domingo, 2 de setembro de 2007

A breve cronologia de um fiasco brasileiro



24/8/06 - Após a derrota para a Lituânia, consumada a pior campanha do Brasil na história dos Campeonatos Mundiais, Gerasime Bozikis, o Grego, decide manter a comissão técnica e afirma que "faria tudo de novo".

17/5/07 - Nove meses depois, a seleção é convocada para os Jogos Pan-Americanos do Rio e o torneio Pré-Olímpico de Las Vegas.

19/6/07 - Após uma ausência de quatro anos, Nenê anuncia numa entrevista em São Carlos (SP) que está de volta à seleção.

23/6/07 - Quatro dias após um pedido público de Nenê, Valtinho é convocado por Lula Ferreira.

29/7/07 - Diante de uma arena lotada e adversários de segunda linha, o Brasil bate Porto Rico e conquista a medalha de ouro no Pan-Americano. Com um estilo mais solidário, Marcelinho é o grande destaque da equipe na competição.

4/8/07 - Desfalcada de Nenê, a seleção inicia os treinos em São Paulo.

16/8/07 - Sem Nenê e Leandrinho, o Brasil estréia na Copa Tuto Marchand, em Porto Rico, com uma derrota para a Argentina.

18/8/07 - Pelo saldo de pontos, a equipe conquista o torneio amistoso. A última partida, contra o Canadá, foi a primeira de Nenê e Leandrinho.

21/8/07 - O Brasil inscreve 12 jogadores para o Pré-Olímpico. Sem contrato na NBA, Anderson Varejão está fora. Lula opta por Nezinho e dispensa Marcus.

22/8/07 - A seleção joga mal, mas estréia em Las Vegas com uma vitória sobre o Canadá por 75-67.

24/8/07 - O time se recupera, mostra força e faz uma boa exibição: 101-75 na Venezuela.

25/8/07 - Contra Ilhas Virgens, volta o sufoco: 93-89.

26/8/07 - No fim da primeira fase, um passeio dos americanos: 113-76.

27/8/07 - Logo na estréia da segunda fase, o maior vexame do Pré-Olímpico. Com um basquete apático e pobre taticamente, o Brasil leva um baile de Porto Rico: 97-75. Marquinhos sofre uma luxação no dedo mínimo da mão esquerda e fica fora do torneio. A ESPN Brasil mostra, em vídeo, uma bronca de Marcelinho em Nenê no banco de reservas, recheada de palavrões. Após a partida, os jogadores se reúnem para lavar a roupa suja sem a presença da comissão técnica. Leandrinho decide não dar mais entrevistas - o silêncio persiste até o último dia da competição.

28/8/07 - Contra o México, a equipe toma fôlego e joga bem: 104-90.

29/8/07 - Pela manhã, o Estadão e Jornal da Tarde publicam reportagem de Valéria Zukeran e Juliano Costa sobre divisões internas no grupo da seleção. À noite, após abrir 17 pontos, o Brasil permite a virada da Argentina e perde na prorrogação por 86-79. Após a derrota, Lula, Guilherme e Marcelinho Huertas pressionam a repórter do Estadão e, de forma agressiva, cobram a publicação de um desmentido. O assistente Flávio Davis tenta impedir que a ESPN Brasil registre as imagens.

30/8/07 - Contra o Uruguai, a melhor exibição brasileira na competição: 96-82. Mais um vídeo da ESPN Brasil mostra que, no fim da partida, Nezinho desafia a autoridade da comissão técnica e se recusa a entrar em quadra.

31/8/07 - O jornal Lance publica uma entrevista, feita por David Abramvezt, com o ala Marquinhos. O jogador abre a conversa com a frase "Todo mundo está vendo as cagadas do Lula" e afirma que o grupo estava insatisfeito e unido contra o treinador. A seleção proíbe a entrada da imprensa no treino e não comenta o assunto.

1/9/07 - Na semifinal contra a Argentina, que decidiu a classificação olímpica, Nenê sai machucado antes do quinto minuto. Ainda assim, o Brasil abre 11 pontos, mas a pane se repete. A equipe verde-amarela perde o terceiro quarto por 30-13 e deixa a vaga em Pequim escorrer pelos dedos. Após a partida, Tiago Splitter afirma que Marquinhos mentiu na entrevista ao Lance, e Lula diz que seu futuro só será decidido após o Pré-Olímpico.

