a grande oportunidade de voltar à NBA”, concluiu.

http://www.gazetaesportiva.net/ge_noticias/bin/noticia.php?chid=107&nwid=22086

Anônimo disse...

Amigos
Só tive acesso ao "Rebote" hoje, dia 05, pois, afinal alguem tem que trabalhar (ha,ha,ha).
Assim, ao ler a matéria abaixo, falando do aumento da confusão, reafirmei minha opinião sobre o técnico estrangeiro e Marcel como assistente.
Assim, como sou honradamente citado na presente matéria, rogo aos interessados que leiam meu pequeno comntário quanto a "confusão".
Reafirmo o otimismo
Vamos para frente.

Anônimo disse...

Acho que a CBB tem meios de pagar um técnico de fora sim, já que Lula não era técnico exclusivo ( já foi.. Tec de Ribeirão e Secretário de esporte da cidade )... esse técnico de fora tb não precisaria ser exclusivo, além do que o time do Brasil tem muito potencial e seria um belo desafio.. podendo ter o "Filé" Olímpico.. não digo todos, mas creio que muitos técnicos de fora teriam interesse.. podem não fazer grana como técnico na seleção.. mas pode incrementar o curriculo e ganhar mais após uma boa campanha.

Anônimo disse...

Eu discordo quanto ao Marcel ser técnico.Em um comentario feito sobre ele outro dia,alguém falou q ele realmente não tem trabalho como técnico realizado e isso é verdade.Temos que fazer como o vôlei,colocar o cara que dá resultado e não quem foi bom jogador,pois se eles fossem seguir esse raciocinio o tecnico seria o Willian e não o Bernardinho,pois ambos são técnicos. Marcel é meu ídolo sim,mas como jogador,agora, dirigir atleta, ganhar jogo, ganhar campeonato, até o Lula é melhor que ele, prefiro ainda o técnico campeão brasileiro, o Zé Galinha do universo.Mas aí vão dizer que ele ganhou pq tinha grana e eu pergunto: e o Bial em Joinville?tinha 200 paus por mês.Nem classificou entre os 8. Então, pq Marcel nunca ganhou nada ou nunca fez nenhum trabalho destacado. Acho ainda q a maior vantagem de ter um técnico de fora é a independência que vai ter pra convocar, pois o grego enche o saco do técnico.
Estrangeiro sim,Marcel não!

Anônimo disse...

Que bela notícia essa de que o Alex está indo de volta pra NBA, taí um cara que merece. Espero que ele se firme na NBA ou na Europa e que nunca mais seja banco do Machado. Alex fez a sua melhor apresentação no Pré Olímpico no jogo decisivio contra a Argentina. Gosto de jogadores assim: quanto mais importante o jogo, mais eles jogam. O Alex é um cara que merece fazer parte da Elite do basquete.

Anônimo disse...

Não entendo essa insistência no Marcel. Quais são os resultados expressivos que ele já mostrou como técnico? Muita gente do meio disse que ele já teve boas chances de conquistar resultados mas não conseguiu.

Como atleta ele foi um dos principais nomes do nosso esporte, mas como técnico a estória é diferente. Mesmo assim o pessoal do Rebote fecha na mesma idéia...

Acho difícil conseguirmos contratar um bom técnico europeu, mas parece que essa é a única chance. Se ficarmos com brasileiros no comando o jogo de vaidades continuará. Parece que só um gringo para conseguir impor respeito. Coisas de brasileiro deslumbrado...

Anônimo disse...

Caros,


discordo frontalmente de quem afirma que o Marcel não tem histórico como técnico. embora pondero também, que sua ausência em equipes de ponta nos últimos anos contribua para essa avaliação dos amigos.

ele teve passagens muito interessantes por alguns clubes de SP.
quando que de sua passagem pelo ECP, pude observar (à época eu trabalhava assim para uma agremiação no interior) uma equipe extremamente bem armada, com um sistema de jogo complexo e bem elaborado (triple post), e uma defesa que destoava do restante das equipes daquele paulista, principalmente pela intensidade e qualidade das rotações. coisa que aqui no Brasil, poucos se atentam, ou se pronunciam sobre isso.
todo mundo fala dos buracos no perímetro da nossa seleção, mas a verdadeira razão é esquecida, a rotação defensiva.

