domingo, 9 de setembro de 2007

O representante brasileiro


Por Fábio Balassiano

Aconteceu neste fim de semana em Madrid, paralelamente ao Europeu de seleções, uma clínica internacional para treinadores. Foram escolhidos quatro representantes da classe: o sérvio (ou seria eslavo?) Zeljko Obradovic, do Panathinaikos; o coordenador de basquete do Real Madrid, Lolo Sainz; o técnico do DKV Joventut, Aíto García Reneses; e o argentino Ruben Magnano, campeão olímpico em 2004, agora contratado a peso de ouro pelo Cajasol de Sevilla.

O programa foi eclético. Na sexta-feira, Lolo abriu os trabalhos falando sobre transição depois do lance-livre recebido, enquanto Aíto Garcia teorizou sobre a defesa por pressão 1-3-1 por toda quadra. No dia seguinte, Obradovic explicou como se joga contra defesas por zona. Seguiu-se a ele nova palestra de García, sobre os segredos do ataque dentro do garrafão. Hoje, domingo, o sérvio falou sobre como defender o garrafão, e Magnano falou sobre situações especiais de ataque e defesa.

Ao contrário do que pensamos, o Brasil não ficou sem representante por lá. Lula Ferreira, agora desempregado, não foi. Guerrinha, tampouco. Flávio Davis, nem pensar. Humm... sim, ele mesmo. Por conta da indução de Kanela ao Hall da Fama, Grego, o representante do falecido treinador, recebeu convite para aparecer. Se ele foi, se ele aprendeu, o que aprendeu, são as perguntas que não serão respondidas, evidentemente. Uma, porém, precisa de esclarecimentos: por que nenhum outro brasileiro acompanhou o presidente da CBB nesta excursão à Espanha?

17 comentários:

Anônimo disse...

Uma boa coluna com uma piada idiota, já tinha errado na coluna anterior ao tirar sarro do Oscar por conta do Eslavo, mesmo não gostando do Oscar acho a piada de péssimo gosto.
Afinal.. o fato de ser brasileiro não me impede de ser latino, mais de uma pessoa já comentou na coluna anterior onde citava o "eslavo", inclusive uma excelente explanação do FP nos comentários.

Anônimo disse...

Caro Alexandre, não costumo responder a críticas, mas vamos lá. Quando brinquei com relação aos "eslavos" ali de baixo, pensei ter deixado bem clara a minha posição: o brasil não precisa de técnicos estrangeiros, nacionais ou marcianos. precisa de técnico competente, e foi isso, apenas. Agora, nao entendi a sua frase sobre " o fato de ser brasileiro não me impede de ser latino". Mas enfim, você está no seu direito de reclamar e falar. obrigado, abs, fábio balassiano

Anônimo disse...

Seria possível conseguir o conteúdo destas palestras? É aquela velha história: "ah, mas os técnicos brasileiros não se preocupam em aprender, em ir a cursos, etc... " Porra, se pudesse é óbvio que eu estaria lá, uma pena que o acesso a este nível de palestra não chegue aqui no Brasil, onde no máximo o que se vê são (ex) técnicos de seleção brasileira dizendo que controle de corpo e manejo de bola são fundamentos básicos, chovendo no molhado o tempo todo, pelamordedeus...

Anônimo disse...

É realmente triste começar a sentir q não há nada que possa ser feito para melhorar o basquete quando o cabeça da modalidade no Brasil não "looking foward", não tenta olhar para frente, não tenta avançar, desenvolver o esporte...É triste constatar q enquanto não tivermos pessoas na administração do esporte que pensem, única e exclusivamente, no esporte não seremos de elite, não seremos competitivos, independente da qualidade técnica q temos...Há no Brasil, com certeza, profissionais que pensam desse jeito, que querem fazer as coisas mudarem, mas esbarram na ditadura empregada pelo seu chefe...Fico triste em saber q cada vez mais amantes do basquete desanimam e desistem de lutar por ter essa mesma visão...Espero muito que contratemos um técnico competente de verdade, mas essa é só uma das pontas do problema...

Anônimo disse...

Bem Fábio, em sua coluna anterior vc perguntava o que seria Eslavo.. e agora escreve se seria sérvio ou eslavo.. Se não entendeu o que eu quis dizer, empatamos, pq não vi em sua coluna o significado que diz ter.

Unknown disse...

Olá Fábio!

Gostaria de saber qual técnico brasileiro tem competência para dirigir a seleção? Não consigo ver nenhum em condições, mas gostaria da sua opinião.

Obrigado!

Anônimo disse...

fabio balassiano mostrou que nao tem competencia para escrever ou responder aso comentarios desta pagina.
Alexandre Estefan, estou com voce nessa, quando se diz que uma pessoa e de origem hispanica ou caucasiana eu me pergunto entao aonde ficam hispania e caucasia ? (pra quem nao entedeu , isso e uma piada bem antiga sobre o racismo, mas nao vale a pena gastar tempo explicando)
Fabio, tire umas ferias.

@lisangelo disse...

Pelo jeito nosso dirigente foi dar uma passeada pela Espanha. Ou sera que foi manter contatos com os tecnicos presentes na palestra?