Em resumo, tivemos três boas vitórias (Venezuela, México e Uruguai), sendo que só a terceira foi contra um time decente; duas vitórias com atuações ruins (Canadá e Ilhas Virgens); uma derrota previsível (EUA); duas derrotas em que o time entregou o ouro após abrir boa vantagem (ambas para a Argentina); e uma derrota catastrófica (Porto Rico). Além disso, vimos uma comissão técnica sem padrão tático, jogadores rendendo abaixo do esperado e pelo menos dois casos graves de crise interna - Nezinho e Marquinhos se rebelando contra o treinador.

Resta saber se, agora, Grego repetirá aquela frase de agosto de 2006.

37 comentários:

Anônimo disse...

Jo-Wilfried Tsonga

Anônimo disse...

Se voltar a 4 anos atrás... veremos essa mesma seleção sendo eliminada do Pré.. em posição ainda pior e com a mesma comissão técnica, e com jogadores se dizendo cansados da maratona sulamericano/pan/pré.. e depois veio a pior campanha em Mundiais.

Anônimo disse...

Republico o escrito ontem:

Rodrigo Alves, sou ex-dirigente e ex-jogador de basquete e vai aqui a minha sugestão de ordem pratica para sua avaliação e quem sabe empunhar a bandeira:

MUDANÇAS DOS ESTATUTOS DA CBB JÁ!

Grego faça um gesto altruista e de misericórdia pelo basquete brasileiro:
1. convoque assembleia extraordinaria p/ mudança dos estatutos da CBB;
2. Com eleição livre e direta sem os vicios de sempre, votando tambem os dirigentes dos clubes federados, com votos proporcionais às categorias disputadas, dos jogadores atuantes adultos com mais de 3 anos de atuação no Brasil ou exterior, e dos ex- jogadores da seleção brasileira com mais de 3 anos defendendo o Brasil em competições oficiais da FIBA, e não só os presidentes de Federações estaduais votando como hoje e o voto da Federação do Acre tendo o mesmo peso que a de SP ou RJ - ou seja voto proporcional para tudo e todos;
3. Grego: Anuncie a sua renuncia preveamente, mas antes faça essa mudança e fique para a história;
4. Alternacia de poder a cada 2 anos, sem direito a re-eleição;
5. Monte um Conselho de orientação técnica ou o nome que seja, com expoentes do passado recente do basquete brasileiro, a ser referendado em assembleia geral de todos os eleitores;
6. Outras idéias democraticas e de mudanças pra valer do tipo destas seriam muito benvindas, e deveriam ser dicutidas.

A mudança começa aí, e depois vem o resto, como mudança de comissão tecnica, jogadores , etc...

Vamos empunhar essa bandeira pelo bem do basquete brasileiro.

1 de Setembro de 2007 21:11

: disse...

falar o que dessa derrota?
mas isso já tornou-se previsivel nos ultimos anos. Nós os basqueteiros do Brasil, temos frustraçoes cosntantes com o nooso esporte, mas sempre após uma derrota desssa levantamos a cabeça e achamos que para o pr´xomo campeonato a coisa vai. mas essa derrota, de uma vez por todas, tem que ser a divisora de aguas do esporte no Brasil, é brincar demais com a paciencia, ainteligencia, e o senso de discernimento da comunidade do basquetebol. Até quando vamos ver a desorganizaçao administrativa da confederaçao? ( será que o COB não pode intervir?). Até quando vamos ver a falta do treinamento apropriado tão comentado por Marcel? Até mesmo a atitulde de alguns jogadores que v~~ao para a seleçao sem o comprometimento que tanto se exige de um atleta? e até quando vamos ter que admirar e comentar como o basquete Argentino é organizado tatica e tecnicamente e a gente o brilho nos olhos dos atletas em defender as cores do seu país. E agora qual vai ser o discurso que vamos ouvir da CBB? é somente algumas consideraçoes que ja foram tão comentadas mas não poderia deixar passar em branco.
saudaçoes a todos

Anônimo disse...

