terça-feira, 11 de setembro de 2007

Três pontos

Por Fábio Balassiano

1) Um dos nomes pensados por Grego para assumir a seleção é o do croata Zeljko Pavlicevic, que dirigiu o Japão no Mundial de 2006 e chegou em 18°, atrás do Brasil. Ele é tricampeão europeu, duas vezes com o Cibona de Drazen Petrovic e outra com o Split de Toni Kukoc. Treinou ainda os espanhóis Ferrol e Vitoria, o grego Panathinaikos e o iugoslavo Crvena Zvezda.

2) Falando em Europa, salta aos olhos o desempenho da até então única invicta Eslovênia (que relegou a Alemanha de Nowtizki a absurdos 47 pontos) e o da Rússia, que conta com os americanos naturalizados Holden (na armação) e David Blatt (o competente técnico). No Brasil, fala-se na naturalização do não menos americano Shammel...

3) Pela primeira vez em muito tempo, nenhum membro da comissão técnica da seleção estará presente no campeonato Paulista. Neto e Lula ficarão de fora. O Rio Claro de Guerrinha também. A competição terá apenas ex-treinadores do Brasil (são dois, Hélio Rubens e Mortari).

33 comentários:

Anônimo disse...

esse tecnico ai veio dar um curso aqui há alguns anos atrás e resumindo ele falou o q nossos antigos técnicos tem falado, precisamos melhorar nossa execução de fundamentos.
nossos atletas estão num nível de destreinamentos tão alto que eh vechatário os erros mínimos quem cometem. Olham pra bola e o atacante já passou e recebeu a bola na frente,bandeja em situações dificeis é erro na certa, sem recurso no punho pra fazer a bola. dificuldade no drible ( marcelinho machado), e por aí vai.
Ah! esse cara ficava xingando os jogadores do paulistano que estavam ali pra demonstrações, burro era elogio nesse dia.
Quem sabe o cara pode fazer um bom trabalho,pq ele vai fazer o q bernadinho faz, oleg na ginastica e os tecnicos q tem dado certo.
seja bem-vindo!

Anônimo disse...

Não é esse, quem veio dar o curso aqui foi Obradovic (Técnico de um time da GRECIA)...ele é muito bom!
Um abraço!

Anônimo disse...

O técnico Guerrinha não estará trabalhando no Paulista deste ano

Anônimo disse...

Eu escolheria um americano. Os americanos estão mais familiarizados com nossos melhores jogadores, tanto pela NBA quanto pelo fato de que eles estão sempre de olho no basquete europeu em busca de talentos (com certeza os caras conhecem alguns dos nossos jovens talentos da europa, NCAA, etc.). Outro fator é que o estilo de jogo americano já é aquele pelo qual os nossos jogadores estão mais acostumados, seria mais difícil e trabalhoso (pra não dizer impossível com o pouco tempo de treino que a seleção dispõe) acostumar os caras a jogar em um estilo diferente daqueles que eles jogam nos seus times!

Anônimo disse...

Anônimo, você está certo. Manquei nessa. Rio Claro não disputará o Paulista deste ano (vou ver direitinho os motivos) e a comissão da seleção não possui mais representantes no mais importante torneio do país. abs, obrigado e perdão aos leitores. fábio balassiano

Anônimo disse...

O Paulista promete ser interessante, já o Carioca.. única coisa interessante que pode ocorrer seria a chegada do Marcelinho Machado no Flamengo, saudade dos excelentes campeonatos disputados a poucos anos..

Anônimo disse...

Fábio,

Zeljko Pavlicevic é escola do Novosel rs!

Agora vai.... espero..... esperamos!

Anônimo disse...

Paulo Menezes:

Tenho assistido ao Europeu e não vejo nenhum virtuosismo tático,certa vez li no rebote um comentario do VINNIE, que com certeza deve técnico ou pelo menos que estuda e conhece sistemas ofensivos, e criticou o Brasil porque nas suas jogadas utilizava pedaços de movimentos do Flex,Shuflle etc. E, agora o que se ve neste europeu, um jogo de valorizaçào de posse de bola, jogadas sempre buscando pick roll,comk o armador infiltrando ou passando para o centro,ou ainda voltando a bola para um passe do 4 para o centro,coitado dos técnicos brasileiro que usam pick roll são sempre criticados e tidos como ultrapassados. A França joga no velhissimo shuffle, outras equipe misturam movimentos de flex,de motion, de triangulo,de shuffle, e nós aqui ficamos com o eterno complexo de terceiro mundo achando tudo uma maravilha. Sabe qual a diferença?fundamentos, respeito a liderança do técnico e um plano definido tático e jogar sim a nossa maneira, o europeu tem a sua cultura, e nós a nossa,vamos analisar com total imparcialidade e puxa saquismo o nível de nossos jogadores uma perguntinha simples: vc trocaria os 3 jogadores do perímetro de Porto Rico pelos nossos?