Anônimo disse...

Parabéns pela notícia. Infelizmente, o nosso dirigente não consegue se cercar de pessoas competentes, em busca de um objetivo comum. É a confederação de um homem só. Mas acredito que os clubes, técnicos etc, tenham sua parcela de culpa, pois, como pode só ele ser maior do que todo o basquete nacional? Ele deve ter muitos aliados que estão na moita...

Clovim disse...

O sr Grego, deveria trazer esses caras para dar palestras como essas, pelo menos duas vezes ao ano, aki no Brasil!!!

E pelo amor de Deus, me digam que ele foi consultar essas caras para ver quem seria capacitado para implantar uma filosofia nova na nossa querida seleção!!!!

Anônimo disse...

Oi, Bigmanrj, meu nome ainda é o Marcel. Acho, porém, que não seria ruim um estrangeiro ao seu lado como uma espécie de consultor-assistente-organizador. O basquete brasileiro, porém, não precisa só de técnico na seleção, ao meu ver. abs, fábio

Anônimo disse...

Bil, entrei em contato com a organização do evento, pedindo algum dvd/fita/folheto do evento. Vamos ver o que me dizem. Caso consiga, informo aqui pelo Rebote, ok? abs, fábio

Anônimo disse...

Fábio Balassiano,quero lhe parabenizar pelos comentários corajosos e independentes. Isso nos falta no basket,pois fica todo mundo calado esperando uma boquinha ou achando que a CBB pertence ao Grego.Queria dizer minha opinião sobre responsabilidades que nem sempre são parecidas com as suas.
Políticas-Culpados:Técnicos e atletas.Quem vive de basket? Qual instituição representa essas classes?Nenhuma. De atletas nem existe e de técnicos sem representatividade.Quem pode acionar MP ou qualquer outro órgão pra intervir?Instituição representativa de classe.O que os desempregados Daniel Watfy,Carlão, guerrinha, Neto e o próprio Lula fizeram pela sua classe? NADA.Mas os que estão empregados, não sei por quanto tempo tb nada fizeram.
Paulista de 2005 teve 20 clubes, 2006 14 e 2007 11, com equipes formadas a toque de caixa. Lamentavelmente mais equipes fecharam e os salários cairão.Culpa: Atletas e Técnicos.
Depois falo das situações técnicas e de imagem em outras postagens,mas a priori culpo esssas classes.

Anônimo disse...

fabio balassiano mostrou que nao tem competencia para escrever ou responder aso comentarios desta pagina.
Alexandre Estefan, estou com voce nessa, quando se diz que uma pessoa e de origem hispanica ou caucasiana eu me pergunto entao aonde ficam hispania e caucasia ? (pra quem nao entedeu , isso e uma piada bem antiga sobre o racismo, mas nao vale a pena gastar tempo explicando)
Fabio, tire umas ferias.

e ainda por cima finge nao ter visto....

Anônimo disse...

outra pro Fabio cheio de veneno :
sua ultima frase diz que "por que nenhum outro brasileiro acompanhou o presidente da CBB nesta excursão à Espanha?"

o basquete brasileiro esta mal e todo mundo sabe mas voce se mostrou um abutre dos grandes, so colocando lenha na fogueira aonde nao precisa:

O Coordenador de Arbitragem da CBB , Geraldo Fontana, esta em Madri pro pre-olimpico.

ja disse antes, tire umas ferias , va pra Hispania, Caucasia ou Eslavia...

Anônimo disse...

meu caro ???
quem eh geraldo fontana pra fazer curso e ensinar a alguem?
o grego eh assim mesmo, prefere viajar mesmo sem saber falar inglês ou qualquer outra lingua, vai ele mesmo resolver um problema que não tem capacidade.O Fábio, o Rodrigo, os meninos do draftbrasil.net , são importantíssimos nesse momento,pois alguém ainda se importa com basket na imprensa e tenho certeza que eles não nutrem prazer em dizer essas verdades e queriam falar outras coisas boas,mas elas não acontecem.
Mesmo se discordo do que disseram que o Bruno Laurance falou só bem. A globo constroi uma imagem positiva e isso eh bom, ninguem quer saber se grego eh quem eh,mas se o Nene enterra.Viram o caso da daiane dos Santos.A globo falou do Diego que foi ouro e as outras tvs ja noticiaram a briga do tecnico com elas.
Então deixem o fábio em paz,deslizes acontecem mas tenho certeza que vcs não tem coragem de falar isso com o nome de vcs,mostrando a cara, pq nosso basket eh assim feito de ratos medrosos, como se estivessemos na ditadura!

Anônimo disse...

Carlos Alberto

Já questionei em algum momento, qual a formaçao academica,ou prática do Fabio para querer criticar técnicos,até de dirigentes concordo porque é observaçào de trabalho agora comentar sobre técnico.....
Concordo com o Fábio,o Grego no mínimo teria que ter levado alguns técnicos que ele queira ou npense em investir,tipo Neto,João Marcelo,César Guideti, para assistir a esta clínica. Mas cartola é cartola.