Há outro quesito muito importante que explica a falha brasileira e temos que levar em conta. O Brasil tem valores inferiores ao grupo argentino. Temos jogadores que se equiparam e até superam os Hermanos como Nenê, Varejão e Leandrninho, mas de resto temos carências grandes no time, por exemplo: não temos alas nem um armador clássico de nível internacional, talvez o Huertas mais rodado, gostei quando ele entrou ontem no jogo. O Valtinho deixa a desejar quando a coisa afunila, muitas vezes se esconde como ontem. Os alas do Brasil competem com um jogador que tem cadeira cativa na seleção, que é sempre procurado pela Globo quando o assunto é basquete e identificado como ídolo. Mas na verdade não é ídolo de quase ninguém que realmente acompanha e gosta do basquete. Parece que o Grego é ele, e dá pra sentir isso nas próprias declarações do cara:
1) Sobre as críticas feitas a desunião do grupo, que ninguém mais contesta hoje, ele disse que se tratavam de críticas de "gente que não entendia de basquete". Realmente o basquete que ele joga eu não entendo mesmo. O que foi aquele terceiro quarto e quem foi o principal culpado pela derrota do Brasil? Machadinho, entregando bolas ridículas e chutando aquelas bolas sem nem uma finta no marcador, teve uma da cabeça do garrafão que não deu aro, mais um air ball. Mais, quando é que ele infiltra, enterra? Nunca vi. Como eu falei desde o início não dá pra comparar os nossos alas com os da Argentina. Temos que remover o grego, mas também o Machado.
2) Ele já se escalou pra Pequim no caso de o Brasil obter a vaga ele encerra a carreira na seleção na olimpíada, já disse ali na Globo. Eu prefiria que ele tivesse encerrado a carreira ontem ali no terceiro quarto. É sintomático e ele é o jogador que mostra isso na quadra: o Brasil vê as defesas apertarem e dificultarem o seu jogo e começa o rei dos três a mandar as bombas, viram ontem né: 2 em 8 dos três, mais as entregadas ridículas nas mãos dos caras, tipo bate contra a defesa que fecha o fundo, daí já não consegue infiltrar, não tem domínio da bola nem do corpo pra driblar ninguém e não to pedindo pra dar uma finta no ar tipo ginobili, só uma finta simples e finalizar junto à sexta, não teve isso nunca nos jogos que acompanho da seleção desde 2003, a não ser quando é série B contra República Dominicana e outros menos cotados. Daí como não infiltra pula como se fosse jumpear, mas como o aproveitamento já tá no vermelho e as bolas não dão mais nem aro tem que se livrar da pelota, na mão deles teve duas ontem no terceiro quarto, o número de TO´s dele na partida igual ao de assistências. Outra característica dele que até assiste os companheiros , mas quase sempre entrega mais bolas do que assite.

Mas retomando o aproveitamento do Machado em bolas de três no Pré:
2 em 8 ARG (Semi)
1 em 6 CAN
5 em 9 VEN (quando o adversário é mais fraco aí o chute flui, conclusão não tem equilíbrio emocional pra ser um chutador)
3 em 9 IVG
2 em 7 USA
1 em 5 PUR
2 em 5 MEX
2 em 8 ARG
2 em 3 URU
20 em 61 no torneio o que dá menos algo em torno de 30 %
Nem precisa comentar muito o aproveitamento dele, quem viu os jogos sabe que esse é um problema crônico da seleção, chega uma hora, na prorrogação contra a Argentina e ontem no terceiro quarto, que o Brasil só executa essa jogada, duvido que seja por ordem do Lula , ou imaginem: o Lula pede um tempo e fala tamo ganhando de onze pontos vamo chega lá no ataque e adotar a tática do Phoenix Suns decidir a jogada em menos de dez segundos, Run & Gun, só que faremos isso com um único jogador, passem a bola pro Marcelinho e corram pra defender que vai ter contra-ataque certo. Essa é nossa arma principal há dez anos no basquete. Então me parece lógico que o Brasil falhe ao tentar entrar para a elite do esporte e acabamos vivendo de talentos isolados que não são super-heróis e acabam tomando mijada do próprio Marcelinho. Então isso aí tem que estar bem claro na mente de todos faltam jogadores em posições chave para o Brasil, achei que o Marquinhos vinha ocupar esta posição aí, mas o cara é X9 como dizem os cariocas. Pra mim se não temos um astro na ala bota o Alex ou o Giovanoni jogando na dele, um basquete mais solidário e com mais energia. Tá mas chega de falar desse time ruim que é o Brasil que só chegou em condições de brigar por essa vaga devido ao papelão de Porto Rico contra México e Uruguay, mas não me iludo, Brasil é a quarta ou quinta força no basquete das Américas, isso sem levar em conta a desorganização extra-quadra, só acompanhando os jogos do time e as estatísticas, não há o que chorar, foi justo.

