quinta-feira, 27 de setembro de 2007

A guerra das emissoras

Por Fábio Balassiano

Assim como no Pré-Olímpico feminino, os canais SporTV e ESPN Brasil disputam a audiência daqueles que ainda se encantam com o basquete. Mas e no torneio masculino, como foi? O Rebote teve acesso e divulga os dados com exclusividade.

- Das cinco maiores audiências do torneio, três foram do SporTV - os jogos foram Brasil x EUA, Argentina x Brasil (semifinal) e Argentina x Brasil (2ª fase). O que diz muito sobre o valor atual da modalidade é que nenhum deles bateu sequer 1 ponto de audiência, o que na base de TV por assinatura equivale a 166.337 pessoas.

- Em 13 exibições dos dois canais no mesmo horário, em oito (62%) a ESPN Brasil teve audiência superior. Vale ressaltar que o SporTV foi mais competitivo a partir da segunda fase, quando essa relação ficou mais equilibrada.

- Na semifinal e na disputa de terceiro lugar, os canais SporTV tiveram audiência superior à da ESPN Brasil. Entretanto, na final entre EUA x Argentina, a audiência da ESPN Brasil foi ligeiramente maior à do SporTV2.

O importante é entender que, apesar de ter uma base de assinantes maior, o SporTV sofreu para se manter à frente da ESPN Brasil – em que pese a audiência superior nos três jogos acima, os mais importantes por sinal. O que não deixa de ser um bom sinal, pois os poucos fãs de basquete que ainda restam querem informação, independência e raciocínio crítico, e não perguntas puxa-saco.

14 comentários:

Anônimo disse...

Tá chegando a hora.. em 90 minutos ocorrerá a apresentação de Marcelinho Machado no Flamengo.
Se para a Seleção ele não é ideal, com certeza é um baita reforço para qualquer clube do Brasil.
Dados interessantes da coluna, demonstra como é importante uma boa equipe na transmissão.

Anônimo disse...

ótimo post.
perfeita conclusão.


PS: Mudando de assunto: Esteban Batista vai tentar se firmar na NBA jogando com as estrelas do Boston Celtics. O uruguaio viaja para a breve "preseason" NBA Europe em outubro. Se agradar, fica para o resto da temporada.
Torço por ele. Grande jogador.

Anônimo disse...

É um vexame pra Nação Rubro-Negra ver o Cagão vestir o manto sagrado.

Hoje é um dia negro! Isso só pode ser uma maldição! Estou sendo castigado pelos comentários que fiz ao longo do Pam e Pré-Olímpico.
ESTOU DE LUTO POR TEMPO INDETERMINADO!

Anônimo disse...

Po Bigmanrj, não concordo com vc, acho sim o MM fraco para a seleção, mas cagão é coisa que ele não é, ele sempre colocou a cara na reta e sempre chamou o jogo para si, seja na seleção ou nos clubes por onde passou.
E não vejo nome melhor (talvez o Alex) para representar o Flamengo ou qualquer outro clube do Brasil.
E os erros que ele cometia na seleção era em grande parte por culpa da comissão técnica e não dele, só lembrar dele na Telemar.. ou no Botafogo.

Anônimo disse...

é fato que o marcelinho vai ser um baita reforço pra mulambada... no cenário nacional ele sem duvidas vai se destacar.

o problema é que a imprensa depois vai enaltecer o seu "mega desempenho", com "grandes numeros" e considera-lo o "craque do campenato".... ai quando chegar na seleção, quem vcs acham que vai querer chutar toda as bolas nem um louco??

alias, alguem aqui ja viu esse filme ???

Anônimo disse...

Pergunta: Mas que campeonato o Marcelinho vai jogar? O Nacional? Pra mim já é fim de carreira.

Anônimo disse...

Esqueci de falar sobre os canais de tv... Concordo em tudo, não fico muito ligado na audiencia, mas nesse ultimo paragrafo falou tudo, a ESPN deu um banho de cobertura jornalística na SporTV. Nem tem o que comentar.

Anônimo disse...