em relação as seleções, nossa rotação defensiva, desde a época de Helio Rubens no inicio dos 2000, chega a ser infantil. e quando ela acontece com eficácia, normalmente é resultado de um esforço individual e não através de um sistema definido e estabelecido.

acho triste ouvirmos vozes clamando por Hélios Rubens e Nettos da vida. não seria esse um caso de darmos um passo pra trás pra depois andarmos dois á frente. são dez passos pra trás e lá ficaremos, em qualquer das circunstancias. precisamos hoje de uma solução pontual pra nossa classificação pra Pequim. e tem mais, quem for comandar a seleção hoje, tem que ser respeitado pelos atletas. nesse prisma a figura de um ex-atleta brilhante é perfeita.

o Marcel foi o único cara que eu ouvi falando assim, acho até que em off: "eu garanto a classificação. me dá o time, me deixem treinar 60 dias com eles, e estaremos na olimpíada". não digo aqui que isso é verdade ou não, oq me agrada é a coragem e a capacidade de falar oq acha, sem médias, prevaricações, muito menos conchavos. né Lula?

reclamamos sempre que o Brasil não tem padrão tático, falta sistematização de jogo, tanto no ataque quanto na defesa. vejo a seleção do Lula, utilizando em suas jogadas conceitos de diversos sistemas. Motion, Flex e até Triangle, mas nunca isso de forma massificada e lógica. são apenas "jogadas".

e apenas pra finalizar, ainda em relação ao Pinheiros do final dos anos 90, com o Marcel de treinador, o time não chamava jogada nenhuma. se não me engano, o armador era o Dudu, aquele baixinho, ele simplesmente não chamava os movimentos ofensivos, não era necessário, a equipe tinha um padrão tamanho e uma visão sistêmica tão estabelecida, que eles apenas seguiam a fluência do movimento.

só a minha opinião.

abraços,
vinnie.

Anônimo disse...

ps.: se formos realmente ao mercado internacional de treinadores, pra preencher a vaga do Lula, num cenário exeqüível, lembro-me do ex-técnico da Nova Zelândia, que me foge o nome, em conjunto com o Marcel. num cenário platônico, Don Nelson seria bem interessante, com esses jogadores que gostam de correr que temos na seleção.

e por ultimo, acho que enquanto ex-atletas do nível de Oscar, Wlamir, A. Passos e Marcel, não forem utilizados na seleção, mesmo que pra palestrar motivacionalmente, bater papo, “treinar lance-livre” ou quem sabe dirigirem a comissão técnica, teremos dificuldades em fazer com que os atletas se motivem e comprometam-se com um objetivo de relevância na recolocação do Brasil no cenário mundial

cibele disse...

Saiu uma matéria no jornal daqui, o Correio Braziliense, com entrevistas de algumas pessoas (Marcel, Oscar, etc) perguntando sobre a possibilidade de um técnico estrangeiro.

Todos falaram que NÃO gostariam de um técnico estrangeiro, apenas de um assistente, um assessor, enfim, alguém pra mostrar o know how do basquete europeu.

Lembrei de falar isso porque o Zé Boquinha acabou de falar a mesma coisa na transmissão de Espanha x Croácia.

Agora não entendo porque não ter um técnico estrangeiro. E entendo menos ainda porque esse povo se recusa a aceitar isso.

Anônimo disse...

O Marcel, a quem admiro bastante, deve estar de olho no cargo. Os outros, com certeza devem estar com medo de perder terreno como símbolos do basquete no Brasil e alguém comprovar o quanto estão obsoletos e que não manjam nada! :D

Unknown disse...

cibele, isso é resumido facilmente na falta de humildade, orgulho desses caras que são horrorosos e não admitem isso. Não possuem a mínima humildade.
Por isso, o basquete chegou no fundo do poço.

cibele disse...

Concordo com vocês. Tá todo mundo de olho no cargo, acho que até o Zé Boquinha deu a entender que tá interessado e que assumiria se necessário hahaha

E também acho que é falta de humildade. Não vejo qual a diferença de um brasileiro e um estrangeiro. O que importa é resgatar o esporte e fazer com que nossos jogadores funcionem como uma equipe!

Dito isso, acho que dificilmente contratariam um estrangeiro. Já vi que essa possibilidade seria barrada por quase todos. Até os que imploram por mudanças não querem tantas mudanças assim. Tipo, querem algo radical, mas não querem ao mesmo tempo. Assim a gente vai longe...