Anônimo disse...

MUDANÇAS JÀ !
Na CBB,
Na Comissão Tecnica,
e principalmente
Na estrutura de poder e de decisões do basket brasileiro - leia-se Federações Estaduais.

Chega da curriola de dirigentes e pessoas apegadas aos cargos, quase que vitalicios nas Federações, por anos e anos, comandando os destinos (ou DESATINOS) do basquete brasileiro.

MUDANÇAS JÁ !

Anônimo disse...

Mais uma: Marcelinho ao Globo.com: "Não foi o nosso dia". Puta merda, fala sério, não foi a nossa década.

Anônimo disse...

É isso aiiiiiiiiiiiiiií !

Intervenção Já na CBB e Federações !

Basta! Cansei!

O Basquete brasileiro tá morendo!
SOCORRO!

COB ! MInisterio dos Esportes !
DEUS NOS AJUDE!

Anônimo disse...

Vamos invadir a sede da CBB e das Federações, e cobrar mudanças e espaço pra sobrevivermos

Vamos criar o MSB - Movimento dos Sem Basquete

cibele disse...

Ontem quando estavam Huertas, Guilherme e Alex em quadra, o time jogou bem. Quase deixou empatar, mas depois reagiu muito bem e abriu uma diferença boa naquele fim de quarto, com Guilherme fazendo de três e recebendo a falta.

Agora eu pergunto: será que faltou pro Lula coragem pra botar esses caras no final?

E acho que nem temos que entrar nos méritos das confusões. O que adianta um time ser amigão e ser tudo lindo, se em quadra é bagunçado taticamente, sem jogadas?

Anônimo disse...

Quem é o Marcel para criticar técnico,qual foi o resultado-trabalho que ele apresentou até hoje como técnico? NENHUM!Foi um excepcional jogador foi,agora como técnico e dono de time,.......

bcb disse...

Sinceramente o que presta no basquete brasileiro hoje?dirigentes e treinadores? obviamente que não.
Clubes não.
Comentaristas não existem, nem em número nem em qualidade.
Divulgação?Não.
Resultados?Não
Jogadores?alguns, mas poucos.Temos bons reservas de nivel internacional, alguns ótimos(Leandrinho,Varejão).Alguns são titulares em seus times, mas não são e nem serão os caras (Nene,Giovanoni,Marcelinho,Splitter,etc).
Resumindo:com todos os problemas que o basquete brasileiro passa, e são muitos, não vamos as Olimpiadas pq nosso rival pela vaga direto, a Argentina, se equivale ao Brasil em qualidade com exceção de 2 jogadores:Ginobili e Scola.Esses dois são os caras e sempre foram por onde passaram, desde adolescentes.Não temos resposta para eles.Simples assim.

Anônimo disse...

Assinem este abaixo assinado contre Lula e o Grego!!!

http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/abaixoassinado/186

Divulguem!

Anônimo disse...

Quem foi o Marcel ??

Com todo mundo queimando o cara pelas críticas e mantendo ele fora dessa panelinha nojenta ??

Esses caras q enchem a boca p falar que tem 40 anos de basquete ?

Renovação JÁ!

Anônimo disse...

http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/abaixoassinado/186

ASSINEM E DIVULGUEM!!!

FORA LULA E GREGO!!!

Anônimo disse...

Pouco, ou quase nada, pode ser dito de bom após uma derrota dessas. Para mim o detalhe que determonou a nosso ( previsível ) derrota: quando, no terceiro quarto cortamos a diferença para apenas 3 pontos, o técnico Argentino pediu três ( repito três ) tempos durante o bom momento brasileiro. Quantos o Lula ( que parece ser problema de apelido, pq o outro tb não sabe de nada, nunca ) pediu durante o apagão ( demência, má vontade, burrice, chamem como quiser que eles, jogadores, mereceram ) que nos levou de 8 na frente para 11 atrás no 3° quarto - 30x13 no total?? O que ele fez?? Nada. Assim realmente fica impossível de sonhar com alguma coisa. Tem o pré mundial? Para quê?? Se com o Leandrinho e o Nenê não deu, imaginem sem eles... É uma piada. E por incrível que parecer possa, vai ficar na mesma, aliás para ser bem sincero, ia ficar mesmo vencendo...

