segunda-feira, 30 de julho de 2007

O pós-Pan


Por Fábio Balassiano

Vi todos os jogos da seleção masculina e estive presente nos dois últimos. É tão complicado não se emocionar com a grandiosidade e a beleza da Arena Olímpica como não se revoltar com a falta de organização na entrada.

Dentro do que pude perceber, a seleção repetiu os mesmos erros de sempre nos primeiros jogos: apesar de contar com pontuação satisfatória de sua dupla titular de pivôs (Murilo e o ótimo JP Batitsta), o time não tem jogadas para eles, e o ataque não conta, sequer, com a participação do duo – após a estréia, Lula Ferreira os definiu como “lixeiros”, explicando que eles atuam na “rebarba”, validando assim o argumento acima. O pouco apreço pelas posses de bola (erros de fundamento), falhas nas coberturas defensivas e algumas rotações escolhidas pelo treinador também saltaram aos olhos (arriscou uma com Huertas, Nezinho, Marquinhos, Marcelinho e Murilo, algo completamente impensável para qualquer competição de alto nível).

Entretanto, e em que pese a péssima apresentação nos segundo e terceiro quartos da partida contra o Uruguai (em um dado instante, a seleção tomou 21-4 dos rivais), o time de Lula jogou bem e mostrou controle emocional no mata-mata, principalmente na partida final contra Porto Rico. Destaco as atuações de Marcelinho, que mostrou evolução na defesa (foi o líder em roubadas no torneio), parou de precipitar chutes de três pontos e ganhou, em sua estada na Lituânia, um par de arremessos de dentro do garrafão (pull-up jumpers). Além disso, valeu o destemor defensivo de Batista, a classe de Valtinho (se ele quisesse evoluir, que armador ainda melhor teríamos...), a explosão de Marquinhos e o fervor quase ensandecido de Marcus.

De todo modo, e por melhor que tenha sido o Pan-Americano para a seleção, para a modalidade e para os torcedores que voltaram a ter contato com o jogo, todos sabemos que o torneio conquistado no Rio só será validado daqui a um mês, em Las Vegas, quando um outro grupo de jogadores tentará, enfim, levar o Brasil de volta às Olimpíadas. Chances, temos. Que a seleção “olímpica” não repita os velhos erros, que a comissão se prepare com correção e, no fim das contas, mostre que os tricampeões fazem parte, de fato, de um ótimo grupo de cerca de 20 jovens jogadores com talento e capacidade para brilhar por longo tempo.

27 comentários:

Anônimo disse...

Fabio, vou pegar no seu pé: roubadas de bola não é sinônimo de defesa. Mas vou acreditar na evolução em geral e a estatística como um ponto a favor por um bom torneio que o Marcelinho fez.

Rodrigo Alves disse...

A defesa do Marcelinho no Pan foi muito, mas muito além das roubadas, Texano. Eu já critiquei muito o jogador em outros campeonatos, e reconheço que o nível dos adversários no Rio foi fraco, mas é inegável: o Marcelinho fez um torneio espetacular, no ataque e na defesa. Abraço.

Jones Mayrink disse...

Desculpe amigos, mas eu acho q vcs estão cegos e se iludindo muito com o pan!!!
Esse jogo do marcelinho no pre olimpico nao vai funcionar!!e se for ver na estatistica , ele nao parou de mandar a pera na linha dos 3pts!!!
algumas horas ele realmente passava a bola, mas tinha horas q ele forçava muitos chutes sim!!!teve uns 2 eu acho q chegou a ser ridiculo!!!
acho q tem muito o que melhorar o marcelinho!!!não poderemos desperdiçar em média 8 ataques por jogo com chutes de 3pts do marcelinho!!!
teremos muitas opções boas na quadra!!!então é melhor ele no pre olimpico selecionar melhor algumas bolas ainda

Anônimo disse...

Sim Rodrigo, foi o que eu quis dizer.

Anônimo disse...

O Marcelinho Machado ficaria bem como reserva do Leandrinho.
Na posição 1 vamos de Valtinho e Alex (torcendo para que se recupere e seja o titular).
----------------------------
O Pan não pode ser superestimado. Deve ser considerado apenas uma boa preparação que teve nosso time B.
Todos sabem que elenco brasileiro agora mudará substancialmente, assim como o dos adversários.
----------------------------
Gostei muito do Marquinhos. Não tinha visto ele jogar até então e tinha uma má impressão devido à pouca utilização dele nos Hornets.
Mostrou que é um bom jogador e que briga com Giovanonni pela titularidade.
-----------------------------
Os 12 do Pré, na minha opinião, seriam:

Valtinho
Alex
Barbosa
Machado
Marquinhos
Giovanonni
Varejão
Splitter
Nenê
Baby
JP Batista
Murilo

Anônimo disse...

