terça-feira, 18 de setembro de 2007

Katião de volta


Por Fábio Balassiano

Lembram-se da polêmica envolvendo o corte da brasileira Kátia Regina, popularmente conhecida como Katião, dos Jogos Pan-Americanos devido a um problema cardíaco? Pois é, mais um capítulo se deu na manhã desta terça-feira, quando o Zaragoza Mann Filter, novo clube da brasileira na Espanha, liberou a atleta para a próxima temporada, após uma bateria de exames.

Não sou médico, mas algumas perguntas cabem: 1) Por que uma atleta pode jogar na Espanha, e não pela seleção? 2) Não será arriscado colocar uma jogadora que, segundo os médicos da CBB, tem um problema cardíaco?

Atual campeão espanhol, o Perfumería Salamanca, seu ex-clube, já havia detectado o que a Confederação Brasileira confirmou cerca de um ano depois, mas disse que não havia risco para Katião (que é pelo que se baseia o Zaragoza). É uma situação no mínimo estranha...

18 comentários:

Rodrigo Alves disse...

O caso é estranho mesmo. E vale lembrar dois pontos:

1) Antes do Pan, os testes detectaram irregularidade do ritmo cardíaco, e o médico do Comitê Olímpico Brasileiro informou à CBB que a jogadora não estava em condições de praticar qualquer atividade física. Diante disso, a Confederação optou por cortar a jogadora. Decisão correta, ao meu ver. Não havia outra coisa a fazer.

2) Logo após o corte, a própria Kátia deu a seguinte declaração: "Se eu tiver que morrer na quadra, vou morrer feliz. Mesmo que, por algum motivo, eu não seja curada, vou continuar jogando. Minha vida é jogar basquete. Nada vai me levar a ganhar o dinheiro que ganho no basquete. Preciso continuar lutando e ajudando minha família".

Anônimo disse...

ai ela joga pelo Brasil, tem um ataque ou parada cardiaca e vai todo mundo meter o pau na CBB.
eta povinho!!!

Anônimo disse...

Se ela quer correr o risco, acha que é a chance de ter uma vida melhor, que tudo de certo, mas a CBB dessa vez fez a sua parte.

Unknown disse...

a katia ta certa a vida é dela se fosse comigo faria a mesma coisa continuaria jogando

Anônimo disse...

Solo puntualizar:

1) El Salamanca no es el actual campeon, es Ros de Valencia donde juega Erika de Souza.

2) No fue su ex-club, pues ella jugo en Ensino Lugo junto con Ega.

3) El corte de la seleccion fue una excusa.

Un abrazo,

Por cierto, ¿ya dio Grego la colectiva?

cibele disse...

Estranha essa história. Mas essa é a carreira dela, natural que queira continuar jogando. A essa altura da vida é meio difícil de achar outra carreira.

Gente, saiu uma matéria na UOL, vou postar aqui. Foi mal pelo offtopic.



Brasil terá técnico europeu, diz presidente da CBB a jornal


De acordo com o dirigente, o anúncio do escolhido será feito apenas em dezembro. A idéia dele é de continuar com uma comissão técnica brasileira, mas agora capitaneada por um estrangeiro.

"Acho que temos bons técnicos, sempre valorizei os técnicos nacionais, mas precisamos de alguém para complementar o trabalho. Toda a comissão será brasileira. O técnico que vier será para passar o bastão aos técnicos brasileiros, e não para ficar para sempre. Ele vai trabalhar bastante, dar clínicas. Nós escolheremos o treinador estrangeiro até dezembro, para que em janeiro ele já trabalhe", disse Grego.

Matéria inteira:
http://esporte.uol.com.br/basquete/ultimas/2007/09/19/ult4356u1023.jhtm

bcb disse...

Cibele li uma reportagem com o Grego no Globo de hoje (impresso)e, com exceção de assegurar um estrangeiro como técnico da seleção, não gostei do que li.
O Grego não demonstra nenhum senso de urgencia com a situação do basquete brasileiro, da contratação do técnico, e parece preocupado apenas em trazer o pre mundial para cá, como se isso fosse garantir alguma coisa para o Brasil.
Para finalizar, achei as perguntas feitas pela jornalista absolutamente ridiculas, demonstrando não conhecer a modalidade.
Resumo do que ele disse:o técnico será estrangeiro, será contratado em dezembro para trabalhar em janeiro,se o Brasil não for a Olimpiada (Grego cita França,Itália etc) não será o fim do mundo e que está tentando trazer o pré para cá.Diz ainda que a seleção irá jogar torneios amistosos na europa antes do pré e que terá cerca de um mes de treinos antes da competição, com todos os jogadores.

cibele disse...