PÔ velho, Telemar e Botafogo, isso no basquete mundial é série D. O Marcelinho é um baita cagão, mesmo. Ridículo botar a culpa dos turnovers em série no 3º quarto fatídico contra a Argentina no Lula, os airballs são culpa da Comissão técnica? Tá louco, e o pior é que ele veste a carapuça de líder que a Globo coloca nele, um baita cagão. Um exemplo de não jogador. Acredito que ele deve fracassar nesse campeonato carioca já, torço por isso e pra ver a seleção livre desta legítima merda.

Anônimo disse...

Como não Marexal ? Quem convocou o cara foi quem ? Quem "treinou" as jogadas para ele chutar foi quem ? Cagão para mim não é chutar e errar.. e sim não chutar.
Como também ele acertou contra a Turquia no Mundial de 20 anos atrás.
Se o cara é ruim e erra, ele não é cagão, ele é ruim. Se ele fosse um fodão e errasse, ae poderia ter amarelado, mas não é o caso.

Anônimo disse...

Brother, não vejo vantagem nenhuma o cara ter um aproveitamento de 30% nos chutes de três tendo chutado mais de 60 bolas num campeonato de dez jogos e sair com a fama de corajoso. Ah beleza, ele tem coragem, tsc tsc! Coragem pra afundar o time. E os turnovers e a moleza que era pro delfino jogar em cima dele? Sinceramente, pobre flamengo. Cagão no sentido que a diferença entre ele e uma lata de esterco é somente a lata. Tá nem vou falar mais do Machadinho, minha revolta com o jogo dele vem desde o pré de 2003, na verdade antes disso. Naquela época eu não conhecia o rebote e cheguei a mandar um e-mail pro presidente da cbb, que eu não sabia que era o tal do grego, implorando pra que tivéssemos uma postura diferente dali pra frente, mas na época o discurso era "fomos campeões Panamericanos e retomamos a hegemonia do continente sulamericano", piada né mesmo? Como nada mudou acabamos perdendo pro time B da Argentina, como eu disse que aconteceria aqui mesmo durante todo pré. Então vou dar uma de profeta mais uma vez, com o Machado no time ganhando os minutos que ele ganha e com a participação no ataque que ele tem acabaremos o pré-olímpico mundial entre os últimos 4.

Anônimo disse...

Rodrigo,
essa comparação com relação a audiencia entre Sportv e Espn é errada já q a Sportv esta em todos os pacotes disponiveis na net e sky já a espn vc tem q pagar a mais nessas operadores tirando a TVA q ocorre o mesmo com relação sportv e net e tem muitos menos assinantes no brasil

Anônimo disse...

Caro Marcelo Marques, quem escreveu o texto fui eu, Fábio Balassiano. Mas acho que fui claro, no último parágrafo, quando disse o seguinte: "O importante é entender que, apesar de ter uma base de assinantes maior, o SporTV sofreu para se manter à frente da ESPN Brasil". A comparação tanto existe, que os dois canais a utilizam, sempre com esta ressalva. abs e obrigado

Anônimo disse...

O mais importante nesta discussão entre as emissoras é que a Sport TV, canal da globo, segue a linha da emissora mãe, retrata o basquete pro grande público, o público que não entende quase nada de basquete e que aceita até o Marcelinho como ídolo. Já a ESPN se aprofunda mais na questão e não deixa de sentar o pau naquele time sem vergonha que vestia a amarelinha lá em Las Vegas. A globo não, a globo gosta é de colocar o Brasil ganhando o Pan com aquele bordão: Brasiiiiillllll! Com o Oscar falando o absurdo de que o Machado deveria ter uma chance na NBA e por aí vai. Como eles fazem basquete pra quem não entende nada, tanto faz se eles entendem ou não, daí apostam num time cagado desses e se perder fizeram a sua parte.

Anônimo disse...

o marexal deu show nesse ultimo comentario sobre a globo/sportv X ESPN....ter que ouvir oscar, bial e cia, realmente é foda!! soh pra quem gosta de ser enganado