quinta-feira, 26 de julho de 2007

A aposta em dois armadores na quadra



O Brasil atropelou o fraco Canadá, e o jogo desta quinta-feira mostrou que a ausência de Alex, sem querer, pode trazer um benefício à seleção. Lula passou a manter em quadra por mais tempo uma formação com dois armadores, que tem melhorado o jogo coletivo no ataque.

Valtinho tem confirmado o que eu esperava, com um toque de qualidade que nossa armação não tinha há muito tempo. Ao lado dele, Huertas e Nezinho não chegam a empolgar, mas dão um trato melhor à bola do que os alas que costumam ficar na quadra.

Agora, só para deixar claro, é óbvio que o time perde muito mais do que ganha com a ausência de Alex. Tomara que ele volte no Pré-Olímpico.

8 comentários:

Nei Bahia disse...

Enquanto escrevo esse comentário, acabou agora o primeiro quarto de Argentina e Uruguay, 10x12!!!
Esse é o basquete moderno?
Viva Marcelo Machadão!!!!
Mais cedo outro vexame americano, perdeu do Panamá, o que acaba reforçando uma opinião que eu formei em minha cabeça nos últimos anos; os EUA já podem ser considerados zebras nos torneios FIBA que entrarem, não estou fazendo piada. O Texano já tocou nesse assunto, mais cabe uma reflexão aí, pois pela boçalidade americana, eles nunca vão mudar seu jeito de jogar, equilibrar o ataque entre arremessos e jogar em baixo da cesta. Isso sem falar nos egos!

Quanto a nós, viveremos esse incerteza da forma como o Brasil vai jogar, pois o grupo tá sempre incompleto ou coisa parecida. Quanto aos armadores, na verdade o plural tá equivocado, Valtinho hoje no Brasil é mais importante que os que jogam lá fora, é nosso ÚNICO armador de verdade. E pra meu prazer coloca por terra essa teoria besta de que armador não deve fazer pontuação alta, pois isso é armar pra si próprio, pelo contrário , se ele não pontuar o ataque fica obvio já no seu início.
A sorte está lançada, mais parece que a esperança de ir a Pequin não é uma loucura total!

Anônimo disse...

Em minha opnião, Valtinho realmente deve ser titular, e realmente é um ótimo armador, cujo o estilo, lembra o do nosso conhecido Nash, claro que guardadas as diferenças de talentos, mais aquele infiltra e passa lembra bem o canadense, no jogo de obtem ele meteu duas bolas o cronometro estourando.
Gostei do jogo do Marquinhos, muito embora acho que ele está muito longe do que ele pode render, mais eu senti que falta um pouco de jogadas para que ele possa utilizar seu potencial.
Gostei do Batista no garrafão mostrou consistencia tanto no ataque quanto na defesa, quanto ao murilo tam cumprido bem o seu papel.

Anônimo disse...

O nosso problema sempre é esse.. o Brasil vai para o PAN, enfrenta adversários com timeB... e nos empolgamos e tampamos os olhos.
Valtinho sem dúvidas é o armador que faltava, Marquinhos vai poder contribuir bastante, JP pode ajudar na rotação..
Mas... a defesa continua com boas falhas, qualquer troca de passe deixa a defesa confusa.. quem quiser chuta de 3 livre.. além do Marcelinho Machado forçar chutes além da conta, teve uma hoje, logo no início do jogo.. que ele antes já tinha forçado e errado uma de 3.. dae foi... e forçou de novo.. nem aro deu.
Valtinho, Leandrinho, Marquinhos, Varejao e Nene
Banco Huertas, Marcelinho, Guilherme, Splitter e talvez.. JP ou Baby..
Mesmo sem Alex.. temos um time titular forte.. e um banco de qualidade.. espero que o técnico se não ajuda.. ao menos não atrapalhe.

Anônimo disse...

O nivel do Pan está muito fraco então se o Brasil não ganhar eu vou ficar surpreso.
O Lula já mostrou o quão incopetente ele é,então, não vou me supreender se ele estragar tudo e o Brasil não conseguir a vaga olimpica.
Sobre o Marcelinho eu vou parar de falar dele porque é sempre a mesma coisa...O cara acha que é o Oscar e arremessa com 3 na marcação e com 20 segundos no relogio de arremesso.
Nós podemos ver o nivel do jogo pelo cestinha do Brasil:Murilo aquele jogador mediocre.Ele só sabe fazer cesta de perto e desmarcado.
Time do pre olimpico na minha opinião:
Alex(ou Valtinho se o Alex não for)Leandrinho,Splitter,Varejão e Nenê.
Eu jogaria com 3 jogadores de garrafão porque eu acho que o garrafão eh o forte do Brasil então deveria ser bola no garrafão e claro variando com chutes de fora e de media distancia dos outros dois.

Anônimo disse...

no orkut há uma comunidade chamada nba brasil e lá estava tendo uma polêmica que era a seguinte "valeu a pena o brasil ter ganho dos eua no pan de 87?".por que depois dessa vitoria em indianapolis a seleção não se "modernizou" em termos taticos e os nossos jogadores valorizam demais o chute dos 3,tanto é que no sub 19 o betinho fez 6/22 contra a servia.abraços rodrigo e desculpas se utilizei o espaço de maneira errada

Anônimo disse...

SALVE!

Sempre gostei da idéia de 3 jogadores de garrfão, mas tb acho q vai sobrecarregar os já sobrecarregados Leandrinho e Valtinho. Se apertarem na marcação por pressão, não haverá uma valvula de escape para levar a bola e nem pontuar de média e longa distância. De qqr forma, não custa treinar e ver no q dá...
Essa formação teria suas compensações - rebote mais forte e a preocupação na defesa adversária de marcar próximo à cesta.
Tenho algumas dúvidas sobre o rendimento da posição 3 - que atualmente acho o ponto fraco da seleção em termos de individualidade.
Esse pan vai ser moleza! O nível não tá bom! Esperava muito mais desse time americano. Os caras são atléticos, mas são fracos tecnicamente pelo q vi. Provavelmente fique entre Brasil e Porto Rico, com uma Argentina ou até mesmo Uruguai - se passar hoje - correndo por fora.
No Pré-Olimpico é q o bicho vai pegar!

Anônimo disse...

O time titular do pré olimpico tem q ser esse 1- Valtinho
2- Leandrinho
3- Marquinhos
4- Tiago Splitter
5- Nene
os outros 7 seriam marcelinho huertas,jp batista,guilherme,marcelinho machado,baby,alex,varejao

Clovim disse...

O time do Pré-Olímpico pra mim, seria:

PG - Valtinho
SG - Leandrinho
SF - Guilherme
PF - Varejão
C - Nenê

RESERVAS:

PG - Huertas
SG - Marcelo Machado e Alex(?)
SF - Marquinhos
PF - JP Batista e Splitter
C - Baby

Se o Alex naum for aí levar o Murilo no lugar dele!!!