TEMOS QUE ESQUECER A COMISSÃO TÉCNICA. ATÉ PORQUE NÃO VAI MUDAR ATÉ O PRÉ-OLÍMPICO. O MARCELINHO JOGOU BEM E É ÓTIMO VER UM JOGADOR DE 30 ANOS MUDAR SEU ESTILO A FAVOR DO COLETIVO. NÃO SOU CRÍTICO FERRENHO DELE, APESAR DOS CHUTES. PENSO QUE TEMOS QUE TER UM JOGADOR ASSIM PARA CHAMAR A MARCAÇÃO PARA FORA DO GARRAFÃO PARA QUE OS PIVÔS POSSAM JOGAR COM UM POUCO MAIS DE LIBERDADE.

Anônimo disse...

Renzo, concordo integralmente com sua escalação.

Jones Mayrink disse...

Eu respeito a opinião de todos!!!mas vcs não acham que a bola dele vai cair em todo jogo , como o de porto rico no pre olimpico nao é??
ele não é um jogador tão coletivo assim como vcs dizem!!tive a oportunidade de ver ele jogando pelo time dele na lituania e ele nao chutava mais de 3bolas de 3pts por jogo!!então aqui ele se intitula o lider e fica mandando bola de 3pts!!continuo discordando!!
Rodrigo se vc poder me explica como que o Marcelinho se tornou esse jogador q vc falou??
Por que nao entendi ainda!!!eu vi ele forçar muitas bolas de 3pts!!!só ver na média de chutes dele!!!
Aproveitamento dele eu acho q foi abaixo de 39%!!tenho quase certeza

Anônimo disse...

Amigos, concordo com todas as ponderações de vocês, mas peço que os lugares-comuns sejam esquecidos quando há uma alteração de rota. Ao menos pelo que vimos, o Marcelinho mudou o seu estilo (mesmo com algumas sequelas ainda) e aprendeu a defender bem (possui físico e inteligência para isso). Agora, manter isso faz parte do trabalho da comissão técnica, ao meu ver. Se ele, Marcelinho, repetir os velhos erros, temos que criticar novamente a quem de fato merece críticas: Lula e seus assistentes. abs, obrigado, Fábio.
p.s. Texano, roubar bolas não é sintoma, mas é um indicativo de que o cara procurou o outro extremo da quadra para aparecer também.

Clovim disse...

Eu discordo com uma coisa na convocação Renzo... Temos que levar além do Valtinho, mais um armador puro... Nesse caso seria Huertas... E ficaria em dúvida entre Baby e Murilo!!!

Mas vamos ver os treinos, e veremos se o Baby pode compor bem essa seleção, se não, fiquemos com Murilo!!!

Um abração!!!

Jones Mayrink disse...

Clóvis me desculpe , mas sem ufanismo!!!baby é bem melhor q murilo!!!O murilo muito das vezes foge do contato!!!O BAby para o pre olimpico vai ser de extrema importancia , escuta q estou escrevendo!!!
O jogo contra porto rico foi a maior prova!!!
Por exemplo!!!todo mundo falando q murilo tava dando um Banho no JP!!mas no jogo q exigiu mais do garrafão , JP mostrou q jogo de contato e forte como vai ser no pre olimpico é com ele mesmo!!e Baby posso dizer o mesmo!!

Marco Medor disse...

com huertas vc libera o alex para revesar com o leandrinho assim como o marquinhos revezaria com o guilherme e deixaria o marcelinho como coringa vindo do banco podendo atuar de 1,2 ou 3 la dentro o varejao revezaria com spliter nene com JP e deixaria o murilo como outro coringa podendo jogar de 3,4 ou ate quebrar um galho de 5

Rodrigo Alves disse...

Ainda não botei os nomes no papel para chegar a uma conclusão exata, mas a escalação do Renzo para o Pré-Olímpico tem muitos pivôs e só um armador (Valtinho). Seria uma temeridade. Pelo menos o Huertas deve ir (apesar de eu não ter me empolgado muito com as atuações dele). Entre Batista, Murilo e Baby, um deve rodar. Abraços!

