sábado, 22 de setembro de 2007

A novela Kátia e o estranho acordo

A Folha de S.Paulo publicou na sexta-feira mais um capítulo da novela sobre a pivô Kátia. Na reportagem de Adalberto Leister Filho, a jogadora ameaça processar a CBB pelo corte no Pan. Alega que, na época, houve um acordo para que fosse divulgado que ela sairia por problemas pessoais, e não pelo verdadeiro motivo - irregularidade nos batimentos cardíacos:

"Assinei um papel. Tenho cópia. Mas, logo após deixar a concentração, recebi telefonema da imprensa questionando sobre a arritmia. Eles me prejudicaram. Quase perdi meu contrato aqui na Espanha por causa da repercussão da história."

Então deixa ver se eu entendi. A jogadora queria manter em segredo o problema cardíaco para não atrapalhar o contrato na Espanha, é isso? Vale lembrar o que ela própria declarou na época: "Se eu tiver que morrer na quadra, vou morrer feliz. Mesmo que, por algum motivo, eu não seja curada, vou continuar jogando. Nada vai me levar a ganhar o dinheiro que ganho no basquete."

Sobre o tal "acordo", lembro que a notícia chegou às redações não pela CBB, mas pelo COB, com parecer do médico João Olyntho Machado Neto: "Julgo, fundamentado na atual literatura científica, que a atleta não deve se envolver no momento com a prática de basquete competitivo".

Diante de uma jogadora com histórico de problemas no coração, o que a Confederação deveria fazer? Mantê-la na equipe e arriscar uma tragédia? Vivo criticando a CBB, mas desta vez não há como culpar a instituição, que acertou ao seguir o parecer de um médico. Vendo a situação de fora, as declarações apontam muito mais para uma atitude inconseqüente de Kátia do que para erro ou excesso de zelo dos dirigentes.

5 comentários:

Unknown disse...

NO LE SATISFACEN NINGUNA DE LAS OFERTAS AMERICANAS
Varejao sopesa 'plantar' a la NBA y volver a España
Por Enric Corbella · Madrid Anderson Varejao, uno de los pilares sobre los que se sostuvieron los Cavaliers la pasada temporada, está meditando seriamete la opción de abandonar la NBA y regresar al baloncesto europeo, y más concretamente al español.
javascript:void(0)
Publicar comentário
Si primero fue Andrei Kirilenko el que apuntó la posibilidad de renunciar a un contrato millonario para volver a Europa y buscar nuevas motivaciones a parte de las económicas, ahora es el brasileño el que se ha dado cuenta de que en la NBA no es oro todo lo que reluce.

Memphis prefirió al polémico Milicic
Varejao, tras ver como se rompía la opción de fichar por los Grizzlies (en Memphis prefirieron al díscolo y problemático Milicic), no acaba de decidirse por ninguna de la ofertas NBA que ha recibido. En Estados Unidos valoran mucho su capacidad reboteadora, su entrega defensiva, intensidad y posibilidades ofensivas, pero ninguna de las propuestas que le han presentado ha convencido al brasileño de 24 años y 2,08 m.

El Barça es su primera opción, pero...
Su edad, su pasaporte comunitario y sus estadísticas de la pasada temporada en la NBA (6,8 puntos y 6,7 rebotes) han llamado la atención de los grandes de Europa, aunque el sueño de Varejao en caso de abandonar la NBA es poder volver al Barcelona. El brasileño es uno de los ídolos del Palau... pero incomprensiblemente el conjunto catalán no valora la opción de repescar al que fue su jugador.

Real Madrid, Unicaja y Tau
Mientras el Barça no quiere ni entrar a valorar el regreso del 'Actor Secundario Bob', otros clubes importante de nuestro baloncesto como Real Madrid, Unicaja y Tau ya saben del interés de Varejao de volver a España y han empezado a sopesar la opción de presentar una oferta formal a sus representantes de la agencia Winners.

De momento las ofertas más jugosas, en lo económico, vienen de Rusia (el Kimkhi ya ha puesto dos millones de dólares sobre la mesa) y Grecia, pero Varejao sólo tiene en mente una cosa si deja la NBA, volver a España.

Fonte: Marca

Não se espantem, se o Varejão deixar a NBA e voltar para a Europa.
Não vejo chance dele ganhar dinheiro nesta próxima temporada ficando lá.
Eu, no lugar dele, veria com bons olhos um ano de contrato na Europa por 3 milhões de euros e a volta à NBA na temporada 2008/2009.

Anônimo disse...

Breno disse....

...se o Varejão for para europa este ano, ainda vai continuar como agente restrito, no caso ao cavs, e o mercado daqui um ano pode fechar de vez, se eu fosse ele aguentaria mais um ano com salario de calouro, e proximo ano escolheria a melhor oferta...

obs: o Cavs está sem elenco, e ainda por cima desvaloriza um de seus melhores jogadores....

Anônimo disse...

Po, eu ia gostar d+ do Vareja voltando a Espanha, principalmente pensando na nossa Seleção, provavelmente nos ajudaria bastante por diversos motivos.
No Barça ia ser bem legal, agora.. no Tau.. ele e Tiago fechando aquele garrafão.. sem comentários!

Anônimo disse...

O Cavs, jogando duro, anuncia o interesse em Vitaly Potapenko.

http://www.hoopshype.com/

Alfredo Lauria disse...

Está na cara que o Varejão está jogando com as cartas que tem para pressionar o Cavs a atingir o valor contratual pretendido.

Eu acho extremamente improvável que ele acabe na Europa.

O que acontece é que todas as equipes da NBA estão cientes que o Cavs vai cobrir toda e qualquer proposta razoável pelo Varejão, que é agente livre restrito.

Assim, as franquias estão cautelosas em fechar uma proposta com o Varejão.

Basicamente, com apenas uma equipe controlando o seu próprio futuro, Varejão não tem como valorizar o seu passe, ao menos que ameace sair da NBA.

__________________

Voltando ao tema do tópico, se eu fosse o patrão da Kátia, eu rescindiria o contrato dela na mesma hora.

Não apenas pelos problemas cardíacos, mas principalmente por ela ter confessado que tentou escondê-los do clube.

Com todas essas histórias mal contadas, o clube vai mesmo bancar o risco?