Anônimo disse...

Marcelinho Cagão pelo Ayuso e o Arroyo por qualquer armador brasileiro fácil, fácil.

Você não está vendo nada de mais nos times europeus, mas pelo menos, vê algo.
O que você viu no El Ogro como "técnico"? É melhor falar no que ele não fez.

Abraços!

Anônimo disse...

Trocava fácil todos do perímetro do Brasil, excessão Leandrinho pelo perímetro de Porto Rico, anos luz a nossa frente.

Anônimo disse...

Marcelinho Cagão pelo Ayuso e o Arroyo por qualquer armador brasileiro fácil, fácil.(2)
o Bigmanrj falou tudo e o Barea é melhor q qualquer armador nosso tb

Anônimo disse...

O pessoal aqui no Brasil(incluindo a imprensa burra/não-especializada que comenta o basquete nas grandes midias) adora exaltar o valtinho como se fosse um mega-craque que ele não é... valtinha é "average" e na defesa se compara ao machado. acho que era o pior defensor na posição 1 do pré olimpico todo, sobretudo na segunda fase quando estava morto, n se aguentava em pé. ainda continuo acreditando no potencial do huertas ainda que este seja sub-utilizado pelo lula.

mas enfim, concordo que trocaria todo mundo, menos leandrinho pelos porta-riquenhos. porem todavia, um leandrinho inspirado e principalmente BEM COMANDADO vale mais que esses mesmos porta-riquenhos todos juntos.
lembrem-se que eles quase foram eliminados na primeira fase do pré olimpico.

Anônimo disse...

Peraí pessoal!O Huertas é muito bom jogador(foi péssimamente aproveitado)e o Alex sem salto alto é ótimo(eu disse sem salto alto...).O que falta pra esses mesmos jogadores é FUNDAMENTO(todos)e COMANDO.

Valeu !

Anônimo disse...

Se o nosso perímetro é fraco assim, pq o Lula não usava mais o garrafão ?
Podemos não ter um time para ser campeão mundial, mas também não é time para ir tão mal.
Não dá para tirar a culpa da comissão técnica e por nas costas dos jogadores.
Como também não dá para tirar a culpa do Grego e por na comissão técnica.
Grego é Culpado SIM! A Comissão técnica também!

Anônimo disse...

Um amigo viu na ESPN a pouco o comentário que o Brasil tá de olho em um técnico Espanhol também, e o gasto mensal deve ser em torno de U$$300mil.
Alguém sabe ou viu algo mais ?

Anônimo disse...

Nova lesão coloca em risco futuro de Alex na NBA

Mais uma vez, o ala/armador Alex Garcia enfrenta uma virada do destino em seus projetos de jogar na NBA. Pela terceira vez na carreira, o jogador foi dispensado por causa de uma lesão.
Na última segunda-feira, em seu primeiro treino com o San Antonio Spurs, Alex deixou a quadra sentindo dores no músculo adutor e nem teve condições de participar do treinamento da tarde.

Segundo o agente do atleta, Marcelo Maffia, Alex sofreu uma lesão de grau 2 e precisará de duas semanas de repouso e fisioterapia antes de voltar às quadras. Alex fará seu tratamento no Brasil e chega ainda esta semana ao País.

"Ele participou do treino da manhã, mas ficou sentindo a coxa. Depois, teve uma reunião com o técnico Gregg Popovich, que o convidou para o camp em outubro", lembra Maffia. Com a reviravolta no período da tarde, ele e seu cliente tentam manter a possibilidade de participar do treinamento. "Estamos tentando lidar com a situação para ver se dá mesmo", completa o agente.

Esta é a segunda vez que o ala/armador treina com os Spurs. Na temporada de 2003/04, ele integrou a equipe, mas só participou de dois jogos. Uma lesão no pé esquerdo fez com que fosse dispensado. Na temporada seguinte, ele foi para o New Orleans Hornets mas uma nova contusão, desta vez no joelho esquerdo, tirou o brasileiro do grupo.

O interesse dos Spurs pelo ala/armador ressurgiu após a participação do Brasil no Torneio Pré-Olímpico das Américas, em Las Vegas, no início deste mês. A seleção não obteve a vaga olímpica, mas Alex foi procurado pelo técnico Popovich, que lhe ofereceu outra chance no time. Inicialmente, ele participaria de uma semana de treinos, até dia 14.