Anônimo disse...

A chave pra seleção vai ser o Alex, espero que ele possa reunir condições de jogo pro PRÉ. E realmente o Enzo montou uma boa lista, proxima do que eu tb penso, porem eu levaria o Huertas, sem duvida. Apesar dele ter jogado bem pouco nesses ultimos jogos, como lembrou o Rodrigo, o Huertas tem talento e ate experiencia (apesar da idade) pra carregar a bola e distribuir os passes, porem, na reserva do Valtinho, sem duvida !
Qto a ultima vaga (no caso mesmo do Alex ficar 100%) deve ficar entre o baby e o Murilo, apesar que eu sempre achei o Murilo com muito talento ofensivo, mas fraco pra pegar um garrafao realmente coscistente, e com isso eu escolheria o Baby, mas o esforço dele tb pode ser reconhecido pelo Lula !
alias, eu to com um puta medo do Lula levar o NEZINHO, no lugar do Huertas .....

Espero que apesar da comissao tecnica nossa seleção cumpra um grande papel, finalmente contando com todo mundo, e tire os hermanos da Olimpiada !!!

Luiz Fernando Paes disse...

vi entrevista do lula na espn dizendo que a cirurgia do alex foi bem sucedida e ele já tá movimentando bem a mão, e não deve ficar de fora do Pré não!!

sendo assim, já temos 10 garantidos na minha opinião

PG Valtinho (Huertas ou Nezinho)
SG Leandrinho e Alex
SF Guilherme e Marquinhos
PF Varejão e Splitter
C Nenê e Baby
SG/SF Marcelinho
PF/C (JP ou Murilo)

acho que o Baby vai por ser mais alto e mais forte que os dois ..
e na briga pela última vaga do garrafão acho que o Batista tem mais repertório e mais defesa

na armação existe o medo dele levar o Nezinho, mas ainda confio que será o Huertas ..

Anônimo disse...

Pessoal,
Sei que "minha escalação" está recheada de pivôs.
Mas não vejo outra saída.
Huertas e Nezinho? Fica difícil...
Acho que eles não têm condições.
Melhor mandar o Guerrinha vestir um calção e sair do banco hehehe.

Com Valtinho, Alex, Barbosa e Machado, temos 4 armadores em boa fase para atuar tanto como 1 quanto como 2.

Forçando a barra mesmo, tiro o Murilo da "convocação" e abro uma vaga para Huertas. Que tal? rs

De qualquer forma, uma coisa é certa:
Esse Pré-Olímpico vai ser teste para cardíaco...

Abraços a todos.

Anônimo disse...

Vc tá louco renzo? daonde o alex o marcelinho podem atuar como 1, se nem o leandrinho conseguiu, vide o mundial?? não tem como. E o murilo, não tem condições de jogar uma competição como essa, mesmo sendo um bom jogador, o nivel nacional onde ele joga é muito baixo. Se você bpotar outros jogadores q não sejam armadores pouros na posição 1, o time não joga, eles podem quebrar um galho soh pra trazer a bola pro outro lado, mas a criatividade do jogo está toda em cima do armador ele que faz o jogo fluir, se você poe 2 armadores em quadra melhora ainda, mais técnica e velocidade.o Nezinho tbm nao tem condição nenhuma de jogar fora do país, nem deveria estar nessa seleção do pan, o helinho é muito melhor armador que ele. e o jogo de pivos do brasil, a esse eu quero ver, o lula nao vai saber conciliar os pivos com o resto do time, vai ser bem assim.

mas como todo mundo está nessa de ditar o time, tbm vou fazer o mesmo.
pra mim devia ser assim:
1: valtinho e huertas
2:leandrinho e alex
3:marquinhos, guilherme, machado e alex(com preferência pro alex)
4:varejão, splitter e jp
5:nene e baby

o quinteto inicial
Valtinho, Leandrinho, Alex, Splitter e Nenê. acredito que vai ser mesmo esse o time

Abraços.

Anônimo disse...

os meus 12 seriam:
Armadores: Valtinho e M Huertas
Ala/Armadores:Leandrinho e Machado
Alas:Guilherme,Marquinhos e Alex
Pivos:Nene,Varejao,Baby,Batista,Murilo

Obs:dos q o Lula convocou pq eu convocaria o Shamel do paulistano q conseguiu a cidadania brasileira

Jones Mayrink disse...

Opções taticas da seleção pra mim!!!Vê se vc concorda comigo RODRIGO???