Pois é. Pelo que li ai, ele não tem pressa alguma. Não acho que precise ser tudo corrido, mas depois de tudo ele podia ao menos dar a tal entrevista e mostrar o plano de trabalho, explicar as coisas. Fazer algum tipo de damage control já que a seleção brasileira ficou super queimada depois do pré. Cadê a assessoria da CBB pra organizar essas coisas?

Ele não deve ter plano algum, essa que é a verdade. Deve ver depois como ele faz. Deve ter ido pra Mallorca alongar a visita dele e não quer nada com a dureza hahahaha

Luiz Fernando Paes disse...

qto de altura tem a moça?

Anônimo disse...

Idade e 'carreira' não deve ser limite para que uma garota jovem se arrisque.

Isso é coisa de quem pensa pequeno.

Anônimo disse...

Aposto R$1,00 que o técnico após a saída do "europeu" será o Neto.
E notaram que ele já fez parte do planejamento da seleção, com a confirmação dos torneios, sem ainda ter anunciado o treinador ? Até então achava que o treinador era parte importante ao se fazer um planejamento.

Anônimo disse...

Técnico da seleção masculina será europeu
Grego, presidente da CBB, diz em entrevista a "O Globo" que anúncio

O técnico que substituirá Lula Ferreira na seleção brasileira masculina de basquete será conhecido apenas em dezembro, mas o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Grego Bozikis, adianta que ele será um europeu. Apesar disso, ele ressalta que continuará prestigiando os treinadores nacionais.

- Acho que temos bons técnicos brasileiros, sempre valorizei os técnicos nacionais, mas precisamos de alguém para complementar o trabalho. Toda a comissão técnica será brasileira. O técnico que vier será para passar o bastão aos técnicos brasileiros, e não para ficar para sempre. Ele vai trabalhar bastante, dar clínicas. Nós escolheremos o treinador estrangeiro até dezembro, para que em janeiro ele já trabalhe - afirma em entrevista publicada na edição desta quarta-feira do jornal carioca "O Globo".

Grego acrescenta que mais de 30 técnicos telefonaram ou enviaram currículos para ele. Segundo o presidente da CBB, o planejamento para o Pré-Olímpico Mundial já está pronto, independentemente da escolha do novo treinador.

- Em julho faremos dois torneios, um na Espanha e outro na Grécia. Se o Rio for escolhido (como sede), iremos convidar essas seleções para torneios aqui. A Espanha acredita que iremos às Olimpíadas no masculino e nos convidou para um torneio antes de Pequim. Eles conhecem o basquete. Sabem que temos potencial.

Anônimo disse...

Desde españa, você está certo. Me confundi com o ano em que estive por aí e acompanhei a campanha do Salamanca, penúltimo clube da Kátia e penúltimo campeão espanhol (em 2006), não é isso? Mas, de fato, a Kátia já havia feito o exame pelo time salmantino. perdão, parabéns pela correção e abs. fábio balassiano.

Bert disse...

Fábio,

Na verdade, aquela Kátia do Salamanca é uma outra. A Kátia Denise, Katião, que jé teve algumas passagens pela seleção e continua jogando na Espanha.

Essa Kátia atual, do problema cardíaco e que aparece na foto, é Kátia Regina, mais jovem. Foi vice-campeã mundial em 2003, com o Bassul de técnico. A primeira experiência dela no basquete europeu foi ano passado no Ensino mesmo. Abraço,

Bert.

Anônimo disse...

Bert e amigos, minha emenda tá ficando pior que o soneto. Prometo não falar uma palavra a mais sobre o caso Katia, Katião ou quem quer que seja. Manquei feio. Mas, também, quem mandou ter duas Kátias no mesmo basquete (piada!)? perdão uma vez mais, fábio balassiano

Anônimo disse...

mais uma vez (dentre varias) que o Fabio Balassiano mostra que nao tem competencia pra escrever aqui.
tire umas ferias mmenino.

Anônimo disse...

Carlos Alberto

Fábio não de opiniõe onde vc não conhece, basket feminino não é sua praia, será que o masculino é?Bert,porque só fala Kátia vice campeã mundial e o sétimo lugar, no sub 19 por acaso não existiu, vamos largar de ser parcial.

Bert disse...

Caro Carlos,

Não conheço nenhuma regra que obrigue a destrinchar o currículo quando cito alguém.

Se fosse assim, ao mencionar Hortência, por exemplo, teria que colocar ao lado de "campeã mundial 94", "sétimo lugar nas Olimpíadas de Barcelona"?

Não, não é assim.

Não há parcialidade alguma em citar o principal feito da carreira de uma atleta ao se referir a ele.

Bert