Anônimo disse...

No post anterior, onde se lê 3° quarto para a reação Brasileira, obviamente leia-se 4° quarto...

Anônimo disse...

Aliás, com relação a enquete:
1 - Prefiro o Hélio Rubens ao Lula;
2 - Se for estrangeiro, que tal um de uma universidade dos EUA, especialista em defesa??;
3 - Se mantiverem o Lula eu vou passar a torcer para a Argentina;
4 - Se efetivarem o Guerrinha ou outro, eu tb vou torcer para a Argentina;
5 - Tem jeito mesmo essa seleção??

Anônimo disse...

Hélio Rubens merece todo o respeito e se for um brasileiro que seja ele, mas torço que seja um estrangeiro e tenho preferência por algum europeu.

Anônimo disse...

Parabéns Rebote! Só a foto inicial do "post" vale por todas as palavras!

Fora Grego!

Anônimo disse...

No estilo de jogo das américas, só se dá bem o pessoal dos E.U.A., não tem jeito. Não resolveria um norte americano como técnico. A Argentina por acaso tem um técnico norte americano? A Argentina joga como um time norte americano? Dito isso, penso que esta história de "quantos títulos o Marcel ganhou?" é bobagem, ele é alguém que tem uma proposta de mudança de treinamento e merece sim uma chance. E mais: o nosso basquete tem muita gente legal só que à margem da CBB, exemplos: Wlamir Marques, Miguel Angelo, Magic Paula, Janeth, Maria Helena Cardoso, Oscar, Marcel... e tem o apoio da mídia SIM, só que este apoio é óbviamente condicionado a um trabalho de resultados e a estas pessoas estarem envolvidas nisso, UM MONTE de canais de tv, sites e jornalistas gostam muito de basquete, é só as coisas serem bem organizadas e "puxadas" por quem tem carisma que o barco vai andar.

Anônimo disse...

2/9/07 - Lula mantém os dedos cruzads há 15 horas. Reza por uma pane monumental dos EUA e uma conseqüente vitória da Argentina na final. Prepara o discurso: "Só não nos classificamos porque pegamos a Argentina, que bateu até os EUA!"

Anônimo disse...

Desta vez gostei do comentário da Cibele. Na minha opinião acho que ela acertou na mosca!
Se aquele time que terminou o primeiro tempo (com Huertas, Alex e Guilherme) estava tão bem na quadra, porque re-iniciar o terceiro quarto tirando todos? Não seria melhor continuar com o time que estava indo bem, dando moral e condições de jogo para os tres que pouca chance tiveram, principalmente Huertas e Guilherme) e fazer as modificações necessárias a medida que caísse o rendimento? No meu ponto de vista, a derrota começou (apenas começou) ali.

"Anônimo" R. Simão (rsimao@triang.com.br)

Anônimo disse...

Caros amigos amantes do basquete:

Gostaria de convidá-los a encher a caixa de e-mail do Grego, o endereço é PRESIDENTE@CBB.COM.BR. Não é muito, mas é melhor do que só ficar reclamando e chorando o leite derramado.

Se eu fosse de São Paulo, com certeza iria ao Aeroporto de Guarulhos esperar o desembarque do Grego e do Lula, para prestar meus "agradecimentos" a eles.

Anônimo disse...

Realmente tb não entendi começar o 3º quarto com o time diferente daquele que terminou o 2º, sem Huertas, Guilherme e Alex.
Repaqrem nas parciais do Brasil em todos os 3º quartos.
É a teoria do grande mestre Lula que não funciona.

Desculpem voltar num outro assunto, mas minha indignação continua; é sobre o Grupo Estado e seus repoórteres e chefes de redação:

Matéria publicada hoje no JT:

"O ARMADOR LUIS SCOLA, chegou ao pré-olimpico longe de ser apontado como um dos destaques do time argentino".

Apesar da matéria não estar assinada por alguém, como o redator chefe, tão defendido por Trajano, Antero Greco, e outros, deixa passar um absurdo destes?

