quarta-feira, 18 de julho de 2007

O fator Paulão


Por Fábio Balassiano

A seleção brasileira masculina que se prepara para os Jogos Pan-Americanos tem em sua lista de convocados os seguintes pivôs: Murilo, Guilherme Teichmann, Caio Torres, Rafael e João Paulo Batista. O primeiro e o segundo não possuem físico e força mental para sustentar seus jogos de finesse. Os dois do meio, que atuam na Europa, surgiram bem no cenário nacional, mas jamais despontaram (apesar disso, ainda confio em Rafael). Tirando Batista, nenhum dos outros empolga nem o mais fanático torcedor e desperta o olhar mais aguçado da crítica.

É aí que Lula Ferreira, o treinador, se equivoca: será que o menino Paulão, que comanda a seleção sub-19 no Mundial da Sérvia com médias de 22 pontos e 14.8 rebotes (líder nas duas categorias), não teria vaga neste elenco, nem que fosse para ser apresentado ao público nacional e ganhar experiência? Apesar da péssima carga tática do técnico Neto, o atleta do Clinicas Rincon Axarquia (Espanha) garantiu praticamente sozinho a vaga da seleção nas quartas-de-final do torneio (Betinho, de Limeira, também merece uma boa citação aqui).

É claro que Paulão precisa de um forte trabalho específico de fundamento (seu jogo de pernas ainda carece de velocidade, a famosa “finta”, citada por Wlamir aqui embaixo, praticamente inexiste em seu repertório, e um arremesso mais confiável de longa distância faz-se necessário para o jogo em alto nível). Por outro lado, que outra revelação poderia aprender e se divertir mais nos Jogos do Rio de Janeiro, já que a vitória está praticamente garantida?

14 comentários:

Clovim disse...

Perfeito seus comentários sobre o Paulão!!!

Só que colocaria na lista de bons jogadores, além de Betinho, o Cauê!!! Demonstra garra, marca muito bem e precisa melhorar alguns fundamentos... Podemos colocar aki o armador Carlinhos, que me parece bem trabalhado nos fundamentos, mas me parece perdido nesses esquemas e táticas mirabolantes do NETO!!! Que por sinal é tão fraco quanto seu mentor LULA!!!

Anônimo disse...

Ólá Rodrigo!

É óbviu que Paulão merece uma vaga nesta equipe do Lula. Até um hidrante merece uma vaga no lugar do Murilo, que vai fazer o diabo contra os timecos da América, mas não possui a mínima capacidade para disputar um campeonato em nível mundial.

Se Paulão tivesse em alguma Universidade americana, até confiaria numa vaga na NBA. Lá ele lapidaria seu jogo defensivo.

Anônimo disse...

Galera como era o nome do brasileiro, pivo, que fez teste no Suns no mesmo draft que o marquinhos?

Rodrigo Alves disse...

Lucas Tischer.
abraço!

Anônimo disse...

Valeu Rodirgo.

Agora outra pergunta aonde esta o Lucas Tischer, ele não vai jogar no pan?

Anônimo disse...

Espero que não jogue. Ele é muito ruim! Nem na baba do boi cansado que são os times brasileiros ele jogou de titular.

Anônimo disse...

Nossa sério mesmo bigmanrj, não sabia que ele era tão ruim assim,até me assustei agora, pois nos testes lá nos suns ele jogou bem e deixou o pessoal bem satisfeito, só que não consiguiu fechar o contrato.

Anônimo disse...

Eu vi vários jogos dele por equipes brasileiras. Não se iluda com os comentários dos técnicos americanos na pré-temporada.

Anônimo disse...

valeu pelos esclarecimentos.

Michael Swioklo disse...

Eu devo estar vendo outro mundial. O Paulão é simplesmente um vazio na defesa. Incapaz de defender o garrafão brasileiro. Apesar de pegar muitos rebotes ele não possui nenhum deslocamento lateral. Todos os jogadores que ele marcou e que ficaram de frente para o aro fizeram bandeja. Sua cobertura é inexistente. Qualquer armador ou ala que cortou (o que tem sido muito fácil) os armadores/alas(brasileiros chegou ao aro sem problemas. Se um garoto de 17 anos e 2,06, meio gordo meio forte, faz 36 pontos jogando de quatro e o Paulão é completamente incapaz de fazer qualquer coisa para impedir não vejo como ele possa ajudar o time do Brasil no Pan. Acho que ele pode ter futuro e tudo mais, mas agora não é a hora dele. Precisa melhorar MUITO a defesa e o condicionamento físico. Chega de renovações na seleção, que joguem os melhores. Estamos renovando a mais de 10 anos!

Anônimo disse...

31 pontos 15 rebotes!e umas 5 dunks!pra cala a boca do michael!e estamos entre as 4 melhores seleçoes do mundo!!detalhe q argentina espanha lituania e australia não conseguiram esse feito!

Michael Swioklo disse...

Caro Anônimo, se você reler o meu comentário vai perceber que minha critica ao Paulão se refere a defesa. Após a semifinal minha opinião continua a mesma. A defesa dele é péssima. Muito lento e sem nenhum deslocamento lateral.

Anônimo disse...

é bom deve se vc!!até mesmo quando alguem destroi sempre tem uns bobo q criticam!!ele tá sendo cotado entre os melhores do campeonato!e não se assustem se ele leva o MVP!!so + ele q os pivo q tão no pan(tirando o batista!q só vi joga nos amistosos + já li muita coisa boa a respeito dele)

Michael Swioklo disse...

Que diferença faz se eu sou bom ou não para a forma como o Paulão marca? Por que isso é relevante. Seria bom vc aprender a ler.