Cara eu nunca vi um jogador com tanto azar na minha vida, toda vez que o Alex tenta se firmar como jogador da NBA , algo acontece com ele, vai se benzer meu filho.

Anônimo disse...

Paulo Menezes

Vejam bem quase todos os que entraram no papo sobre os jogadores de fora já demonstraram que não somos esta força que gostariamos que fosse, concordo que o jogo teria que ser mais dentro,pois ali era o grande problema de Porto Rico,principalmente com a saida do Daniel Santiago,foi tbem uma incoerencia ai se ve como esta CT(todos) se perderam, porque de repente o JP não entrou mais, só no último jogo, e tem outro absurdo a troca como titular do Guilherme pelo Marcelinho,que teria que ficar na posição 2 como troca do Leandrinho,disputando ainda com o Alex esta troca, e o melhor aproveitamento do Marquinhos (mentiroso ou verdadeiro,nas declarações)

Anônimo disse...

Parabens pelo nível do debate aqui.

Eu concordo com o Paulo que taticamente não estamos vendo nada de tão novo no Europeu, porém, conseguimos imaginar um jogo muito mais baseado em fundamentos e principios básicos do jogo que temos perdido ao longo do tempo.

Os times que tem jogado como nós jogamos, ou seja, arremessos de 3 pontos com o minimo de movimentação ofensiva possivel, tem ficado pelo caminho, vide Turquia.

Mas acho que a questão do comando na Seleção pesa muito sobre a aplicação de qualquer sistema.

O que vimos no Pré Olimpico, infelizmente, foi a falta total de qualquer sistema de jogo.

Fomos muito mal treinados para lá,
o que diferentemente do Europeu,
estamos vendo poucos times ruins e maus treinados.

Abraço,
Henrique Lima

Clovim disse...

Alexandre Stefan, fiquei sabendo que é um ex-treinador do DKV JOVENTUT!!! Só naum sei qual o seu nome!!!

Mas é Espanhol e o último clube que treinou foi o DKV!!!

Abração!!!

@lisangelo disse...

O Paulo Menezes tocou na ferida, fundamentos! Enquanto errarmos bandeja debaixo da cesta e jump sem marcação, não vamos sair do lugar.
Mas pra fazer os nossos boleiros voltarem pros fundamentos tem que ter um tecnico que inspire respeito. E respeito se adquire mostrando principalmente conhecimento e não ficar berrando a torto e a direito.

@lisangelo disse...

Para complementar: e tambem nao se adquire respeito passando a mao em cabeça de jogador e nem fazendo careta pra árbitro.

Guga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Manel Comas ou Lolo Sainz?

Ao que me consta os dois sem emprego ex-DKV...

Anônimo disse...

Acho que é MANEL COMAS... Esse nome foi ventilado... Estamos no aguardo!!!!

Vlw Texano!!!

Anônimo disse...

Manel Comas seria uma boa, o cara tem na sua personalidade um misto de Felipão e Bernardinho, impõe respeito.

Anônimo disse...

nossa , imaginem um miste felipao com bernardinho nesse grupo, era tudo que eles mais precisam....

o felipao ia dar um soco no nezinho quando ele se recusar a entar (igual deu ontem no servio).... e o bernardinho cortava o nene igual cortou o ricardinho(ambos sao fundamentais ao time) hehehehe

brincadeiras a parte, acho q esse time precisa é disso mesmo, de alguem pra se impor e exigir respeito.

Anônimo disse...

Reparem bem, o caro técnico Zeljko Pavlicevic parece o padre Quevedo. Nada mais adequado, afinal, pra tirar a urucubaca da seleção só um especialista em parapsicologia. heheheeheh. Brincadeira... ele parece ser um bom nome. Esperemos!!!!!

Anônimo disse...

Vejam só...
Aconteceu o que muita gente esperava.

GREG ODEN DEVE PERDER A PRÓXIMA TEMPORADA!!!!

Confiram no site da NBA.

Unknown disse...

Não foi por falta de aviso ao pessoal do Blazers. Essa notícia foi ventilada antes do draft.

Anônimo disse...

Greg Oden fora da temporada.
Será que os trail blazers pegaram um abacaxi?

Anônimo disse...

Greg Oden fora da temporada.
Será que os trail blazers pegaram um abacaxi?

Guto Sousa disse...

Rússia nas semis do Eurobasket...é o primeiro eslavo, amanhã podem chegar mais dois.

Anônimo disse...

realmente eh um problema pro Blazers...falam se de 6 a 12 meses de recuperacao, mass vale lembrar q ele soh vai voltar quando estiver 100%, nao pode voltar antes....e pode significar soh daki duas temporadas, q nem o Amare Stoudamire....eh uma pena, vamos ficar na torcida