Desculpem, mas de que planeta é o cara que escreve isso?

Já sei, é que acabou o sensacionalismo barato e agora tem que escrever somente sobre basquete; e isso ELES NÃO TEM O MENOR CONHECIMENTO.

PRO INFERNO TODOS OS ABUTRES!

CONTINUO DIZENDO, FOI POUCO O QUE FIZERAM COM AQUELA JORNALISTAZINHA E COM O LUCIANO SILVA.

BANDO DE BABACAS INCOMPETENTES!

Anônimo disse...

O time nao ta longe de jogar no nivel olimpico, os jogadores sao bons, o Marcelinho da pra aproveitar na selecao ainda (nao jogando mais de 20 minutos e controlando os chutes dele), aproveitando o jogo no pivo q temos q sao efetivos (Nene, Thiago Splitter q joga muito, e ateh o JP Batistaq eh efetivo no nivel internacional sim), liberando o Leandrinho pra virar o scorer do time e tirando quando ele ta frio, mandar o Huertas fica q nem homem e armar esse time, usar o Alex pra shut down o melhor outside player do outro time pq ele eh o unico q tem coracao e perna pra marcar e se nao for muito implorar pro Guilherme entrar em forma pois ele eh um lateral muito valioso pro Brasil mas tem q ta em forma. E por ultimo, mas claro o mais importante, colocar algum Dunga de tecnico ( assim alguem com pulso vai ficar no comando rsrs) e assistentes q criem um esquema de ataque e defesa efetivo no nivel internacional. O time tem jeito, com esse comando ai ta dificil!!! Ainda tem ano q vem pra classificar, ainda tem boas chances, mas tem q ser um trabalho serio, com disciplina....(por exemplo, o Nezinho certo ou nao teria q ter entrado no aviao de volta assim q recusou a entrar em quadra, Marcelinho chutou desequilibrado vai pro banco e fica lah, Nene jogando molinho tem q sair e deixar o JP Batista mostrar como se joga no garrafao mesmo sendo um jogador de nivel inferior do NEne mas eh do tipo dele q o Brasil precisa...

cibele disse...

Perguntas que não querem calar (pelo menos pra mim):

Brasil vai levar sarrafo de Porto Rico hoje de novo?

A CBB tem assessoria de imprensa? Se sim, não parece. Faltou cair o mundo e eles nem pra falar nada. Assessorias normalmente servem para controlar crises, especialmente crises com a imprensa.

Anônimo disse...

Uma pergunta ao coach nato:
O que vc quiz dizer do huertas , não ficou claro pra mim?

Anônimo disse...

eu disse q ele tem q deixar de ser uma jovem promessa, e assumir a selecao. Ele eh muito bom e eu prefiro ele armando a selecao

Anônimo disse...

Sobre a cronologia, corretíssima, vale esclarecer alguns fatos, completamente incorretos, como tanta coisa que aconteceu aqui em Las Vegas:

1) A bronca do Marcelinho no Nenê - sem comentários. Quem joga/jogou, sabe que isso é normal, até entre melhores amigos. Mas alguns tentaram fazer disso uma crise. Mentira.

2) A matéria publicada no Estadão/JT - sem fundamento, pé ou cabeça. A própria divisão das supostas panelinhas já deixa isso mais que claro. O grupo é unido, ninguém tem problema com ninguém. Em qualquer ambiente de trabalho, você tem maior afinidade com uns, menor com outros. O que não significa, necessariamente, desunião ou racha. Quem escreveu isso não está aqui em Las Vegas, nem muito menos conhece os jogadores. A repórter assinou a matéria, mas não partiu dela a informação mentirosa.

3) Sobre o silêncio dos jogadores com a imprensa - correto ou não (pra mim, claro, incorreto), podem botá-lo na conta desta matéria e também dos "especialistas" que estavam aqui preocupados em criar notícias e não em falar sobre basquete.

4) Sobre a atitude de jogadores e comissão com relação à repórter - errada na forma. Não se trata ninguém, ainda mais uma mulher, da maneira como fizeram. Faltou educação, postura e comando nesse caso lamentável. Tão lamentável quanto a atitude do sr. Flávio Davis em tentar impedir o trabalho da imprensa.