TIMES
1-
Valtinho
Leandrinho
Guilherme
Varejão
Nenê

2-
Huertas
Leandrinho
MArquinhos
Splitter
Nenê

3-
Leandrinho
Alex
Marcelinho
Varejão
Baby

4-
Valtinho
Leandrinho
Alex
Nenê
BAby

5-
Leandrinho
Marcelinho
Guilherme
Varejão
Splitter

Anônimo disse...

Totalmente of-topic, mas merece comentário:

GARNETT ASSINA COM O BOSTON CELTICS!!!!
AGORA É OFICIAL!!!
Troca por
Al Jefferson
Theo Ratliff
Sebastian Telfair
Gerald Green

Danny Ainge definitivamente esquece do futuro e aposta todas as suas fichas nas duas próximas temporadas.
Ou vai ou racha!
É o mesmo projeto usado recentemente pelo Miami Heat (sucesso rápido e fugaz) e LA Lakers (fracasso).

Só um detalhe: Boston ainda precisa de um armador. Ou será que vão apostar tudo em Rajon Rondo??

Anônimo disse...

Sabe aquele cachorro q sempre faz xixi no seu carpete e te morde a mão o tempo inteiro e um dia, de repente, te traz o chinelo? Fica todo mundo impressionado, 'oh, como mudou o cachorro, q bonzinho!'

Aí ele mija na tua cama.

É exatamente o mesmo com o Marcelinho, ele prejudica muito mais do que ajuda. Se por um lado mostrou um jogo mais coletivo, por outro lado continuou com seus arremessos psicóticos. Acertou vários, é verdade, mas são arremessos q não se pode fazer em competições q não sejam de nível pré-escolar como o Pan...

Sobre o Garnett no Celtics, ainda não está confirmado, mas deve mesmo rolar. Já tem mto fã do Celtics, quem diria, chorando a perda do Al Jefferson...

Clovim disse...

Mayrink, seria perfeito seu rodízio!!!

Sobre a convocação, minha dúvida é entre Baby e Murilo, mas isso vai depender dos treinos!!! E devemos levar sim Huertas para reserva do Valtinho, naum tem como!!! Portanto minha convocação seria:

PG - Valtinho e Huertas
SG - Leandrinho e Alex
SF - Marquinhos, Guilherme e Machado
PF - Varejão, Splitter e JP
C - Nenê e (Baby ou Murilo).

E as opções táticas seriam as do Mayrink ou será Jones????? Hehehehehehehehehe!!!

Um abração galera!!!

Jones Mayrink disse...

Vlw Clóvis!!!sou eu mesmo!!O JOnes!!é q coloquei o meu nick com o nome do meu e-mail!!!

Mas voltando a falar sobre o assunto!!Eu acho q o Murilo e o JP q vão brigar por uma vaga se o Baby for!!!
Por que eu acho q o Baby tem que ir por ter persença no garrafão defensivamente!!!E seria mais importante!!!
JP E Murilo é uma boa briga!!mas como eu falei antes o JP nos jogos mais dificeis q foram contra porto rico, mostrou mais presença no jogo!!!

Marco Medor disse...

o lula sempre quis um ala estilo nocioni que joga tanto dentro como fora e ja tentou ate escalar o varejao de 3
por isso acho que ele leva o murilo para testar nesta posicao principalmente quando enfrentar a argentina do proprio nocioni isto se ele for jogar

Anônimo disse...

Só não gosta da escaação do Nenê na cinco, acho que ele tem que jogar na 4 e deixar a cinco, pro Spliter e pro Baby.

Anônimo disse...

MINHA ÚNICA DÚVIDA É ENTRE MURILO E BABY. A SELEÇÃO PRECISA DE UM JOGADOR COMO O BABY. VAI SER O JOGADOR A SAIR COM 5 FALTAS QUASE TODOS OS JOGOS. MAS VAI SER O JOGADOR COM FÍSICO O SUFICIENTE PARA SEGURAR OS HOMENS GRANDES ADVERSÁRIOS E INTIMIDAR AS PENETRAÇÕES. AINDA ACREDITO NELE. O MURILO É BOM JOGADOR. PENA NÃO PODERMOS LEVAR 13 ATLETAS!

Jones Mayrink disse...

Marcelinho tem que reduzir seus arremessos !!!por que eu acho q cada chute disperdiçado poderá acabar com agente!!!
agente pode perder um jogo no detalhe!!!