5) Sobre o treino fechado - fomos informados pela assessoria da CBB de que se tratou de um pedido dos jogadores. Mas isso nem vem ao caso. O importante é lembrar que nem comissão técnica, nem dirigentes falaram depois do treino, o que foi o maior dos absurdos. Depois, reclamam que o basquete não tem visibilidade, não recebe atenção da mídia...

6) Sobre o caso Nezinho - ele acaba de entrar em quadra aqui, na decisão do terceiro lugar. Fosse eu o técnico, teria sido afastado. Demonstrou com sua atitude não ter maturidade pra vestir a camiseta da seleção e muito menos respeito aos companheiros. Nada justifica a sua recusa em entrar em quadra. O choro, então, nem se fala...

7) Sobre as declarações do Marquinhos - mentirosas, como afirmou o Tiago. O grupo nunca se rebelou contra o Lula, mesmo não concordando com algumas decisões dele, principalmente com relação à rotação dos jogadores em quadra. O sr. Marquinhos mostrou, nesse caso, que o Byron Scott tem razão... e que ele não tem espírito coletivou ou respeito algum pelos companheiros que ficaram aqui. Ex-companheiros, aliás...

É preciso mudança. Mudança, análise, reflexão, com a participação de todos. E é preciso, principalmente, que haja explicações sobre tudo que nos levou ao fracasso aqui. Explicações claras por parte da CBB, da comissão e também dos jogadores. Não é possível que tudo que se passou não sirva para o futuro. E o futuro, neste caso, está próximo demais - 7 de julho do ano que vem, quando teremos outra chande de brigar pela vaga em Pequim.

Abs a todos.

cibele disse...

edu mendonça, perfeito seu comentário sobre a suposta desunião.

Acho que em um ambiente de trabalho os jogadores têm que ter respeito um pelo outro, não amor. Em todos grupos fechados, seja ele uma sala de aula, em uma redação, um grupo de trabalho ou de amigos, você tem mais afinidade com umas pessoas e menos com outras. Isso é absolutamente normal e fico um pouco surpresa das pessoas tentarem fazer disso uma guerra. Isso faz parte de todas as relações humanas.

bcb disse...

Estamos tomando outro fumo de Porto Rico, mais uma vez do perímetro.Estão destruindo o basquete brasileiro, mas não tem problema nenhum, a culpa é da imprensa!
Brasil no pré:contra ninguém:5 jogos e 5 vitórias.
Contra os semifinalistas:até agora, 5 jogos e 5 derrotas.Isto, meus amigos, é participação de timinho!!!!!TIMINHO,tecnicozinho, jogadorzinho!!!!!

bcb disse...

Maravilha esse lixo que envergonha o basquete brasileiro transformou o Arroyo no Jason Kidd e o Ayuso no Kobe.O tecnico é um bonde sim, mas esses caras são perdedores.Alguns são bons mas são perdedores.Perder e inventar desculpas, esse é o lema do Brasil atual.A de hoje já até sei: o time entrou desmotivado pela derrota de ontem.Ah vai tomar...

bcb disse...

Pelo menos tivemos brio para reagir.20 pontos para Porto Rico 2x é dose!Diminuimos para 2 e estamos com 16 segundos e posse de Porto Rico.

bcb disse...

Chega, o martírio acabou.111 a 107 para Porto Rico.Nezinho 5 faltas em 11 minutos e perdeu os 3 lances livres que tentou.Se tem um lider nesse time dá uma porrada nele!
Ah,Ayuso e Arroyo com 30+pts.Timinho!

Anônimo disse...

eu tenho um ano que tudo isso começou.1997 - gerasime nicolas bozikis assume a cbb

Anônimo disse...

Sobre amizade no grupo de jogadores, respeitando a opinião de quem acha que ela não é fundamental, eu acredito que seja. Pois se 12 caras se conhecem ahá mais de 5 anos e não são amigos daí fica difícil dum time evoluir. Claro todos querem o bem da seleção e se respeitam e blá blá blá... Eu acho que é preciso mais do que isso. Só pra lembrar, alguém sabe por que o Isiah Thomas não foi pro Dream Team? Bola pra isso ele tinha com certeza era o melhor armador daquela geração. Não foi por que não era amigo do Jordan. Nós podíamos começar por aí no próximo pré, não é amigo, não vai. ENtaõ a gente escolhe entre o Nenê e o Machado, daí já se livra do molenga.